Ideias de Negócios

Como abrir um lava a jato

Como abrir um lava a jato

As pessoas buscam cada vez mais praticidade em suas atividades, até por isso não gostam de lavar os seus carros, uma atividade que pode levar algumas horas, enquanto uma simples passada no lava jato serve para acabar com este problema. Esse negócio tem chamado a atenção de muitas pessoas, que buscam informações sobre como abrir uma destas empresas.

Montar um lava jato é relativamente fácil e a administração pode ser feita de uma maneira tranquila. O investimento inicial não é muito exagerado e dependendo de quanto dinheiro você possui, conseguirá fazer de maneira tranquila. Ainda há pessoas que não perdem a mania de pegarem esponja e sabão para lavarem seus carros, mas os lava jatos estão cada vez mais populares.

Como abrir um lava a jato

É importante destacar que sempre ao falarmos de custos isso é relativo, já que o Brasil é um país imenso e os produtos podem variar de uma região para outra. O investimento para montar um lava jato também depende do tamanho do negócio que se pretende ter. Um lava rápido pequeno pode custar R$ 15 mil, enquanto um mais moderno sai por R$ 35 mil.

Esse é um negócio que pode montar na sua própria casa ou em um terreno sem grande estrutura, basta ter espaço no terreno para receber os carros. O retorno do investimento costuma ser rápido, assim, os lava jatos estão entre os melhores negócios para desenvolver na própria casa.

Quais são os equipamentos?

A estrutura do lava rápido não é muito complicada de entender. É indicado ter pelo menos 500 metros quadrados para montar um lava jato de pequeno porte, tamanho que será adequado para receber diversos carros e também as máquinas que servem para a limpeza dos veículos. Podemos dizer que existem cinco equipamentos essenciais.

  • Lavadora simples: para limpar algumas partes mais delicadas dos veículos;
  • Lavadora de alta pressão: para remover a sujeira mais profunda dos veículos;
  • Aspirador de pó industrial: serve para limpar toda a sujeira da parte interna;
  • Compressor: serve para comprimir o ar durante a limpeza;
  • Mangueiras e baldes: úteis para enxaguar o carro e tirar o sabão.

O que é preciso para ter sucesso no lava jato?

Toda empresa que planeja e espera ter sucesso deve fazer um planejamento antecipado, fundamental para antevir problemas financeiros e assim garantir melhor lucratividade. Se você colocar algumas ações em prática seu negócio irá prosperar. Tenha em mente itens como:

  • Seus principais concorrentes;
  • Fornecedores;
  • Clientes potenciais;
  • Custos fixos mensais;
  • Previsão de vendas;
  • Previsão de lucro;
  • Necessidade de pessoal;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Fluxo de trabalho;
  • Produtos que serão utilizados;
  • Estoque mínimo destes produtos.

Evitando a falta de material, você conseguirá atender todos os clientes que surgirem e assim aumentará a sua lucratividade, além de conseguir uma boa fama para o estabelecimento.

Tente ser diferente do que a concorrência

Quem pretende montar um negócio de sucesso precisa tomar cuidado com alguns fatores e colocar outros em prática. É interessante buscar formas de se diferenciar da concorrência, oferecendo serviços tradicionais e outros diferenciados, polimento e cristalização são práticas que os donos de carros adoram.

O lava jato não precisa se ater apenas a limpar carros, é possível oferecer serviço de troca de óleo, borracharia e aplicação de insulfilme, atividades que podem ajudar a conquistar clientes, deixando o seu comércio mais atrativo e movimentado, já que não trabalhará apenas com um segmento automotivo.

Dependendo do dinheiro que você pode investir e do espaço existente, é possível até montar um café e um espaço de conveniência, para que os donos dos carros possam deixar seus veículos “tomando banho” enquanto descansam confortavelmente. É importante lembrar que nem todos os empreendedores investem dessa forma, então podem ser diferenciais.

Aposte em uma lava jato sustentável

Embora o lava rápido seja um tipo de loja que utiliza muita água, é possível entrar na onda sustentável e diminuir estes gastos. É possível instalar um sistema de captação de águas da chuva ou apostar na lavagem a seco. Então, poderá investir neste tipo de publicidade, que certamente atrairá diversos novos clientes.

A lavagem a seco exige equipamentos como vasilhame, aspirador de pó automotivo e politriz profissional, além de panos, estopas, borrifadores, luvas, ceras, desengraxante e desodorizante. É como se fosse um trabalho artesanal, feito de maneira mais lenta, que pode deixar o carro limpinho e poupar o meio ambiente.

Legislação para abrir um lava jato

Dependendo da cidade, você poderá ter um pouco mais de trabalho para abrir um lava jato, devido a legislação ambiental. Eles se preocupam principalmente com a origem e o consumo de água, além do destino que é dado para ela. Em relação a formalização da empresa, não existe nenhuma característica especial para conseguir um registro na Junta Comercial.

Faça a divulgação da sua empresa

O lava rápido não é diferente de outros tipos de negócios, é interessante divulgar a empresa, principalmente quando ela ainda for nova e desconhecida por boa parte dos potenciais clientes. Por isso, a escolha do ponto comercial é importante antes de montar o lava jato.

Quanto devo cobrar pelos serviços realizados?

O empreendedor também precisa saber como fazer a cobrança adequada pelos serviços realizados. Uma dica é não fazer tabelamento com os outros lava rápidos da cidade, cada um tem os seus custos operacionais e uma qualidade de serviços. Tente calcular o seu preço de acordo com as estimativas de ganho, não é porque cobrará menos que atrairá mais clientes.

É preciso calcular a capacidade de atendimento, se for elevada, é possível baixar o preço cobrado, para que mais interessados apareçam e assim a sua lucratividade possa aumentar. O preço cobrado varia conforme a região do país, então é interessante pesquisar, mas calcular seus custos é ainda mais importante, garantindo um bom lucro no fim do mês.

Viu como não é difícil para montar um lava rápido e ter uma nova fonte de renda? É só ter disposição para o serviço e empregar as técnicas certas.

Deixe seu Comentário