Vendas Tipos de negócios

Como montar uma loja de roupas? Aprenda passo a passo

como montar uma loja de roupas
Esse post tem como objetivo te ajudar a montar o plano de negócio da sua loja de roupas. Caso você esteja procurando por fornecedores para iniciar seu negócio, clique aqui e conheça os melhores.

Montar uma loja de roupas de sucesso é o sonho de muitos empreendedores, seja por paixão ou pelas facilidades que esse setor oferece para pequenos e grandes negócios.

O mercado de moda é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo inteiro. De acordo com o Sebrae, o setor têxtil é responsável por 3,5% do PIB (Produto Interno Bruto) do país e por 17,5% do PIB da indústria de transformação nacional.

Por isso, ao montar uma loja de roupas, seja física ou virtual, é possível ganhar muito dinheiro, especialmente se você conseguir criar um diferencial que torne o seu negócio mais competitivo dentro do segmento de vestuário.

Além disso, para obter sucesso ao abrir uma loja de roupas, é preciso ter conhecimento e tomar alguns cuidados importantes na gestão do negócio, já que você terá que lidar com diversos fornecedores, logística de entrega ou estoque, alta demanda e, é claro, com boas margens de lucros.

Quer saber como montar uma loja de roupas passo a passo? Confira, neste artigo, as melhores dicas para abrir o seu negócio com sucesso e ganhar muito dinheiro!

Veja também:

Como abrir uma loja de roupas passo a passo

como montar uma loja de roupas

Passo 1: Defina o público-alvo antes de montar a loja de roupas

Esse é o ponto de partida e principal passo importante para quem quer montar uma loja de roupas.

Definir o público-alvo será fundamental para os demais passos a seguir, já que este se converterá em clientes e, consequentemente, em mais vendas.

Por isso, antes de abrir a sua loja de roupas, procure entender melhor o perfil dos seus futuros clientes, respondendo à perguntas como:

  • Qual é o gênero?
  • Qual a média de renda?
  • Quais são os seus hábitos de consumo?
  • Quais são as suas preferências?
  • Que tipo de roupas esse público costuma vestir?
  • Qual o biótipo predominante no grupo?
  • Quais são suas marcas favoritas?
  • Quais são suas referências em termos de vestuário?

Passo 2: Escolha o tipo de roupa para vender

Além de definir o perfil dos clientes, outro passo muito importante na hora de montar uma loja de roupas é escolher qual tipo de peça você pretender vender.

A dica aqui é focar nos interesses do seu público-alvo, escolhendo roupas que sejam rentáveis e que estejam dentro da faixa de preços que esse público possa pagar e que você queira vender.

Você pode tentar diversificar, mas com o cuidado de não cometer suicídio empresarial por não ter vantagem competitiva em todos os setores.

Além disso, é preciso ter em mente que investir em roupas diversificadas pode dificultar em muito o gerenciamento de compras e estoques.

Por isso, o ideal é escolher um nicho de peças que não tenha muita competitividade, especialmente com grandes magazines.

Se você tem interesse em conseguir os melhores preços em roupas de marcas, clique aqui e conheça os melhores fornecedores para sua loja

Passo 3: Faça um planejamento financeiro

como montar uma loja de roupas

Um dos maiores erros de empreendedores que decidem montar uma loja de roupas é esquecer de planejar bem o financeiro. Quem está disposto a abrir uma loja de roupas precisa criar uma programação de gastos, registrando todas as movimentações financeiras antes mesmo de abrir as portas, já que a tendência, a princípio, é que se gaste mais do que se vende.

Sendo assim, é essencial ter uma ferramenta de controle financeiro desde o início. A dica dos especialistas é para que você comece fazendo um fluxo de caixa.

É a partir dele que você terá uma visão de tudo o que já gastou e de tudo o que ainda terá gastar, como previsões de vendas, investimentos futuros, etc.

Estar com o fluxo de caixa em dia garantirá a saúde do financeiro do seu negócio, já que você terá maior controle dos gastos e lucros, bem como das metas estabelecidas em curto, médio e longo prazos.

como montar uma loja de roupas

Passo 4: Escolha o nome da loja

O próximo passo antes de montar uma loja de roupas é pensar em um nome para ela. O nome do estabelecimento deve ser um que faça sentido para você e tenha a ver com o seu público e com os produtos que irá vender.

Uma dica muito importante é checar se já não existem lojas com o mesmo nome que você escolher. “Mas como vou saber isso, com tantas lojas espalhadas pelo Brasil e no mundo todo?”. Simples!

Existe um site chamado NameCheck, que mostra vários domínios (sites) e redes sociais que já utilizam o nome que você digitou para que você não tenha problemas com o nome da sua marca futuramente.

Passo 5: Procure o ponto da loja

como montar uma loja de roupas

Com tudo isso definido, é hora de procurar a localização para montar a loja de roupas. Esse também é um passo determinante para o sucesso do seu empreendimento e deve ser considerado uma estratégia de vendas.

O ponto da sua loja de roupas deve ficar em um local de fácil acesso ao público-alvo que você definiu anteriormente e, de preferência, com bom movimento de transeuntes, além de estar o mais longe possível de concorrentes.

Antes de fechar o contrato para aluguel ou compra do ponto, faça visitas à localidade em dias e horários diferentes para verificar o fluxo de pessoas que passam por ali para não ter surpresas futuramente.

