Ideias de Negócios

Como montar uma distribuidora de água mineral?

Como montar uma distribuidora de água mineral

Com a crise econômica que muitos países vêm enfrentando de maneira sistemática, é comum que as pessoas se interessem em empreender. O segmento de distribuição e comercialização de água mineral está em constante expansão. Por isso, vamos te dar algumas dicas fundamentais de como montar uma distribuidora de água mineral altamente lucrativa e rentável. Saiba mais a seguir e mãos à obra!

Um dos segmentos mais interessantes e rentáveis para quem tem interesse em montar o próprio negócio é o de comercialização e distribuição de água. Isso se dá principalmente por conta da péssima qualidade de água que é servida para a população brasileira. Sendo assim, a água passou a ser um item de primeira necessidade e consumo.

Você pode estar se perguntando, mas esse produto realmente é o mais consumido, mesmo com a maioria das casas possuindo água encanada? A resposta é sim! Pois, a água é um dos produtos consumidos de maneira ascendente, ou seja, as pessoas compram água por não a terem com uma boa qualidade em suas torneiras.

Sendo assim, o produto água se tornou o item básico e essencial para qualquer orçamento doméstico.

Então, se você pretender aprender como montar uma distribuidora de água mineral, você acertou em cheio no tipo de empreendimento, pois essa ideia é excelente e altamente rentável.

Mas, é preciso ressaltar que ter um bom planejamento é fundamental para o sucesso do negócio, caso contrário, o fracasso se dará certamente.

Apresentação sobre o negócio de distribuição de água mineral

A empresa que faz a distribuição e comercialização da água mineral, recebe do seu fabricante essa água engarrafada. Normalmente, esses garrafões possuem uma capacidade de 5, 10 e 20 litros. Algumas empresas vendem também essa água em garrafas menores de 500 ml, 1 e 2 litros de água.

As embalagens maiores não são pequenas, portanto, os serviços de delivery fazem parte desse modelo de negócio.

O consumo da água se dá em constante progresso e a tendência é que se aumente gradativamente. Logicamente, correspondente ao aumento da população e a temperatura do ambiente. Locais com o clima mais quente possuem um consumo maior de água.

O consumo de água traz saúde para o corpo e é fundamental para que o metabolismo funcione perfeitamente. Além disso, ela é um alimento saudável, pois não possui nenhum tipo de aditivo químico como as outras bebidas industrializadas.

Quem pretende empreender nesse setor deve aprender obrigatoriamente todos os passos necessários de como montar uma distribuidora de água mineral, para não fracassar com erros primários.

Como montar uma distribuidora de água mineral

Aprenda 5 dicas de como montar uma distribuidora de água mineral de sucesso

1 – Defina qual será o seu público-alvo

Todo negócio precisa saber para quem ele está vendendo seus produtos ou serviços. Essa definição vai te ajudar a ter um norte para seguir, saber colocar preço no produto, como serão as entregas, entre outros detalhes importantes.

É impossível vender muito mais caro para um público que não possui tanto poder aquisitivo assim.

Normalmente, o setor de comercialização e distribuição de água costuma ser bem estável, atingindo o pico máximo de vendas nas estações do ano que são mais quentes, como a primavera e o verão, por exemplo. Saber como montar uma distribuidora de água mineral te possibilita estruturar melhor em relação à quantidade de produtos que devem ser adquiridos.

É muito importante estudar o público-alvo da sua empresa. Mesmo sendo um item mais básico da lista de compras, nem todas as famílias possuem condições financeiras de adquiri-lo. Geralmente, as famílias que adquirem esse tipo de produto se encontram normalmente nas classes de média para alta.

2 – Escolha a melhor localização para o seu negócio

É importantíssimo escolher um local adequado para a montagem do seu empreendimento. Aliás, essa é uma das etapas mais importantes sobre a montagem de qualquer empreendimento.

Analise o público que mora nas proximidades e também toda a localização ao redor, se é fácil de chegar se você não for trabalhar com delivery. Outro ponto importante diz respeito a localização, faça a pergunta a você mesmo, vale a pena comprar ou alugar o espaço?

Bairros residenciais costumam ter mais empecilho para negócios desse tipo, principalmente se for muito pacato e sem movimento. Observe com atenção as regras para carga e descarga de produtos.

3 – Faça uma análise do seu investimento inicial para a montagem do negócio

De acordo com pesquisas do setor, para montar um empreendimento de comercialização e distribuição de água, não é necessário um investimento tão grande. Obviamente, que o valor aplicado vai depender das suas expectativas. Se quiser algo enorme, o valor investido precisa ser um pouco mais alto.

Aproximadamente, uma distribuidora com uns mil galões de água de 20 litros, necessita de um investimento em torno de R$ 12 mil.

Para operações menores, o valor investido é de aproximadamente R$ 6 mil. Se começar o seu negócio sem precisar pagar aluguel, esse custo diminui mais ainda.

Estudar a melhor maneira de como montar uma distribuidora de água mineral acertadamente, te livra de possíveis perdas financeiras.

4 – Contratação de equipe

O seu maior investimento na estruturação de um negócio desses é sem dúvidas em relação à contratação de equipe para trabalhar no setor de entrega. Isso porque, os serviços internos de recebimento de pedido, atendimento telefônico entre outros, pode ser feito com apenas um funcionário.

5 – Divulgação da sua empresa

Para que o seu negócio seja conhecido você vai precisar gastar com divulgação e publicidade. Uma boa ação de marketing é o pulo do gato para o sucesso do seu negócio, pense nisso!

Para esse modelo de negócio, até a distribuição convencional de panfletos vale a pena investir. Além dos panfletos, temos outros materiais gráficos mais tradicionais também como ímãs de geladeira, cartões de visita, calendários, etc.

Certamente, que essas opções mais tradicionais não devem em hipótese alguma substituir os modelos mais modernos de divulgação como mensagens de WhatsApp, por exemplo. Esse, aliás, vem se mostrando um dos melhores canais de comunicação da empresa com os clientes.

As mídias digitais se tornaram um dos meios de divulgação mais utilizados ultimamente. Por meio das redes sociais como o Facebook e o Instagram, por exemplo, as empresas conseguiram manter uma relação direta com as pessoas com grande potencial de se tornarem consumidoras.

Agora que você já aprendeu todas as nossas dicas de como montar uma distribuidora de água mineral, não perca mais tempo para colocar o seu negócio em prática.

Deixe seu Comentário