Ideias de Negócios

Como montar uma fábrica de massas?

Como montar uma fábrica de massas?

Se você pensa em montar uma fábrica de massas, saiba que há alguns passos que devem ser seguidos para facilitar o seu caminho. É imprescindível que você busque conhecimento sobre o ramo. Fique conosco e tire um bom proveito de nossas dicas para saber como montar uma fábrica de massas!

O início de como montar uma fábrica de massa?

Para dar o primeiro passo, é importante buscar workshops e, até mesmo, vídeos sobre a produção de massas. É extremamente importante buscar conhecimentos operacionais, e também é válido trocar experiências com pessoas que possuam vivências no ramo.

Além disso, a medida em que se aprofunda no assunto, ficará mais claro como montar uma fábrica de massas. É importante também fazer uma pesquisa para encontrar fornecedores de qualidade, buscar informações sobre a estrutura fabril e também os equipamentos adequados para suprir a demanda.

Outrossim, é importante também que traçar um planejamento de funcionamento, sobre como a empresa vai atuar no mercado, público-alvo e a melhor maneira de atingir os clientes. Afinal, a propaganda é a alma do negócio.

O mercado de massas

É importante começar analisando o mercado de massas. Para ser efetivo no plano, é preciso conhecer o campo. Segundo dados publicados pela ABIMAPI (Associação deste segmento), durante o ano de 2018 foram movimentados cerca de R$ 6 bilhões somente nesse segmento.

Além disso, uma outra informação de grande importância divulgada pela ABIMAPI é que o Brasil está em sétimo lugar na lista do mercado internacional, ou seja, somos o sétimo país com maior movimentação nesse ramo em todo o mundo.

Com base nestas informações, é possível deduzir que há sim grandes possibilidades se consolidar neste ramo. Aí então, é o momento de fazer a pesquisa a nível regional para saber mais sobre futuros concorrentes e quais os produtos que possuem maior giro dentro do mercado.

O fato de conhecer pessoas que trabalham na área, nem que seja como funcionários, poderá dar uma grande ajuda e perspectiva, o que certamente será um grande ponto a favor. Veja abaixo mais informações sobre como montar uma fábrica de massas.

Hora do planejamento

Primeiramente, com base nos dados que foram levantados através das pesquisas eletrônicas e também através de pessoas que atuam na área, agora é preciso realizar uma análise dessas informações e traçar um caminho para atingir os objetivos propostos.

Ademais, O velho e bom hábito de colocar no papel ajudará muito, acredite. Ao montar o planejamento no papel, isso ajudará a ter uma visão panorâmica das ações que serão necessárias tomar, e também prever alguns possíveis imprevistos que podem vir a acontecer.

Quais os tipos de massas produzir?

É preciso definir quais os tipos de massas serão produzidas na empresa, com base na pesquisa de mercado feita anteriormente. Será necessário definir quais os ingredientes serão utilizados e também qual a sua procedência.

Ingredientes de procedência nobre, como a semolina de trigo, são extremamente utilizados nesse segmento. Além disso, as massas mais produzidas e vendidas, são:

  • Espaguete;
  • Gravatinha;
  • Canelone;
  • Conchinha;
  • Penne.

Como montar uma fábrica de massas?

A massa Espaguete é conhecida por ser comprida e possuir formato de longos e finos fios. Ela é extremamente requisitada para ser ingerida com molhos vermelhos, brancos ou alho e óleo. Lógico que há diversos outros tipos do Espaguete e não somente o fino. Nesse momento, ouvir a preferência do cliente é uma ótima dica.

A massa Gravatinha, também conhecida como Borboleta e Farfalle, possui o centro unido, lembrando exatamente uma gravata borboleta. Esse formato ajuda muito na retenção do molho e é uma das preferidas de muitos consumidores.

Além disso, há a massa Canelone que é muito procurada no mercado. Ela é muito requisitada para ser utilizada com o recheio salgado no meio. Logo, tem grandes chances de fazer sucesso ao ser vendida pela futura empresa.

A Conchinha, por sua vez, é extremamente utilizada em sopas e tem maior probabilidade de ser vendida em maior quantidade no inverno, justamente por combinar mais com a estação.

Inegavelmente, a Penne está presente na casa de uma quantidade esmagadora de famílias no mundo todo. Ela é uma massa em formato de tubo diagonal e é muito procurada para compra, seja para ser servida com molho no método tradicional ou ser levada ao forno.

A massa parafuso também se destaca, já que possui fácil preparo e é muito tradicional. É uma das melhores massas para se ter a venda na empresa.

Atenção com a Legalização para saber como montar uma fábrica de massa

Abrir um negócio não é tão simples e fácil quanto parece, afinal, é preciso estar atento com diversos detalhes que podem causar grande transtorno quando são deixados de lado. Um deles, é a legalização.

A legalização é um processo que toda empresa se obriga a passar e ela consiste em basicamente adquirir o CNPJ. Para isso, é preciso encontrar um escritório contábil de confiança e com profissionais qualificados para conseguir cuidar desses processos.

Além disso, é importante frisar que por se tratar de uma empresa de produtos alimentícios, o cuidado e a atenção deverá ser muito maior, já que será necessário ter a licença da Vigilância Sanitária.

Estrutura e equipamentos

A estrutura é um dos principais focos sobre como montar uma fábrica de massas. Afinal, sem o maquinário necessário e a estrutura adequada, não tem como realizar uma produção eficaz. Por isso, é preciso estar atento e verificar qual a intenção da empresa.

Ademais, caso a intenção abri-la somente para produção e envio, a localização da mesma pode ser mais afastada de pontos principais da cidade, além de não precisar conter uma estrutura tão grande, como cozinha para funcionários, área administrativa, etc.

Porém, mesmo assim ainda é preciso pensar na questão dos equipamentos que serão necessários para a execução profissional do serviço. O mais procurado é a extrusora. A extrusora é um equipamento extremamente utilizado para esse segmento.

Além disso, consegue suportar de 10kg a 350kg de massa por hora. Logicamente, também depende do modelo que for escolhido e das condições financeiras de quem realizará a aquisição do produto. De qualquer forma, é muito importante ter um maquinário veloz e profissional.

Afinal, é importante saber que depois de aprender como montar uma fábrica de massas, o maquinário é essencial para trazer mais agilidade e lucro para o estabelecimento. Dessa forma, é possível agregar maior profissionalismo no produto oferecido.

Deixe seu Comentário