Curiosidades

Qual o significado de Market Share?

Significado de Market Share

A concorrência cresce em todos os setores, independentemente de produto ou serviço em que o seu business está trabalhando. E isso acontece independente do seu público, da região em que você atua ou dos benefícios que você oferece. Por esta razão, conhecer a própria posição no mercado e encontrar estratégias para retomar um crescimento constante são preocupações importantes. Para responder estas perguntas, o Market Share será fundamental.

O que é Market Share?

O Market Share consiste na avaliação que uma empresa possui dentro do mercado em que está inserida. No Brasil, este conceito também é chamado de fatia, participação ou porção de mercado. Na tradução literal, o termo pode ser interpretado como “visão do mercado”, o que pode ser facilmente relacionado com os dados que este estudo apresenta.

Para concluir qual é o Market Share de uma empresa, é fundamental escolher quais são as categorias de atuação que mais se enquadram em seu business. Para saber qual é o percentual de uma empresa dentro da categoria de atuação, você pode escolher entre o faturamento anual ou o total de vendas contabilizadas em determinado período.

Com isso, é possível ter uma noção completa de como está sendo realizada a disputa no mercado. Por exemplo, se estamos falando de uma empresa que vende serviços de telefonia móvel, é preciso analisar qual a porcentagem de clientes ela possui em determinado raio. Contendo 40% dos clientes deste segmento em uma determinada região, este será o valor de seu Market Share dentro da avaliação.

Detalhes sobre as estatísticas

Um fator muito importante neste tipo de avaliação é a guerra de preços. É preciso prever a movimentação de concorrentes em relação ao aumento ou diminuição de preços para que a competitividade continue. Uma ação de muitas empresas que dominam certas regiões é de tornar o produto ou serviço mais caro. O motivo é a demonstração, com base em dados, que o trabalho da empresa está se tornando fundamental em uma área.

Portanto, é fundamental não acreditar nesta lei absoluta. Em alguns casos, manter concorrentes que possuem um custo muito menor pode fazer com que o número de novos clientes diminua. O que era uma exaltação ao seu serviço pode se transformar no motivo de uma crise, pois a empresa poderá ser superada mesmo oferecendo o melhor produto ou serviço.

Mas há um outro fator fundamental no estudo do Market Share: o histórico. É preciso avaliar os dados em diversas épocas diferentes, verificando se há um aumento ou uma diminuição de público. Este tipo de métrica é fundamental para redefinição de estratégia, sendo muito mais importante do que o faturamento anual. Saber se a empresa está em uma crescente ou em uma derrocada é fundamental para definir os próximos passos.

Market Share

Importância do Market Share

O Market Share reúne métricas fundamentais para saber qual é a devida importância de uma empresa dentro do mercado, principalmente em comparação com as organizações concorrentes. Este conhecimento fará com que sejam buscadas melhoras no desempenho, além de concluírem o que está funcionando dentro dos processos já aplicados.

Um dos primeiros passos de uma empresa é definir quais são os públicos que deseja atingir e qual é a fatia que pretende ocupar no mercado, correto? Por isso, o Market Shake é vital para acompanhar se os objetivos estão sendo alcançados e mantidos. Não há certo ou errado dentro das mensurações, pois tudo vai depender do que você pretende dentro do mercado de atuação.

Valor da empresa

Entre outras finalidades, o Market Share também é importante para que possa ser avaliado o valor que a empresa possui dentro do mercado. Quanto maior for a conversão, incluindo vendas ou procura pelo serviço que você está oferecendo, maior o número de consumidores e a avaliação da empresa. Logo, esses dados serão refletidos no momento de determinar qual o valor de determinada organização.

Progresso a ser atingido

Ao acompanhar os dados, você pode perceber se está perdendo espaço ou não. Isso interfere diretamente nas escolhas da empresa, começando pelas ações de marketing e passando pelas metas traçadas para o futuro. Por isso, vale analisar todos os fatores que levaram a empresa a passar por um período de queda.

Porém, também é fundamental utilizar as metas para que seja notado um potencial de crescimento. No posicionamento diante dos concorrentes, é possível perceber quais são os seus pontos fortes em relação a eles e trabalhar em cima destes fatores. Planejar o quanto uma empresa pode crescer também é fundamental para que o mercado que você retém possa se sentir muito bem atendido.

Calculando o Market Share

Será preciso consultar todo o histórico de sua empresa para avaliar qual fatia do mercado ela já ocupou e está ocupando atualmente. Mas é importante destacar que a abrangência do negócio deve ser levada em consideração no momento da análise. Posicionar-se como uma empresa de bairro, municipal, estadual ou nacional fará toda a diferença dentro da avaliação.

O primeiro passo é definir o que você considera como concorrência dentro do mercado. Um exemplo é o da loja de camisas presente em uma avenida popular, por exemplo. Ela pode considerar concorrentes apenas as lojas que vendem camisas ou, considerando o raio de ação, escolher outras lojas que vendem roupas. Tudo vai depender da avaliação feita pela empresa.

Volume de vendas

São três métodos existentes para o cálculo do Market Share. O primeiro deles é usar o volume de vendas, considerando quanto cada concorrente conseguiu vender e comparar com a sua quantidade. Se você consegue vender 5 mil unidades do seu produto e a soma dos seus concorrentes bate o volume de 15 mil, o seu Market Share corresponde a 25%.

Número de clientes

No caso dos serviços, essa é a melhor métrica para perceber qual fatia do mercado você está dominando. Mas antes, é preciso definir quantos são os seus clientes e qual universo será observado.Por exemplo: se você é uma transportadora que atende 5 empresas, faça a comparação com os seus concorrentes. Se todos eles juntos atendem 20 empresas, o se Market Share é de 20%.

Faturamento

A comparação com o valor arrecadado também é comum por parte de muitas empresas. Busque pesquisar o balando dos concorrentes e comparar com o seu. Se você está atingindo um faturamento de R$ 1 milhão no ano, verifique a soma das empresas com quem você está dividindo o mercado. Caso elas atinjam um valor de R$ 2 milhões somadas, você conclui que o Market Share da sua empresa é de 33%.

Deixe seu Comentário