Ideias de Negócios

Como abrir um restaurante?

Como abrir um restaurante?

Um dos segmentos que mais faturam no país é o da alimentação. Esse mercado engloba os bares e restaurantes. Para se ter uma ideia do poder desse setor, os faturamentos chegam a R$ 60 bilhões por ano. Além desse alto poder de faturamento, um dos fatores que levam as pessoas a investir nesse tipo de negócio é a paixão pelo setor de alimentação. Confira a seguir todos os passos de como abrir um restaurante!

Qualquer negócio para ter sucesso precisa de um bom planejamento para que não ocorra nenhuma surpresa desagradável.

Para te ajudar, montamos um guia com informações importantes de como abrir um restaurante facilmente.

Requisitos necessários para o sucesso do seu negócio

Antes de montar um negócio sólido e de sucesso é importantíssimo montar um plano bem estruturado e identificar a sua área de atuação. Existem muitos detalhes importantes para que o seu negócio dê certo, ter a presença dos sócios por exemplo e toda a fase inicial do negócio é fundamental, por exemplo.

Essa presença dos sócios e também dos profissionais se achar adequado é fundamental e importante para a manutenção do negócio.

Alguns profissionais importantes como o Engenheiro e o Arquiteto são fundamentais nesse início do projeto. Isso se deve ao fato do estabelecimento ter que cumprir algumas regras obrigatoriamente.

Você deve estar se perguntando, se para aprender como abrir um restaurante é necessário ter um Contador. Esse profissional é fundamental e tem uma importância muito grande nesses processos tributários.

Antes de começar a construir qualquer lugar, você terá que apresentar obrigatoriamente a planta do local na administração municipal.

Muitos especialistas afirmam que ter um restaurante não tem a ver com saber cozinhar e sim saber administrar. O empreendedor deve ter habilidades de gestão.

Tome esses cuidados na hora de abrir o seu restaurante

Não basta apenas aprender como abrir um restaurante e pronto, existem alguns cuidados fundamentais que devem ser tomados na hora da abertura.

Por exemplo, se você está interessado em abrir um negócio desse segmento, o lucro chamado de líquido não pode ser inferior a 4% do investimento direcionado ao negócio.

Faça uma avaliação minuciosa sobre o local que você pretende abrir o seu negócio. Procure dar preferência para as regiões onde a circulação de pessoas seja alta. Locais próximos de universidades, lojas de varejo e bancos.

É preciso ficar atento também a grande concorrência que costuma existir nesses locais.

Uma das providências que deve ser tomada com antecedência é conferir na prefeitura da sua região, se o local zoneado permite a instalação do seu negócio. E obrigatório por lei que esses estabelecimentos ligados a alimentação tenham um alvará de funcionamento assinado pelo Corpo de Bombeiros e do órgão da Vigilância Sanitária.

Lembre-se, para ter sucesso existe um conjunto de fatores que devem ser executados. Não basta apenas saber cozinhar, é necessário saber administrar. Não adianta você ser um excelente cozinheiro e não saber gerir o seu dinheiro e o seu negócio.

Existem fatores importantíssimos na hora da abertura do seu restaurante como o cardápio que vai ser servido, o conforto que você quer oferecer, tipo de atendimento e o preço cobrado.

Cada público prefere um determinado tipo de restaurante. Por exemplo, se você quer abrir um restaurante do tipo a la carte, a tendência é ter o movimento maior a noite. Já os restaurantes por quilo possuem uma movimentação maior na hora do almoço. Fique atento e pesquise melhor sobre o seu empreendimento.

Como abrir um restaurante?

Como abrir um restaurante de sucesso?

O primeiro passo importantíssimo dessa jornada e aprendizado de como abrir um restaurante é justamente escolher o tipo que você quer trabalhar.

Confira alguns tipos de restaurantes que você pode escolher.

  • Restaurante com comidas mais naturais;
  • Restaurante que serve apenas sopas e caldos;
  • Restaurante especializado em comidas chinesas;
  • Restaurante especializado em self servisse;
  • Restaurante especializado em rodízios de massas.

A escolha do negócio

A pessoa quando procura um restaurante também está buscando um ambiente agradável para fazer sua refeição. É preciso ficar atento a todos os detalhes importantes que também vão além da refeição.

Para começar é necessário que você escolha o seu tipo de negócio. Confira alguns tipos de restaurantes.

  • Tipo self-service: A partir de opções escolhidas de maneira prévia, o cliente faz a escolha do que quer comer de acordo com as opções disponíveis no cardápio;
  • Tipo a la carte: O cardápio do restaurante oferece diferentes opções de comidas. O pedido feito é preparado na hora que ele for feito;
  • Tipo delivery: Esse tipo de restaurante vem crescendo consideravelmente no país. Neste modelo, o cliente recebe seu pedido a domicílio;
  • Tipo rodízio: Neste tipo, a comida é servida em formato de rodízio mesmo e não existe uma quantidade máxima para consumo;
  • Tipo fast-food: As refeições preparadas nesse tipo de restaurante são rápidas e altamente práticas. O intervalo de tempo para essa comida ser servida é muito pequeno;
  • Tipo típico: Os pratos oferecidos nesse restaurante costumam ser tradicionais de determinadas regiões e países no mundo, com a utilização de alimentos específicos. Comidas japonesas, chinesas, portuguesas, são exemplos desse tipo.

Ótimas dicas para você administrar perfeitamente o seu restaurante

Abaixo você pode conferir algumas ótimas dicas para ter uma excelente administração no seu restaurante.

Porque não basta apenas saber como abrir um restaurante, é preciso ficar atento a algumas questões importantes. Confira:

  • Escolha adequadamente todos os utensílios da cozinha, além das toalhas das mesas, as próprias mesas, materiais de limpeza e higienização;
  • Os garçons devem ser escolhidos a dedo e com cautela, pois eles devem refletir a ideia central do seu restaurante;
  • Pesquise sobre os seus concorrentes e as inovações que estão oferecendo nos seus estabelecimentos;
  • Faça a checagem das suas mercadorias e principalmente sua procedência. Assim fica mais fácil selecionar quais serão os seus fornecedores e os produtos oferecidos. Quanto mais de qualidade for o produto, menor será o seu desperdício;
  • Manter uma frequência no acompanhamento das atividades do restaurante. Sócios ausentes não conseguem acompanhar a qualidade dos alimentos servidos;
  • As mercadorias devem ser acompanhadas de perto, desde o momento da compra até o momento de ser servido.

Agora que você aprendeu como abrir um restaurante, é importante ter um capital de giro para manter as atividades do restaurante. Isso é importante, principalmente quando o pagamento dos clientes é feito com cartão seja de crédito ou refeição, pois a demora para compensar esse dinheiro é de no mínimo 30 dias.

Deixe seu Comentário