Ideias de Negócios

Ideias de nomes para sorveteria: 10 opções criativas

Ideias de nomes para sorveteria

Entre outros planejamentos, a escolha do nome é uma das principais dúvidas de quem vai abrir uma sorveteria. Acompanhe no artigo 10 ideias de nomes para sorveteria!

O sorvete, ou Gelatto, é uma sobremesa feita com base em laticínios misturados com frutas ou outros ingredientes e sabores. Abrir uma sorveteria é, sem dúvida, um negócio muito lucrativo e que dispõe da vantagem de atender pessoas de todas as idades, se tornando um ótimo ambiente para toda a família.

O que avaliar antes das ideias de nome para a sorveteria

As sorveterias são um negócio totalmente tradicional, porém, em constante inovação. Em geral, é um negócio de fácil elaboração, pois é um produto muito consumido em todo o Brasil. Segundo pesquisa da ABIS, desde 2015 foram comercializados 1 bilhão de litros do produto.

E para esse ano e os próximos, a expectativa é de uma crescente de pelo menos 5%. Os consumidores estão cada vez mais exigentes com a aparência do produto e ingredientes utilizados. Isso se dá pelo fato de estarem muito mais exigentes, também, com a saúde e a própria boa aparência.

A tendência é aumentar o consumo de sorvetes que apresentam maior índice nutritivo. Obviamente, é um erro do empreendedor se apegar somente em dados e não colocar esforço próprio para prestar a máxima qualidade no serviço oferecido. Dessa forma, considerando tudo isso, é válido seguir algumas dicas para abrir e escolher o melhor nome entre todas as ideias de nomes para sorveteria:

Avalie todos os modelos de negócio

Alguns dos modelos mais comuns são as franquias e os revendedores. Cada modelo traz diferentes oportunidades e métodos de gestão. É importante considerar as particularidades e definir um público-alvo para atingir. Dessa forma, é possível abrir uma sorveteria mais compatível com o perfil de cliente da sorveteria e a realidade do mercado atual.

Conheça a clientela

Além de realizar toda a avaliação sobre o modelo de negócio ideal, é preciso também conhecer o tipo de público que está lidando. Outrossim, é importante saber para quem está sendo oferecido o produto para se adequar ao marketing e oferecer os sabores ideais.

É importante notar aspectos como a faixa etária, estilo, poder aquisitivo, e mediante tudo isso, analisar qual o melhor layout para a sorveteria e qual técnica de Marketing será mais efetiva.

Valorização de sabores locais

Uma forma de agregar valor aos produtos, é oferecer os produtos locais. Cada vez mais o cliente está preocupado com aspectos como a origem do produto, a forma como foi feito, data de fabricação e validade, ingredientes, entre outros.

Conhecer os sabores e as tradições seguidas no local onde será inaugurada a sorveteria, atende uma demanda maior de pedidos e preferências.

O Conceito Premium é Importante

O tipo de sorvete mais comum do mercado é o tradicional, aquele com a massa industrial e vendido em supermercados. Assim, para os negócios menores, possuir uma especificação de mercado, como o conceito Premium, pode se tornar um fortíssimo diferencial.

Todo alimento Premium, inclusive os sorvetes, é aquele alimento que o consumidor consegue nitidamente reconhecer a superioridade e diferença. Nessa questão, podem ser trabalhados aspectos, como, sorvetes veganos, sem lactose, sorvetes com baixo teor de gordura e alto índice nutricional, etc.

Além disso, um nicho que cresce cada dia mais, são os sorvetes gourmet. Esses, normalmente são produzidos de forma artesanal e nobre.

Oferecer porções menores

Os produtos que são vendidos em embalagens menores, são os que sofrem menos impacto em consumo. Fatores como redução de tamanho dos lares, preocupação com calorias e controle de nutrientes ingeridos, são fatores que devem ser considerados muito bem.

Hoje em dia, oferecer alimentos que remetam à saúde, pode favorecer em grande escala todas as vendas.

Ideias de nomes para sorveteria

Dicas e ideias de nome para sorveteria

Após ler e entender todos os tópicos acima citados, fica muito mais fácil de escolher o nome ideal para a sorveteria. Além disso, outras criativas ideias de nomes para sorveteria, são:

  • Universo Gelado;
  • Sorveteria do (nome da pessoa);
  • Sorveteria Recanto dos Sabores;
  • Ice & Cream;
  • Verano Sorveteria;
  •  Frozen Sorvetes;
  • SorDelícia;
  • Reino Gelado Sorveteria;
  • Ice Queen Sorvetes;
  • Sabor Gelado.

Outra dica muito bacana e muito adotada por empresários, é utilizar uma frase de efeito para reforçar o nome da empresa e o serviço prestado no estabelecimento. Dessa forma, o procedimento também pode ser usado para ter ideias para o nome da sorveteria.

A frase de efeito que acompanha o nome do negócio acaba funcionando como uma espécie de assinatura, e isso pode transmitir com muito mais facilidade o tipo de produto comercializado ou o conceito que ele traz consigo.

Outra dica muito boa, é o brainstoming, que significa fazer uma tempestade de ideias. É um tipo de estratégia muito utilizada em publicidade e negócios em geral, para chegar em um resultado satisfatório. Nesse método, o empresário escreve em um papel todas as ideias que tem sobre um tema em específico. Mesmo quando “fora de padrão”, muitas vezes a ideia flui de maneira ótima.

Logo, para realizar uma tempestade de ideias de nomes para uma sorveteria basta escrever em um papel todas as ideias de nomes, desde os mais simples, até os mais exóticos. Assim, deve-se anotar no mínimo 50 nomes. A partir disso, haverá mais facilidade para estudar as ideias e escolher a mais adequada.

Considerações finais

Após ter escolhido o nome ideal, é válido fazer uma pesquisa para ver se o nome é inédito ou se há outra sorveteria com o mesmo nome. Essa pesquisa deve ser feita de forma ampla e atenta, usando a Internet fica muito mais fácil de verificar se já existem nomes iguais ou parecidos. Outrossim, caso encontre muitas opções com o mesmo nome, é preferível pensar em outra opção.

Se o nome escolhido for inédito, é necessário registrá-lo em cartório o mais rápido possível. Isso protege a marca da empresa e evita que muitas pessoas usem o mesmo nome de forma inadequada e até mesmo igual, o que resulta em plágio.

Caso tenha muita dificuldade em obter ideias de nomes para sorveteria, é válido contratar uma agência ou algum profissional que faça isso de maneira mais efetiva Dessa forma, ele saberá se o nome é inédito ou não, e ainda de quebra, pode fazer os logos e redes sociais da empresa. Sendo assim, é possível começar com total originalidade e profissionalismo elevado.

Deixe seu Comentário