Franquias

Quais cuidados adotar antes de adquirir uma franquia?

Adquirir uma franquia

Muitas vezes você deve se pegar pensando como seria bom ter seu próprio negócio, fazer sua rotina e ter um faturamento maior. Será que adquirir uma franquia é uma boa estratégia? Empreender é comum e muito interessante, mas nem sempre surge uma grande ideia inovadora e as pessoas acabam se desmotivando ou deixando os planos para trás.

Os negócios não são feitos somente de novas e criativas ideias, mas sim de oportunidades. É necessário ter uma visão ampla e em muitos desses casos surge a ideia de adquirir uma franquia.

Este sistema de comércio é muito comum, principalmente no ramo alimentício e de vestuário. As chances de dar certo são altíssimas, mas alguns cuidados devem ser tomados para não entrar em uma fria. Vamos abordar alguns desses cuidados a seguir. Continue conosco!

8 dicas que vão ajudar você a adquirir uma franquia

1. Você realmente está pronto para empreender?

A vida de empresário não é fácil. Podem surgir diversos empecilhos e dores de cabeça antes mesmo de inaugurar a franquia.

É necessário ter coragem e um bom senso de administração, pois os negócios demandam muito jogo de cintura. Pense bem se você está pronto para empreender.

2. Afinidade com a marca/negócio

Pode ser que você tenha um bom senso crítico e, com isso, percebeu que há demanda para uma rede famosa de fast-food de lanches na sua cidade, por exemplo. Mas você não gosta daqueles lanches, da forma como é o atendimento e não concorda com a imagem que a marca passa para seus clientes.

Mesmo esta franquia dando um bom retorno financeiro, você estará infeliz. Além disso, pode haver uma má administração advinda por desmotivação e, consequentemente, você irá falir.

É necessário amar o que se faz, então, escolha uma marca que te represente e que você goste muito!

3. Faça uma autoavaliação honesta e detalhada

Quando se pensa em adquirir uma franquia, é preciso ser honesto consigo mesmo. Afinal, quanto maior for a sua afinidade com o negócio, como acabamos de ver, maiores serão suas chances de ser bem-sucedido.

Nessa autoavaliação, você precisa ser honesto com alguns pontos importantes. Além da afinidade com a marca, você deve avaliar pontos como:

  • Suas ambições reais, ou seja, onde você pretende chegar, por quanto tempo pensa em manter a franquia, quantas unidades deseja administrar, entre outras coisas;
  • Os riscos, afinal, todo negócio possui riscos e não é diferente com as franquias. Quanto menor a franquia e o investimento, certamente, menor o risco. De qualquer forma, você precisa entender que investir em uma franquia não é garantia de sucesso;
  • Seu perfil tem a ver com o que a franqueadora busca? Se não, não insista. O melhor a fazer é ir em busca de uma franquia que se adéque melhor ao seu tipo de empreendedor.

Adquirir uma franquia

4. Tenha ciência de tudo que está no contrato

Outro motivo muito importante pelo qual você deve gostar da marca que irá franquear diz respeito ao contrato.

Muitas empresas que vendem franquias obrigam seus franqueados a seguir um padrão de atendimento, vestuário, identidade visual da marca, ingredientes, etc.

Leia bem o contrato, tenha ciência de todas as regras e não fique com dúvidas!

5. Conheça a legislação

No Brasil não são todas as pessoas que tem conhecimento sobre as leis, então, muitas informações importantes podem ser desconhecidas e causar atritos.

Ao adquirir uma franquia, você deve ter noção de como funciona o Código de Defesa do Consumidor e a Lei das Franquias, além de muitas outras.

6. Bata um papo com outros franqueados

Antes de adquirir uma franquia, uma boa ideia é conversar com outros franqueados e ouvir o que eles têm a dizer. Se você decidir abrir uma franquia de café, por exemplo, converse com outros franqueados dessa marca e procura saber quais são os pontos positivos e negativos que merecem destaque.

Essa é uma excelente ação porque, afinal, não existe ninguém que possa falar a respeito dos rumos de uma franquia do que o próprio franqueado. Aliás, ele é ainda mais indicado para conversar do que a própria franqueadora, já que o franqueado não terá problema em abordar também os pontos negativos do negócio.

7. Importe-se em conhecer a operação

“Estou com um dinheiro sobrando, então, vou adquirir uma franquia dessa rede de fast food que é super bem-sucedida e as coisas acontecerão naturalmente.”

Esse é um pensamento muito falho e também muito perigoso.

Um negócio é sempre algo individual. Quando você adquire uma franquia, você apenas conquista o direito de trabalhar em nome de determinada marca. Isso não significa, porém, que o sucesso estará garantido sem que você precise se esforçar.

Conhecer profundamente a operação da sua franquia é essencial para fazer bons negócios. Procure se inteirar sobre detalhes e aspectos fundamentais a respeito do funcionamento da marca. Isso vai permitir que você gerencie seu negócio com mais segurança, bem como ofereça aos clientes o padrão que ele espera de você.

8. Invista em uma boa equipe

Em qualquer negócio, é essencial contar com uma boa equipe. Não seria diferente com as franquias.

Uma das tarefas mais desafiadoras de um líder ou dono de franquia é lidar com a parte humana do negócio, ou seja, com as pessoas. São elas que, afinal, fazem a diferença em qualquer lugar, inclusive nas redes de franquia.

Busque pessoas capacitadas (e continue capacitando-as), invista em seu bem-estar, ouça o que seus funcionários têm a dizer e disponha-se a melhorar suas condições de trabalho.

Pense bem antes de fechar o negócio, pois adquirir uma franquia não é brincadeira!

Pesquise e pesquise! Não é nada legal gastar dinheiro em uma franquia que não é confiável, que não tem a ver com o proprietário ou que não tem critérios de qualidade estabelecidos.

Você deve investir em algo rentável e com boa reputação. Não tenha receio, pois há diversas franquias interessantes e com preços acessíveis esperando por investidores como você!

Empreender é uma aventura, então, tome os cuidados necessários, assine todos os contratos com calma, leia e pesquise muito bem sobre tudo o que envolve o seu negócio. Depois de adquirir uma franquia, é só trabalhar e correr para o sucesso.

Deixe seu Comentário