Ideias de Negócios

Modelos de negócios digitais para você empreender

Modelos de negócios digitais

Se você não busca criar um negócio totalmente digital, ao menos sabe que o negócio físico precisa estar na internet, não é mesmo? O número de usuários da internet é gigantesco, portanto o alcance do seu produto ou serviço será bem maior. Para entender melhor, confira abaixo alguns modelos de negócios digitais que serão de grande ajuda quando for criar o seu.

Alguns adendos antes de conferir os modelos de negócios digitais

Sei que você está querendo conferir as opções para basear a sua em alguma que seja interessante e tenha tido sucesso, dessa forma aumentando suas chances de alavancar o seu negócio. Mas saiba que é interessante ressaltar alguns pontos antes de evidenciar os modelos.

Seu negócio pode ser totalmente online

Hoje em dia existem empresas totalmente virtuais, onde, tanto os funcionários, quanto os donos trabalham de casa. Dependendo da ocasião podem ter até um ambiente físico para armazenamento de produtos, ou para encontros, entrevistas, etc.

Mas, de maneira geral é possível manter um negócio somente na internet. A vantagem seria que você estaria livre de uma série de impostos e de gastos adicionais que uma empresa em um local físico teria. Além, é claro do conforto de poder trabalhar em sua casa, em um shopping, ou qualquer lugar com internet.

Também pode ser físico

Alguns negócios são realmente presentes em locais físicos, talvez porque seja extremamente necessário, ou simplesmente pela preferência dos donos. Mas, independentemente disso, é crucial que esteja presente na internet para expandir seus horizontes e alcançar um maior número de clientes.

O público jovem, em especial, está cada vez mais usando a internet e usando menos outros meios como TV e rádio. Nem preciso dizer que a utilização de cartazes e flyers só terão algum efeito regionalmente, mas inferior ao processo online.

O marketing é um dos modelos de negócios digitais

Não importa qual seja o seu negócio, você precisará de marketing, inclusive se você for uma empresa de marketing, também precisará dele. Isso significa que sempre existe espaço para prover esse serviço, principalmente na internet, onde as coisas não param de mudar.

Em especial  o marketing digital, que é focado nas redes sociais e no meio da internet, mas não é esse o ponto em que quero chegar. O marketing de conteúdo é um dos que vem mostrando mais resultado e alcançando um grande número de pessoas.

Basicamente o marketing de conteúdo é a produção, geralmente textual, de conteúdos relevantes e interessantes para atingir clientes. A partir disso, a empresa oferece seu produto ou serviço de maneira sutil. Se não entendeu, eu posso simplificar. Imagine que você vende chocolates artesanais e quer o marketing de conteúdo. O marketing tradicional colocaria as qualidades do seu produto, enquanto o de conteúdo criaria um artigo, falando as vantagens em comer chocolate (o que atingiria muitas pessoas) e discretamente no texto divulgaria seu negócio ou site.

Sempre vai haver espaço para o marketing tradicional, mas mais do que nunca as pessoas buscam se informar, se interessam por curiosidades e uma série de processos dos quais o Content Marketing pode suprir e ainda divulgar de maneira eficaz o seu negócio.

E-commerce

É um dos mais utilizados, sendo basicamente a venda de produtos online. É muito comum que os empreendedores que optam por essa opção já tenham um local físico, pois precisarão de um estoque para vender aos seus clientes. Claro que produtos digitais são uma exceção.

E-commerce significa comércio eletrônico e o nome fala por si só, pois é basicamente uma loja na internet. É importante criar ferramentas e métodos seguros e confortáveis para seus clientes, pois existem casos de roubos, farsas, golpes, etc.

Serviços online

Com a criação de sites, blogs, páginas em redes sociais e muito mais, claro que é preciso de pessoal treinado para lidar com isso. É aí que os serviços online entram. Boa parte de empresas grandes terceirizam seus serviços em redes sociais, contando com outras empresas.

O mesmo vale para sites e blogs. Tudo costuma ser feito por terceiros. Existem empresas com setores de marketing, de redação, de CRM/Social Media, mas de maneira geral, elas contam com o serviço de outras empresas e é uma opção válida para você empreender.

Market Place

É basicamente igual à primeira opção, mas é mais voltada ao coletivo. Digamos que você quer vender algo, mas não quer criar um site. A Amazon e o Mercado Livre são exemplos de Market Places de sucesso, contando com muitos compradores e vendedores.

Inclusive negócios grandes, com sites bem estabelecidos, costumam expandir seus negócios para esses ambientes na intenção de alcançar mais clientes e vendas. Uma parte do lucro costuma ser dividida, mas a vantagem é todo o processo de segurança, principalmente para iniciantes.

Programação de softwares

Quem é que não precisa de um software para lidar com seus negócios? Hoje existem alguns disponíveis para compra, mas algumas empresas buscam algo mais direcionado e adaptado aos seus propósitos. Para quem se dá bem com programação, não faltam serviços e propostas nessas áreas.

Você pode criar seu software e colocar à venda, produzir algum por encomenda e muito mais. Tudo isso de maneira rápida e bem eficiente. Tudo isso pode ser feito de casa, mas existe a possibilidade de ter de precisar de poder computacional.

Nesse caso também existe a possibilidade de fornecer poder computacional como um serviço. Inclusive, isso está sendo cada vez mais solicitado, principalmente por investidores e usuários de moedas digitais.

Sobre os modelos de negócios digitais

Apesar de serem modelos mais abrangentes, eles englobam uma série de possibilidades e meios diferentes de trabalhar. A vantagem é que um negócio online custa bem menos que um negócio físico e tem a possibilidade de alcançar muitas pessoas.

Se você está está em dúvida sobre qual dos modelos de negócios digitais é melhor para você, primeiro decida o que você gosta e quer produzir, então basta ver em qual das categorias seu serviço ou produto se encaixa, de acordo com suas condições financeiras e calcular se vale a pena investir nesse momento.

Deixe seu Comentário