Franquias

Franquia de seguro: como funciona?

Franquia de seguro

Leitor, você, assim como grande parte da população brasileira, deve sonhar em ter o seu próprio negócio. Porém, vários fatores podem impedi-lo de realizar o seu sonho. Um dos fatores que mais atrapalham a jornada empreendedora é a dificuldade em escolher um tipo de negócio. Por isso, recomendamos a você que considere a opção de franquias, pois são um modelo de negócio que já está pronto e rendendo no mercado. A franquia de seguro, em especial, é uma opção para quem gosta de trabalhar com vendas e com corretagem.

A franquia de seguro é uma das opções de franquia que você deve ter em mente no momento de montar um negócio. A demanda da população brasileira por seguros de vida, automóvel ou imóveis é crescente. Isso porque é uma área que mexe com o medo do ser humano e a necessidade de se precaver e cuidar do que já conquistou.

Mas como funciona o trabalho com franquia de seguro?

Para trabalhar com franquia de seguro, o investimento é muito menor do que em uma franquia comum como de uma chocolateria ou de um restaurante, por exemplo. Você trabalhará como um corretor.

A sua principal função no trabalho como franquia de seguros é a de prospectar os clientes e fazer a intermediação entre o segurado e a seguradora que você escolheu para trabalhar.

O que é preciso para abrir uma franquia de seguro

Se você se interessou pelo negócio, mas ainda não sabe como agir, pode ficar tranquilo. Isso porque, para ser um franqueado de seguros, não é necessário já ser um corretor de seguros ou mesmo ter tido algum tipo de formação ou de trabalho na área financeira.

O que você precisa para que o seu negócio dê certo é ter foco no objetivo que pretende atingir e se esforçar para bolar estratégias e formar uma cartela de clientes.

Por isso, se quer abrir uma franquia de seguro, procure trabalhar a sua performance como vendedor.

Outra habilidade que será interessante caso você se interesse em abrir a sua franquia de seguros é a capacidade de liderança. Isso porque em algum momento, conforme o crescimento do seu negócio, você precisará montar a sua equipe de vendedores de seguros.

Essa equipe deverá ser coordenada e treinada por você, que é o dono da franquia. Sendo assim, é muito interessante que você entenda de técnicas de vendas e de persuasão.

Home office para franqueados

Trabalhar em casa é o sonho de grande parte dos trabalhadores que precisam pegar condução e enfrentar boas horas de trânsito para chegar ao seu local de trabalho.

Montar um negócio de franquia de seguro permite a você essa oportunidade de trabalhar no conforto de sua casa. Com isso, você economiza horas que seriam gastas em transporte, além de economizar o dinheiro de montar a estrutura física da empresa.

Outra grande vantagem do trabalho em home office (ou home based) é a flexibilidade no horário de trabalho. Sendo assim, você poderá conciliar algum outro trabalho com o gerenciamento de sua franquia e, também, com as suas atividades pessoais do dia a dia.

Além disso, ainda falando sobre as vantagens de trabalhar como franqueado em home based, podemos incluir o fato de que o custo de aquisição da unidade é menor se comparado à outra forma de aquisição. Quando o investimento é menor, o retorno costuma ser mais rápido.

Porém, fique atento pois existem alguns outros gastos nesse modelo de negócio. Algumas redes de franquia podem solicitar que você tenha uma determinada quantia de capital de giro e, também, para fazer investimentos em treinamentos pagos e gastos com publicidade para atrair os potenciais clientes do seu negócio.

Ademais, você precisa contar com o aumento de custos na sua conta de energia, telefone e, quem sabe, uso de dados na internet. Esses gastos vão aumentar e o seu faturamento precisará cobri-los.

Franquia de seguro

Estrutura física

Abrir uma franquia de seguros como loja física possivelmente vai te gerar um retorno maior. No entanto, esse retorno virá em um maior prazo. Além disso, o investimento inicialmente necessário também será muito maior do que para abrir uma franquia home based.

Tipos de franquia de seguro disponíveis

Uma vez que você conseguiu decidir se trabalhará em home office ou se montará uma estrutura física, deverá escolher qual tipo de seguro quer promover.

Seguro Saúde

Esse tipo de seguro inclui planos de saúde, odontológicos e seguro de vida. Uma das vantagens de trabalhar nessa área de seguros é que você irá comercializar produtos de grandes corretoras nacionais. Isso gera maior confiança do seu cliente final, mesmo que ele não conheça a sua unidade de franquia. Outra vantagem é que você pode fazer vendas para empresas que possuem muitos funcionários, o que aumentará o retorno sobre o seu trabalho.

Seguro Viagem

O seguro viagem é muito importante para os casos em que o viajante se acidenta ou adoece em outro país. Aliás, esse seguro pode ser obrigatório para alguns destinos. Além de cobrir despesas médicas, ele também cobre gastos com medicamentos, perda de documentos, extravio de malas e alguns outros prejuízos, dependendo do pacote escolhido pelo turista.

Se você quiser atuar nessa área, poderá promover parcerias entre a sua franquia e escolas de idiomas, blogs de viagens e empresas de turismo.

Seguro para imóveis e automóveis

Esse é o tipo mais conhecido de seguro. Os bens duráveis que são segurados podem incluir caminhões, carros, frotas, prédios e casas ou apartamentos. No entanto, os seguros que mais costumam ser comercializados são os de imóveis e carros.

Para trabalhar nessa área, a franquia pode desenvolver parcerias com imobiliárias, concessionárias e fabricantes de veículos, por exemplo.

Além de todas essas opções, nada impede que você adquira a franquia de uma corretora que trabalhe com todos os tipos de seguros. Apesar de ser mais trabalhoso, pois haverá maior necessidade de especialização, abrir uma franquia de seguro desse tipo, pode te render ótimos frutos.

Trabalhando com uma franquia mais genérica, você não fica refém da sazonalidade e pode agregar ainda mais valor ao seu negócio pois venderá mais de um produto para o mesmo cliente. Isso gera uma relação duradoura e de longo prazo.

Agora que você já sabe como funciona uma franquia de seguro e quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo, já poderá escolher mais uma opção de empreendimento para montar o seu próprio negócio.

Deixe seu Comentário