Ideias de Negócios

Como abrir uma empresa de conserto de roupas?

Como abrir uma empresa de conserto de roupas

Se alguma vez você já se perguntou se valia a pena abrir uma empresa de conserto de roupas, hoje você irá conseguir sua resposta. Afinal, esse empreendimento pode ser bem lucrativo e fácil de se montar.

Portanto, mais fácil que um passo a passo de como abrir uma loja de roupas, hoje você irá aprender como abrir uma empresa de conserto de roupas. Isso porque esse pode até ser bem mais lucrativo que abrir uma loja de roupas.

Descubra hoje e sem segredos como fazer para ter uma empresa de sucesso e com baixo investimento! Sem segredos e sem enrolação, aproveite essa leitura e revolucione sua vida agora mesmo.

Confira a matéria!

Por que tentar abrir uma empresa de conserto de roupas?

Se você ainda está na dúvida a respeito dessa ideia, não se preocupe. É muito comum não ter certeza se há motivos suficientes para investir em um novo negócio. Sobretudo quando esse negócio significa abrir uma nova empresa sem que você conheça muito da área.

Dessa forma, é assustador pensar na ideia de abrir uma empresa de conserto de roupas. No entanto, essa é uma ideia excelente e que não precisa de muito investimento para dar certo. Portanto, essa matéria fará com que você mude de ideia tão rápido que você nem irá perceber.

Por que abrir uma empresa nessa área? A resposta pode te surpreender de tão simples que é. Acontece que sempre haverá um cliente em potencial.

Afinal, as pessoas sempre estão comendo e comprando roupas. É comum que alguém tenha muitas roupas e, muitas vezes, elas rasguem ou precisam ajustar o tamanho. É ainda mais comum que calças precisam ser ajustadas na parte da barra.

Então, você percebe que sempre haverá uma pessoa precisando de ajuda. Dessa maneira, você pode estar imaginando que é realmente uma boa ideia investir nesse tipo de negócio.

Mas… E as costureiras independentes?

É certo que essa é uma área bem conhecida no conserto de roupas e abrir uma empresa de conserto de roupas é concorrer diretamente com elas. Não há um bairro que não tenha uma costureira conhecida e que conquista uma boa clientela.

Assim sendo, pode ser que você considere difícil conquistar uma base sólida de clientes. Certamente não será fácil dividir essa concorrência. Logo, é preciso inovar de alguma maneira e oferecer algo que elas não oferecem.

É de conhecimento geral que costureiras trabalham com um prazo específico e em um lugar único. O seu diferencial deve ser justamente a localização da sua empresa. A criação de franquias, no futuro, também é uma ótima possibilidade de expansão.

Dessa forma, investir para que sua loja seja localizada em um shopping, galeria de compras ou ruas lotadas de lojas é o ideal. Isso porque ao estar tão próximo de lojas de roupa, o cliente se sente à vontade para recorrer a você logo em seguida.

Logo, abrir uma empresa de conserto de roupas depende unicamente dessa localização. Afinal, em um dia de compras em que uma calça não ficar muito boa, você já tem um cliente. Com a facilidade de acesso ao conserto de roupas você se destaca nesse ramo.

Além do mais, com boas costureiras em sua equipe, você garante o retorno do cliente. Isso porque um bom negócio não depende apenas de localização, contato com o cliente e divulgação, mas principalmente de qualidade.

Como abrir uma empresa de conserto de roupas

Como fazer para abrir uma empresa de conserto de roupas

Se você gostou da ideia de abrir uma empresa de conserto de roupas, deve estar se perguntando como começar nessa área. No começo pode ser um pouco complicado realmente. Afinal, criar uma sólida base de clientes pode levar um tempo.

No entanto, ao apostar nessa localização diferenciada, o processo leva menos tempo que o comum. Ainda assim, é preciso se preparar para investir inicialmente e não ter retorno completo logo nos primeiros meses. Depois a situação financeira se estabelece e uma boa margem de lucro surge nesse tipo de negócio.

Para tanto, comece com a documentação. Certifique que você tem o MEI e registre o nome de sua empresa para que você possa ter CNPJ válido. Em seguida, é bom patentear o nome para que ninguém mais possa utilizar sem sua permissão.

Isso garante que se copiarem sua ideia, você pode processar por plágio sem problema algum. Isto posto, você precisa procurar pelo local.

Além da localização, é preciso pensar no espaço interno. Afinal, é preciso espaço para que máquinas de costura e as costureiras possam trabalhar. Também é preciso um espaço para que o cliente experimente a roupa e as medidas sejam feitas.

Um local amplo e bem iluminado (artificialmente ou naturalmente) é o ideal para garantir conforto e segurança. Depois, não se esqueça de registrar devidamente o trabalho das costureiras e fazer o planejamento financeiro.

É preciso pensar na questão do fluxo de caixa, ou seja, a entrada e saída de dinheiro. Assim sendo, inicialmente é recomendado reservar um dinheiro para as contas do local e o maquinário. Depois disso tudo, invista em uma boa linha e agulhas suficientes para cobrir qualquer tipo de tecido.

Uma última dica

Por último, depois que tudo estiver pronto e funcionando, você ainda pode inovar um pouco mais. Isso porque no mundo globalizado e com a tecnologia crescente, é sempre bom investir nesse ramo também. Assim sendo, planejar e montar um site para a divulgação de seu trabalho é uma ideia ótima.

Afinal, nele você pode fornecer orçamentos a distância e solicitar que a pessoa visite a loja física. Ou, então, você pode fazer um atendimento online a partir das medidas enviadas pelo cliente.

Como essa segunda opção é um pouco mais arriscada, você pode garantir um segundo conserto gratuitamente. Isso dá ao cliente confiança de que, se a loja errar por conta da distância, ela está disposta a resolver o problema. Esse tipo de relação com o cliente é essencial para garantir sucesso em seu negócio.

Assim sendo, abrir uma empresa de conserto de roupas não é tão difícil. No entanto, demanda tempo, investimento e paciência. Posto isso, é um negócio excelente para se investir devido ao fluxo de pessoas que sempre precisam consertar roupas.

Deixe seu Comentário