Franquias

Como funcionam franquias de bolos? Vale a pena?

Franquias de bolos

Por que franquias de bolos seriam uma boa ideia? A resposta é simples: além de saboroso, esse alimento é versátil. Existe uma variedade infinita de receitas e ingredientes que podem ser combinados em um bolo. Sem dúvida, não há ninguém que não tenha um favorito!

Além disso, eles podem ser consumidos em qualquer hora do dia! Isto é, os bolos são ótimas sobremesas, podendo também serem servidos no café da manhã e no lanche da tarde. Eles vão bem com café, suco, chá, refrigerante, etc. Ou seja, é um alimento popular, eclético e adaptável, que nunca sai de moda ou fica repetitivo!

De fato, as franquias de bolos estão entre os setores econômicos do Brasil que apresentam maior crescimento. De acordo com a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o setor de franquias de bolos é responsável por 9,6% de todo PIB brasileiro. Isto é, o setor move um faturamento de 642 bilhões de reais no país!

Franquias de bolos

Como visto, a indústria de bolos está crescendo com uma receita anual estimada em bilhões no Brasil. Além da popularidade e versatilidade dos produtos, o fato de o custo dos ingredientes de bolos tender a permanecer relativamente estável também contribui para o seu sucesso como franquia.

Ao permitir que outros empreendedores comprem o seu negócio ou ao comprar o negócio de outros empreendedores, você pode expandir sua imagem e seu alcance. No entanto, é fato que existem etapas importantes que você deve tomar para obter sucesso com a franquia. Considere estas dicas sobre como franquear um negócio de bolos!

Investir ou não investir em franquias de bolos?

A primeira decisão que você precisa tomar é, sem dúvida, se seu negócio de bolo será ou não franqueada. Ter um investimento de bolos bem-sucedido não é suficiente para garantir o sucesso como franqueador. É preciso haver uma grande demanda por seu serviço exclusivo.

Além disso, seu conceito e marca deve ser facilmente duplicado em outros lugares. O mesmo vale para empreendedores iniciantes que pretendem abrir uma franquia de um negócio de bolos pré-existente.

Se o sucesso de seus bolos deriva de seu toque especial na cozinha, por exemplo, outras unidades podem não funcionar tão bem sem você na cozinha. Do mesmo modo, se o negócio que você deseja franquear depende do talento de confeitaria da marca, você pode ter dificuldade em replicar o sabor e apelo no seu negócio franqueado.

Se você gosta de participar de todos os aspectos da confecção de bolos, administrar um negócio de franquia pode não ser o negócio certo para você. Afinal, você também deve considerar se tem a personalidade certa para ser proprietário de uma franquia.

A administração de uma franquia requer um conjunto diferente de habilidades necessárias para administrar um negócio individual. Ou seja, você, como investidor, estará envolvido mais em marketing e vendas e no desenvolvimento geral do seu negócio, em vez de apenas o dia a dia da confecção de bolos. Por isso, pergunte a si mesmo: eu realmente vou gostar de assumir esse novo papel?

Franquias de bolos

As franquias de bolos são a melhor estratégia para a sua confecção?

Tornar-se um franqueador não é a única estratégia para o crescimento do seu negócio de confecção de bolos. Assim, é importante que você considere todas as suas opções antes de pular de cabeça em algo. Também é uma boa ideia tentar expandir por conta própria primeiro. Tente abrir um novo local primeiro para garantir que haverá uma demanda por seus produtos.

Se você fez sua lição de casa e está confiante que a franquia de bolos é o caminho que você deseja seguir, há algumas etapas que você pode seguir.

Considere o investimento financeiro

Trabalhar com um advogado de franquia e um consultor de franquia pode ajudá-lo a descobrir quanto custará e se você poderá pagar confortavelmente esse preço. Afinal, você não quer prejudicar seus negócios atuais de bolos na tentativa de franqueá-los.

Desenvolva um manual de operação de franquia e programas de treinamento

Para que você seja bem-sucedido, você precisa que seus franqueados também sejam bem-sucedidos – e vice-versa. Para garantir que sejam, você precisa desenvolver manuais de operações e programas de treinamento para ajudar a orientá-los sobre como executar o modelo de franquia. Ou, do contrário, se for você a empreender uma franquia de outra marca, deve garantir que isso também aconteça da outra parte.

Por exemplo, você espera que suas franquias comprem todos os ingredientes diretamente de você ou pretende comprar diretamente deles? Você ou eles definirão certas restrições para o design da loja? Você ou eles oferecerão ajuda publicitária? É importante também definir as taxas que os franqueados pagarão. Normalmente, há uma taxa de franquia, que geralmente é uma taxa fixa que o novo franqueado paga antecipadamente quando assina o contrato.

Essa é uma porcentagem das vendas brutas da unidade de franquia e é normalmente paga mensalmente. Em algum momento, o franqueador também adicionará outras taxas para publicidade ou gerenciamento e tecnologia de sistemas.

Lembre-se que um franqueador é tão bom quanto seus franqueados

Portanto, você precisa configurar uma infraestrutura forte para lidar com a venda e o suporte de qualquer franquia. Você precisará de um plano de marketing para atrair possíveis clientes e também precisará de uma força de vendas para fechar o acordo com eles. Pense nas ferramentas que sua nova equipe precisará trazer para novos negócios.

Além disso, lembre-se de que se tornar um franqueador não é um esquema rápido e rico. Esse processo destina-se a proprietários de empresas que realmente investem no crescimento de sua marca e em ajudar outros empreendedores a se tornarem proprietários de empresas de sucesso.

Pode levar de seis meses a um ano para colocar seu programa de franquias de bolos em funcionamento. Infelizmente, os franqueadores geralmente falham porque não estimam adequadamente quanto dinheiro é necessário para desenvolver um programa de franquia ou afobam todo o processo sem considerar adequadamente se o negócio é ideal para franquia em primeiro lugar. Assim, fazer a lição de casa no início desse processo é crucial para o seu sucesso!

Deixe seu Comentário