Franquias

Franquias de cafeteria são um excelente negócio: entenda!

Franquias de cafeteria

Franquias de cafeteria são, sem dúvida, um excelente negócio. Afinal de contas, de acordo com a ABIC, o Brasil se classifica entre o maior exportador e produtor de café mundial. Além disso, enquanto consumidor da bebida, só fica atrás dos Estados Unidos, ocupando o segundo lugar.

As franquias de cafeteria também tem um bom percentual de faturamento segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Em 2018, por exemplo, o lucro das franquias aumentou em mais de 17% em comparação ao ano anterior.

Contudo, embora exista uma boa probabilidade de sucesso quando se trata de franquias de cafeteria no país, é crucial que você se familiarize com o mercado, anote dicas e faça pesquisas de campo para fazer o melhor negócio e ser recompensado pelo seu investimento!

Portanto, para aqueles interessados em investir em uma franquia de cafeteria, vamos analisar detalhadamente algumas dicas e sugestões, compreendendo as razões pelas quais apostar em uma franquia nesse setor é a melhor opção para potenciais investidores.

Franquias de cafeteria

Você sempre sonhou em ter sua própria cafeteria? De fato, há muitos benefícios, desde seguir a sua paixão até ser seu próprio chefe. No entanto, iniciar um negócio pode ser assustador – especialmente se você tem pouca ou nenhuma experiência no setor. Além disso, mesmo se tiver, pode ser difícil fazer a transição da sua posição atual para a administração de um negócio.

Por esse motivo, muitas pessoas decidem se tornar donos de empresas por meio de um modelo de franquia. Isso lhes permite todos os benefícios e autonomia de ser proprietário de uma empresa, com a segurança de uma estrutura comprovada para o sucesso. Aqui estão três razões pelas quais franquias de cafeteria podem ser o melhor caminho para você se tornar proprietário de uma empresa:

1. Reputação da marca

De fato, as franquias de cafeteria oferecem aos proprietários a solidez de um nome confiável. Algumas cafeterias, por exemplo, são marcas conhecidas e renomadas, que já conquistaram uma reputação. Esse é um modo mais seguro de investir em um negócio que já provou seu valor no mercado.

Em suma, os novos proprietários não precisam gastar tempo e recursos para conceituar um logotipo e tentar ganhar reconhecimento da marca. Afinal, ele já estará incorporado no nome da franquia. Obter um reconhecimento positivo da marca pode ser um processo longo e árduo se feito da estaca zero. Portanto, ter esse reconhecimento inicial desde o início fornece uma vantagem competitiva significativa.

2. Modelo comprovado de sucesso

Como dito, um modelo de negócios comprovado é extremamente benéfico para os entusiastas de café iniciantes no empreendedorismo. Isto é, embora eles possam ter experiência no setor, eles não têm necessariamente conhecimento de todas as nuances da administração de um negócio. Com uma franquia de cafeteria, eles já terão um sistema e estrutura comprovados. Isso minimiza as chances de cometer erros dispendiosos, reduzindo significativamente o risco geral.

Um modelo de negócios comprovado não apenas reduz os riscos, como também reduz o princípio de partida da inicialização! Em linhas gerais, é possível dizer que os proprietários das franquias recebem um manual abrangente para o sucesso. Eles não precisam passar meses – ou anos – planejando todos os aspectos de seus negócios. Desde marketing e operações até relacionamentos com fornecedores, todos os sistemas já foram planejados, replicados e aperfeiçoados. É uma vantagem como nenhuma outra!

Franquias de cafeteria

3. Treinamento e suporte

O treinamento e o suporte disponíveis para os proprietários de cafeterias são outra vantagem significativa de um modelo de franquia. Algumas marcas reputadas de cafeterias oferecem suporte desde o início por meio da seleção e avaliação do local. Assim, o novo proprietário da franquia tem acesso à equipe interna de especialistas e corretores de imóveis especializados em seu mercado local.

O treinamento online, o treinamento em sala de aula e o treinamento prático no local, oferecido por muitas franquias de cafeteria, levam o novo empreendedor a acelerar os processos necessários para o seu sucesso. O suporte operacional e os materiais de referência podem ajudá-lo durante todo o seu tempo nos negócios, além disso. O investidor iniciante geralmente terá acesso aos franqueados existentes que passaram por desafios semelhantes, para que assim possa entrar em contato com eles e obter conselhos. Sem dúvida, o apoio de especialistas do setor será um grande benefício para os novos empresários, especialmente durante o primeiro ano.

As cafeterias de franquia permitem aos novos empresários a oportunidade inestimável de se alinharem a uma marca confiável, ao mesmo tempo em que têm acesso a sistemas comprovados para uma empresa próspera. Eles terão a propriedade e a autonomia que acompanham a administração de um negócio, garantindo o sucesso.

Por que uma cafeteria?

O conceito de café que primeiro vem à mente da maioria das pessoas ao pensar em iniciar seu próprio negócio de café é uma cafeteria. Afinal, o principal aspecto de uma cafeteria é a atmosfera convidativa, com sofás, poltronas e outras áreas de estar.

Essencialmente, os cafés são lugares acolhedores onde você pode socializar com os amigos, realizar seu trabalho, ter um encontro, ler, etc, enquanto desfruta de sua amada xícara de café.

No que diz respeito ao menu de uma cafeteria, geralmente consiste em cafés especiais, bebidas espressas, chás, itens variados de padaria, sanduíches, salgados, etc.

Quando falamos de café, é mais do que apenas uma bebida que as pessoas procuram quando estão com fome ou sede.
Pode haver várias razões pelas quais as pessoas tomam café – desde tomar sua dose diária de cafeína, relaxar, reduzir o estresse, socializar com amigos, etc.

Nesse cenário, é bastante evidente que o conceito de franquias de cafeteria conhecidas e já reputadas é mais adequado para atender às necessidades dos amantes do café e certamente atrairá a maioria do tráfego.

Além disso, os cafés não são os mais caros em comparação com outros negócios, e ainda possuem a capacidade de obter sucesso, mesmo em locais de fluxo moderado.

Existe uma lista abrangente de franquias quando se trata de franquias de cafeteria, mas tudo o que você precisa fazer é investir em uma franquia que possua um modelo comprovado e depois trabalhar duro para executá-la de maneira eficiente. Assim, é mais que provável que você continue e alcance rentabilidade e sucesso com o seu negócio de café!

Deixe seu Comentário