Ideias de Negócios

4 ideias de negócios com retorno rápido

Negócios com retorno rápido

Quando queremos empreender, mas temos pouco dinheiro para investir, a melhor coisa é apostar em negócios com retorno rápido. A grande vantagem desse método é a grande liquidez, a segurança e o baixo risco em relação aos investimentos de médio e longo prazo.

Quando falamos de lucro a curto prazo, precisamos ter em mente que, do ponto de vista contábil, temos até um ano para ter um retorno. Por isso, nesse artigo falaremos de negócios que dão lucro em até 12 meses. Nenhum investimento vai gerar lucro imediatamente. Então, antes de tudo, planeje-se! Aprenda a administrar o seu dinheiro.

Também é importante pensar nos principais desafios de quem está iniciando um negócio e achar formas contorná-los. Geralmente, a principal dificuldade é passar confiança de que vale a pena adquirir o seu produto ou serviço. Pensando nisso, veja 4 dicas de negócios que driblam esse problema e dão lucro em menos de um ano.

Economia compartilhada

Provavelmente você utiliza serviços de economia compartilhada no seu dia a dia e nem se dá conta. Por exemplo, quantas vezes nessa semana você pediu um Uber ou comida no iFood? Essas empresas fazem parte do que chamamos de consumo compartilhado.

Em teoria, a economia compartilhada é focada no uso, e não na posse. Ela se define como compartilhamento de recursos humanos, intelectuais e físicos. Você pode oferecer a experiência de usufruir um bem temporariamente.

A especialista no assunto, Rachel Bostsman, destaca que existem 3 sistemas: o mercado de redistribuição, o lifestyle colaborativo e o sistema de produtos e serviços; basta você escolher o que mais se adapta ao seu perfil.

Atualmente há diversas plataformas que permitem abrir um negócio, investindo pouco e com lucro rápido. Pense em que serviços ou bens você poderia oferecer: trabalhar como freelancer em uma plataforma online, abrir um delivery em um aplicativo de entregas, trabalhar como motorista particular, alugar casas ou quartos através de sites, vender produtos em um marketplace, etc.

Por que é uma boa investir nesse mercado? Porque ele está em alta. De acordo com a PwC, “em dez anos, a economia compartilhada e os serviços on demand gerarão U$ 335 bilhões de receita – sobretudo em setores como hospedagem, compartilhamento de veículos, transações financeiras peer-to-peer (pessoa para pessoa), plataformas de streaming de música e vídeo”.

Alimentação saudável

A alimentação é sempre citada em artigos sobre como abrir negócio com lucro rápido, e tem um motivo para isso: de acordo com o SEBRAE, só no Brasil, o setor alimentício teve um crescimento de 98% nos últimos anos, sendo o quarto maior mercado do mundo.

Em especial, algo que vem tomando força é alimentação saudável e para pessoas com restrições alimentares. Cerca de 80% da população brasileira declara querer uma alimentação mais saudável e 30% da população tem alguma restrição alimentar; seja por alergia, intolerância ou outro problema de saúde. Além disso, 14% dos brasileiros se intitulam vegetarianos ou veganos.

Outra vantagem do mercado alimentício é a grande variedade de métodos de venda. Você pode trabalhar em convênio com outros estabelecimentos, como ambulante, pela internet, para eventos, sob encomenda. As oportunidades são infinitas.

Embora a alimentação saudável esteja em alta, ainda há uma deficiência muito grande desses produtos no mercado. Então, pesquise sobre o público e invista em alimentos saborosos e de qualidade que atendam a essa comunidade. É lucro rápido na certa!

Negócios com retorno rápido

Franquias

Dentre as ideias de negócios com retorno rápido, a franquia é um modelo de negócio em que o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca, associado à distribuição de seus produtos ou serviços. Um exemplo bem conhecido de franquia é o restaurante Outback. Uma pessoa compra uma loja da marca e oferece os seus produtos, seguindo um padrão de cardápio e atendimento.

Gerenciar uma marca já estabelecida no mercado com certeza é mais fácil do que começar um negócio do zero. Você não precisa se preocupar em conquistar a confiança do cliente, uma vez que o franqueador já fez isso. Além do mais, a empresa detentora da franquia já conhece todo o know-how e te dará todo o modelo de negócio a ser seguido. Em resumo, você entra somente com o dinheiro.

No geral, o retorno financeiro de uma franquia no Brasil é de 24 meses e o investimento em grandes marcas é bem alto. Porém, existem algumas áreas em que o lucro é mais rápido e exige menos dinheiro. Entre elas, encontramos os negócios de viagem e turismo, educação, alimentação, tecnologia, beleza e bem-estar. Aqui no blog Empreenda Hoje, você encontra vários modelos de negócios para investir!

Será que vale a pena apostar nesse marcado? Baseado em dados do relatório de Desempenho de Franchising Brasileiro da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias cresceu 6,9% em 2019 e a estimativa para 2020 é um crescimento de 8%.

Afiliação digital

Alguma vez você estava mexendo em suas redes sociais e apareceu uma promoção imperdível daquele produto que você desejava há muito tempo? Provavelmente, por trás disso, havia um afiliado digital.

Um afiliado é a pessoa que promove produtos de terceiros pela internet e ganha comissão por venda, por mil visualizações, por ação ou por clique.

A sua função é procurar pessoas, através de estratégias de Marketing Digital, para realizar a compra de um produto ou serviço; seja ele digital ou físico. Esse serviço pode ser prestado através de anúncios pagos ou por indicação, caso você já produza conteúdo para internet e tenha certa influência sobre os seus leitores ou seguidores.

Por ser um mercado novo no Brasil e pouco conhecido, ainda há muito espaço nele; na verdade, sempre haverá. Uma pesquisa da Google mostrou que as vendas online devem dobrar nos próximos 5 anos, chegando a R$ 85 bilhões.

Até 2021, o crescimento deste, que é um dos melhores negócios com retorno rápido, deverá ser de 12,4% ao ano. Entre as tendências para o mercado de afiliados em 2020 estão os nichos de beleza e saúde, culinária, marketing digital e fotografia.

Considerações finais

Agora que você conhece alguns negócios com retorno rápido, com baixo investimento e que estão em alta no ano de 2020, escolha aquele que mais gosta e especialize-se.

Deixe seu Comentário