Empreendedorismo

Melhores livros para empreendedores

Melhores livros para empreendedores

Nos últimos anos, com o surgimento e a popularização do termo Startup, empreender passou a ser algo muito mais “fácil” e desejado por milhares de pessoas – inclusive pelos brasileiros. A ideia de começar uma ideia do zero e desenvolvê-la a ponto transformá-la em uma empresa que gere lucro e movimente o mercado financeiro é tentador à muitas pessoas – ainda mais pelo fato de que, como empreendedor, você é o seu único patrão.

Confira agora os melhores livros para empreendedores, livros que podem despertar em você a enorme vontade de adentrar no mundo do empreendedorismo e das startups. Aprenda com estas páginas, características que podem impulsionar o seu espírito empreendedor e, até mesmo, ajudar a melhorar as nuances de sua possível empresa.

O mensageiro milionário, de Brendon Burchard

Este livro trabalha com base em uma premissa: a história de sua vida e sua experiência têm importância e valor de mercado maiores do que você jamais sequer sonhou. O livro do escritor Brendon Burchard incentiva o leitor afirmando que sim, ele está neste mundo para fazer a diferença, e que a melhor maneira de se fazer isso é apresentar convenientemente todos os conhecimentos.

O livro mostra que quando uma pessoa apresenta os seus conhecimentos, seja ele sobre qualquer coisa ou setor, acaba contribuindo para que outras pessoas possam também obter sucesso. Compartilhar informações podem não somente ajudar terceiros, como também fazer com que você seja remunerado por isso, construindo um negócio lucrativo com base na troca de ideias.

Pense Simples, Gustavo Caetano

Escrito pelo CEO Gustavo Caetano, este livro apresenta dicas preciosíssimas para que uma pessoa possa começar a empreender, aprendendo a importância de se manter sempre simples, porém leve e ágil, para impulsionar o crescimento de sua empresa. Pense Simples faz uma análise das características que compõem um bom empreendedor, afirmando que inovar pode ser um processo fácil quando se tem uma mentalidade adequada para isto.

O livro apresenta cases de sucesso de empresas administradas por grandes empreendedores, além de como inovar da maneira certa, mantendo sempre uma atitude simples. O conceito de inovação, o que fazer e o que não fazer quando se está empreendendo e dicas de como se destacar no mercado, são outras características apresentadas por Gustavo Caetano no Pense Simples.

A Estratégia do Oceano Azul, Renée Mauborgne & W. Chan Kim

A estratégia do oceano azul não só é um livro best-seller, como também, de fato, uma estratégia eficiente de diferenciação competitiva, utilizada por grandes empresas como, por exemplo, Uber, Apple, NetJet e, até mesmo, pelo Youtube. Este livro mostra uma maneira totalmente nova de como se pensar em estratégias de novos negócios a partir da criação de novos espaços e oportunidades.

O livro leva em consideração que o modelo original e tradicional de negócios se baseia em um mar vermelho, repleto de sangue devido ao conflito de tubarões (que representam a competição entre as empresas). Ter uma estratégia em um mar azul significa, então, tornar a concorrência irrelevante – tudo isso através de uma única coisa: a inovação.

Buscar novos nichos de mercado, apresentar novas percepções e concepções de produtos são algumas das características apresentadas pelo livro A Estratégia do Oceano Azul.

Receita Previsível, Aaron Ross e Marylou Tyler

Obra do escritor e empreendedor Aaron Ross, Receita Previsível aborda uma estratégia de comportamento, quase como um estilo de vida, que ajuda você a empreender com um fluxo contínuo e previsível de vendas sempre muito bem qualificadas.

Utilizado por muitas Startups que querem se tornar uma “máquina de vendas milionária”, este livro ensina como você, independentemente da posição em que esteja dentro da empresa, pode parar de se preocupar em como, e onde, conseguir os seus clientes dia após dia.

Receita Previsível apresenta o método de vendas via Outbound, além de selecionar dicas importantes sobre como ter sucesso durante negociações. O livro de Aaron Ross e Marylou Tyler faz comparações entre métodos antigos e recentes de marketing, analisando a eficácia de cada um, trazendo, também, conceitos de mercado que podem ser essenciais para qualquer CEO ou líder de equipe de uma empresa.

Startup Enxuta, Eric Ries

Que o conceito de Startups vem se popularizando nos últimos anos, despertando até mesmo nas pessoas um desejo de empreender, não podemos negar. Em Startup Enxuta, Eric Ries apresenta um método que questiona procedimentos tradicionais ao montar uma empresa, para que ela obtenha sucesso de forma mais eficiente.

O livro aborda o fato de que a busca por maneiras inovadoras em diferentes áreas de conhecimento são motivadas por dois fatores: conhecer bem quais são as regras do jogo e aprender a quebrá-las de forma ética para obter sucesso mais rápido. O conceito startup enxuta, que dá nome ao livro, é baseado em uma filosofia japonesa de administração que possui um princípio importante dentro das empresas: aumentar o valor da criação e eliminar tudo aquilo que é desperdício.

Startup Enxuta é perfeito para quem quer aprender conceitos e métodos que podem impulsionar a sua empresa, independentemente de qual segmento ela se encaixa. Para isso, o livro trás não só conhecimentos sobre conceitos, como também utiliza da experiência de Eric Ries para ensinar ao leitor “atalhos” do empreendedorismo.

O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas, de Ben Horowitz

O tamanho do título diz bastante sobre o quão recheado de bons conceitos e aprendizados é este livro. Escrito por Ben Horowitz, um dos maiores e mais respeitados empreendedores do vale do silício, O Lado Difícil das Situações Difíceis promete ensinar a você, empreendedor, a como lidar com aquelas situações complicadas que frequentemente aparecem em seu caminho.

O livro conta a história do aturo que, durante a sua jornada, fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia. Repleto de dicas, conselhos e técnicas de sabedoria, o livro ajuda empreendedores a passar por cima dos mais difíceis problemas que o mundo das empresas pode oferecer – dificuldades estas que não são abordadas em faculdades de administração.

Neste livro você vai aprender a encarar os problemas como se fossem tetos, saber o que fazer em momentos em que as coisas não andam muito bem e a lidar com situações em que as metas definidas acabam não sendo alcançadas. O Lado Difícil das Situações Difíceis apresenta ao leitor o verdadeiro significado de CEO e, também, a grande importância de liderar pelo exemplo.

Deixe seu Comentário