Também não custa nada lembrar que esse é o investimento dentro do planejamento financeiro para montar uma loja de roupas que mais pesa no bolso do empreendedor. Sendo assim, não pode haver erro na escolha do local.

Passo 6: Pense nos equipamentos, estrutura e decoração

Independente do tamanho da loja de roupas, que deve variar de acordo com o interesse ou orçamento do dono, o estabelecimento deve contar com espaço para expor as roupas e circulação dos clientes, bem como uma área de vendas, provadores, caixa e escritório.

Este último pode ser o próprio balcão de atendimento, que normalmente é projetado para funcionar o caixa e receber pacotes. Se este for o seu plano também, lembre-se que essa parte da loja deve ser bem organizada para não prejudicar o atendimento e muito menos as vendas.

Em relação aos equipamentos e decoração, nós separamos a seguir os itens básicos que toda loja de roupas deve ter:

  • Balcão para atendimento;
  • Araras;
  • Armário para estoque;
  • Cabides;
  • Estantes;
  • Prateleiras;
  • Vitrines;
  • Provadores com espelhos e cortinas;
  • Manequins;
  • Máquina para cartões de crédito e débito;
  • Assentos, sofás, puffs e etc…;
  • Telefone;
  • Computador;
  • Impressora fiscal.

Passo 7: Cogite montar uma loja virtual

como montar uma loja de roupas

Uma alternativa que possibilita um investimento inicial menor é montar uma loja de roupas virtual. O segmento de e-commerce de moda é um dos que mais vem crescendo no Brasil. Por isso, é uma excelente opção para quem não quer gastar muito ao abrir o seu negócio ou está com o orçamento mais apertado.

Mas não se engane! Apesar de economizar com relação ao aluguel ou à compra do ponto, em termos administrativos e operacionais, a loja virtual dá o mesmo trabalho de uma loja física. Então, planeje-se bem! A dica aqui é fazer um bom curso de e-commerce antes de abrir a sua loja de roupas.

Passo 8: Onde comprar roupas para revender

Há muitos empreendedores que querem saber como montar uma loja de roupas que fabricam as suas próprias peças ou têm alguém que faça isso por eles, como um sócio, por exemplo. Agora, se você for do tipo que precisará compras as roupas para revendê-las, precisará encontrar um bom fornecedor que venda no atacado.

Caso contrário, o investimento na compra das peças ficará muito alto, o que poderá resultar no encarecimento destas para o consumidor final. Por isso, uma das opções sobre onde compras as roupas para revender é comprar as peças em fábricas em cidades próximas a você.

Comprando de fornecedores de outras cidades, você consegue comprar mais peças e mais variedades por um preço bem mais baixo do que ao comprá-las de fornecedores locais. Algumas das localidades mais procuradas para isso são Goiás, Pernambuco e São Paulo, já que existem várias fábricas de roupas por lá.

Já para quem quer investir na venda de roupas de marca, a dica é investir um pouco mais e importar peças para revenda. Existem vários sites da China e Estados Unidos com esse foco, tais como AliExpressWish e Ebay.

Passo 9: Tenha controle do estoque

como montar uma loja de roupas

O controle de estoque é uma das principais diretrizes do comércio varejista. Portanto, para obter sucesso e ganhar muito dinheiro ao montar uma loja de roupas, é preciso não errar nesse quesito.

Tenha em mente que qualquer falha nesta etapa pode colocar em risco vários outros processos dentro da loja, tais como a verificação de sumiço de alguma mercadoria, o reabastecimento do estoque e até as próprias vendas em si, já que, muitas vezes, você precisará verificar o controle de estoque para responder a um cliente se a loja tem ou não um produto específico que ele esteja procurando.

Estar com o controle organizado e certinho permitirá que você faça isso tranquilamente, sem precisar sair procurando por esse produto manualmente por toda a loja. Para ter um controle de estoque sem erros, a dica é saber onde se encontra cada produto e verificar frequentemente quais são os produtos que mais vendem e que, portanto, precisam ser comprados regularmente.

Outro fator que precisa estar em dia é o inventário do estoque, mais conhecido como balanço, que precisa ser feito constantemente para checar se o que você tem registrado é que realmente existe no estoque fisicamente.

E, por fim, você deve ter a noção de que, sem saber o que se tem no estoque, não é possível avaliar o que está em falta e, consequentemente, sequer prever quais estratégias de vendas deverá aplicar, por exemplo.

Há várias formas de fazer um controle de estoque corretamente. Independente da forma que você escolha fazer o seu, o mais importante é que as informações descritas acima constem nele.

Uma dica interessante é buscar por softwares que integrem informações do controle de caixa, a produção e o fiscal com o estoque, o que garantirá um processo de gestão mais simples, com maior controle do que entra e sai da loja.

Passo 10: Divulgue a sua loja de roupas

E, por último, mas um outro dos principais passos para garantir o sucesso ao montar uma loja de roupas, é a divulgação. Afinal, como diz o ditado, “quem não é visto não é lembrado”.

Por isso, para divulgar a sua loja, a dica é apostar em ações de marketing voltadas para o seu público-alvo, em todos os meios de comunicação que este costuma ter acesso, tais como:

  • Redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp);
  • TV e rádios locais;
  • Perfis no Instagram ou canais no YouTube de influenciadores digitais;
  • Desfiles;
  • Blogs de moda.

Gostou de aprender como montar uma loja de roupas passo a passo? Compartilhe!

Até a próxima!

Deixe seu Comentário