Dicas

Como utilizar o WhatsApp para vender mais

Como utilizar o WhatsApp para vender mais

Utilizar a internet para aumentar o lucro das empresas vem sendo um ponto muito discutido de como fazer, existem muitas mídias sociais, alguns buscadores como Google, e em todos eles pode-se fazer anúncios, mas quando o povo brasileiro fala em internet, muitos deles apenas pensam em uma coisa: o WhatsApp, aplicativo que caiu no gosto do povo e se integrou a nosso cultura.

Segundo muitas pesquisas, o WhatsApp é o aplicativo, mais utilizado para comunicação entre os brasileiros. Então imagine se fosse possível utilizar essa ferramenta para turbinar as suas vendas, o quanto isso traria de benefícios para sua empresa. E o melhor, é que é possível realmente fazer, e nesse texto iremos ensinar algumas táticas, de como utilizar essa fabulosa ferramenta.

Como utilizar o Whatsapp para vender mais aos interessados

A primeira parte do plano é conseguir gerar contatos para sua lista de clientes, sem isso você não conseguiria nem começar a vender pelo aplicativo, um método de conseguir esses contatos é quando alguém vai na sua loja e faz cadastro, você pega o número e registra na sua lista.

Outro método para conseguir o número das pessoas interessadas é usar um anuncio conhecido como Facebook Lead Ads, que lhe permite fazer campanhas para conseguir o número de telefone dos interessados em comprar o seu produto.

Mas, claro é necessário que você deixe esclarecido que pretende enviar as mensagens, e assim pergunte se ela quer receber, porque senão você acabará apenas, irritando o seu cliente e poderá até mesmo perde-lo.

A maioria das pessoas não gostam de ser incomodadas para ter produtos que elas não pediram. Então, por isso faça tudo de maneira clara e simples, e não use letras minúsculas em contratos.

Mantenha a lista organizada

Para que você possa fazer isso, antes ou depois do nome da pessoa, deve adicionar alguma sigla ou tag, que separe a pessoa no tipo de interesse em produtos que ela possui.

Por exemplo, a sua loja é de artigos esportivos, e adicionou duas pessoas com gostos diferentes, uma gosta de futebol e só está interessada em receber produtos ligados a esse tema, como chuteiras, bolas, meiões, etc, já a outra é um skatista e não possui interesse em receber artigos esportivos ligados ao futebol, apenas que tenham relação ao skate. Então você poderia criar siglas como “fut” e “sk”, para separar os dois indivíduos.

Lista de transmissão do Whatsapp

Existem três maneiras de compartilhar informações com várias pessoas, a maneira mais difícil é manualmente mandar a mesma mensagem para várias pessoas, a segunda é criar um grupo, dessa maneira você pode mandar uma mensagem, que todos que estão no grupo poderão ver. E a melhor maneira para negócios que é criar uma lista de transmissão, com ela você pode mandar individualmente uma mensagem para várias pessoas, de uma só vez.

Cada lista de transmissão pode contar com 256 contatos no máximo, isso permite criar várias linhas de transmissões, cada uma segmentada, conforme o interesse do seu cliente. Permitindo que você envie novidades e promoções para vários, sem ter muito trabalho.

Como criar uma linha de transmissão no WhatsApp?

Bom, agora que você viu o quanto ela é útil, provavelmente está se perguntando como faz pra criar uma. Por isso, agora iremos ensinar.

  • O primeiro passo é criar os contatos e adicioná-los em sua agenda do telefone;
  • Em seguida, abra o WhatsApp, abra a tela de conversa do aplicativo;
  • Clique em Nova transmissão, seguidamente escolha Nova Lista, então, aparecerá todos contatos que você pode adicionar, selecione os adequados e clique em criar.

Alguns detalhes importantes, que você precisa saber, é que é possível adicionar ou remover as pessoas dessa lista, caso queira. E também pode mudar o nome da lista.

Tenha 2 telefones

É preciso separar a vida pessoal da profissional, para você não ficar sobrecarregado. Muitas pessoas acabam nunca se desligando do trabalho por misturarem os dois universos.

Ter dois celulares também é importante, para evitar que erros ocorram, por exemplo, evitar mandar uma foto errada para um cliente, quando você queria mandar a imagem de uma promoção.

Tendo um só para o trabalho, também lhe permite deixar o celular com outras pessoas que trabalham na loja quando você não pode fazer atendimento.

Serviço de atendimento ao consumidor

Além de usar a rede para vender, você também pode conversar com os clientes, fornecer informações mais detalhadas dos produtos que ele está interessado ou conhecimentos técnicos que ele possa querer. Desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes, é algo essencial, para que eles recomendem a sua loja para amigos e conhecidos. Assim, aumentando a sua clientela.

A praticidade que o cliente tem, podendo se comunicar pelo WhatsApp é muito maior do que tendo que enviar um e-mail para sua empresa, para que possa tirar uma dúvida, ou do que ter de preencher formulário em sites.

Utilize o Whatsapp Web

Você sabia que dá pra usar o WhatsApp no seu computador? Pois, fique sabendo que dá, e ele é muito mais prático e fácil de mexer, digitar no telefone é um pouco chato, pois as letras são pequenas, mas quando você utiliza o teclado do computador fica muito mais fácil.

Mas como faz para abrir? Primeiramente você procura no Google a seguinte pesquisa “WhatsApp Web”, clique no link então irá abrir na sua tela. A próxima etapa é você pegar o seu telefone abrir o aplicativo, clicar na opção ajustes ou configuração e em seguida WhatsApp Web ou Desktop.  Em seguida, mire a câmera traseira do seu celular no quadrado que está aparecendo no seu computador, e então ele irá abrir automaticamente.

Alguns detalhes que podemos observar, é que mesmo com ele aberto no seu computador, você ainda poderá utiliza-lo no seu celular.

Utilize o status do Whatsapp

Recurso semelhante ao stories do Facebook e do Instagram, permite que você poste alguma foto de alguma promoção, ou item novo, que você só queira que apareça por 24 horas. Foque em criar conteúdos que chamem a atenção dos seus clientes.

Deixe seu Comentário