Ideias de Negócios

Como montar uma fábrica de cerveja? Nós mostramos aqui

Como montar uma fábrica de cerveja

Qual brasileiro que não é apaixonado por uma cervejinha gelada? O número de fãs incondicionais dessa bebida é muito grande. Já pensou ter uma fábrica de cerveja para você produzir e vender se quiser? Hoje você vai aprender como montar uma fábrica de cerveja e lucrar muito com esse produto!

Você que sai com os seus amigos para degustar uma cerveja bem gelada naquele happy hour de sexta feira, saiba que não está sozinho nessa empreitada. Muitas pessoas compartilham desse mesmo prazer que você em tomar uma gelada depois do expediente.

Muitos brasileiros são apaixonados por essa bebida e dispensam qualquer outra. E essa preferência vai de norte a sul do país.

Sabendo desse gosto dos brasileiros, muitos fabricantes vêm investindo em diferentes tipos de categorias para essa bebida. Hoje em dia, é possível encontrar desde as com sabores mais sutis, até aquelas com sabores mais amargos e marcantes.

Agora, você já parou para pensar na possibilidade de juntar o prazer com negócios? Investir no ramo de bebidas, mais especificamente na fabricação de cervejas, pode ser uma excelente alternativa para você ganhar dinheiro. Isso se dá pelo fato de que esse produto é consumido praticamente o ano todo no país e a sua potencialidade de crescimento econômico é enorme.

Aumentando as vendas, aumenta-se também os lucros e rendimentos, gerando ganhos financeiros principalmente para quem produz.

No Brasil, a fabricação da cerveja pode ser feita em escala industrial ou simplesmente artesanal. Tudo vai depender de quanto o empresário está disposto a investir.

Mas, independente da proporção que essa bebida é produzida, estruturar muito bem a sua fabricação, faz com que não haja desperdícios, evitando assim, prejuízos financeiros.

Hoje você vai aprender algumas dicas importantes de como montar uma fábrica de cerveja. Lembre-se, o mais importante e principalmente para que a sua fábrica dê certo é saber operacionalizar todos os processos de produção. Que vão desde a administração, até as vendas e distribuição das bebidas.

Aprenda agora mesmo, como montar uma fábrica de cerveja!

É de grande importância saber estruturar todo o seu negócio para que a fabricação de cerveja aconteça de maneira correta. E não importa se o seu negócio é de pequeno, médio ou grande porte.

A seguir você vai aprender 6 excelentes dicas de como montar uma fábrica de cerveja começando do zero.

Se seguir todas essas informações adequadamente, os resultados dos seus negócios serão excelentes, sem dúvidas. Acompanhe nossas informações e mãos a obra.

Como montar uma fábrica de cerveja

1 – Escolha o local do seu negócio

Escolher um local adequado para que o seu empreendimento seja montado é fundamental para que você obtenha sucesso.

Afinal de contas, acima de tudo é preciso ter praticidade na hora de começar a sua produção. Além da infraestrutura adequada para a produção, é preciso estar atento também se o local é de fácil acesso aos seus fornecedores e clientes.

Saber como montar uma fábrica de cerveja adequadamente te livra de alguns problemas com vizinhos por exemplo. Pois, o maquinário para a produção de cerveja costuma ser bem barulhento.

É recomendável que você não escolha uma área muito residencial. Existem bairros com uma concentração maior de empresas, por exemplo, esses sem dúvidas podem ser os mais indicados para o seu negócio.

Além disso, a quantidade de caminhões que estarão frequentemente parando na sua porta para carregar as bebidas será bem grande.

É recomendável que o local da sua fábrica seja bem amplo, pois estarão contidas algumas repartições diferentes como o escritório, a sala de produção e fabricação, o estoque, banheiro, loja, etc.

2 – Tome as providências legais do seu negócio

Existem algumas questões legais que o proprietário deverá providenciar se quiser abrir seu negócio de bebidas. São essas questões legais que darão a permissão para que esse tipo de comércio possa funcionar normalmente.

Uma das primeiras providências a tomar é procurar a Associação Comercial e a Prefeitura da sua cidade para solicitar a abertura da empresa. Depois disso, dá-se a entrada em todos os pedidos de licença para funcionamento. Isso inclui o Alvará de funcionamento, Licença dos bombeiros e Licença ambiental.

A Receita Federal é o órgão público que lhe fornecerá o CNPJ. É possível realizar esses procedimentos de solicitação pela internet mesmo.

Todas essas autorizações legais são fundamentais para que a sua empresa possa funcionar normalmente e legalmente. A Vigilância Sanitária faz todo o controle de qualidade desse produto, pois ele será ingerido pelas pessoas. Sendo assim, ele se torna perigoso se não receber todos os procedimentos de higiene de maneira adequada.

3 – Estruturação do espaço físico

Agora que você está aprendendo como montar uma fábrica de cerveja de maneira correta, é fundamental que o seu espaço físico seja devidamente estruturado.

A estruturação do espaço físico se dá com a colocação de mesas e cadeiras de maneira adequada no escritório, por exemplo.

Disponibilizar computadores com internet, impressoras, armários e telefones para o setor administrativo.

Para o departamento de produção da cerveja, é preciso ter uma sala onde ocorra a brasagem dessa cerveja. Para isso é necessário que se monte uma estrutura de aço inox. Os pés devem ser reguláveis, dentro deve existir um agitador elétrico com trocador de calor e um tina-filtro, gerador de água, termômetro, etc. Devem existir também, tanques para que a bebida seja tratada, aerador, moinho, funis, barris para que a bebida seja maturada e caldeira de fervura.

4 – Contratação de mão de obra

Para que uma empresa possa funcionar, ela precisa de pessoas trabalhando nela. Mas, não são apenas as mãos do dono que fazem o negócio funcionar, pois, numa fábrica de cerveja, por exemplo, existem muitas etapas.

É preciso ter em mente que a quantidade de funcionários que serão contratados vai depender da quantidade de produção que se quer obter.

Mas, o mais importante de tudo é que esses funcionários que você vai contratar para compor a mão de obra da fábrica, estejam muito motivados.

Para uma fábrica pequena, contrata-se poucos funcionários, para uma fábrica grande, contrata-se mais funcionários.

5 – Escolha a melhor matéria-prima

Além de todo o maquinário que a lei determina que você adquira para que a sua fábrica comece a funcionar, será necessário também adquirir a matéria-prima exigida.

Os ingredientes principais da cerveja são a cevada, presente em praticamente 70% da cerveja; fermento; lúpulo que dá o sabor para a bebida e os agentes clarificantes, que deixam a bebida mais transparente.

Outros produtos que devem ser comprados para que a sua fábrica comece a funcionar de fato, são os insumos como as latas, garrafas e adesivos com os rótulos impressos da marca.

6 – Divulgação da marca

Depois que você aprende como montar uma fábrica de cerveja é fundamental aprender a divulgar a sua marca. Esse passo é necessário para que o seu produto fique conhecido e com isso, você lucre com ele.

O primeiro passo é criar a sua marca, desenvolvendo rótulos que envolverão o seu produto. Em seguida, você pode divulgar a sua marca em todos os meios de comunicação, sejam eles físico ou online.

Faça parcerias com bares, pubs e até mercados para poder divulgar o seu produto.

Assim que se aprende como montar uma fábrica de cerveja de maneira correta, ganhar dinheiro é apenas uma questão de tempo.

Deixe seu Comentário