Ideias de Negócios

4 ideias de negócios para aposentados

Ideias de negócios para aposentados

A terceira idade não é o fim, mas pode ser o começo de uma grande coisa. Muitas pessoas de sucesso só alcançaram a satisfação profissional e financeira na terceira idade ou próxima dela. Confira agora algumas as ideias de negócios para aposentados que podem servir como um incentivo até mesmo para os jovens que estão pensando em desistir.

Saiba que muitas pessoas pensam em se aposentar e abrir o próprio negócio, enquanto outras nem se quer pensam em se aposentar. Seja qual for a sua opção, se está pensando nela para o futuro ou para agora mesmo, saiba que existem ótimas ideais para se inspirar.

Não existe hora tardia para começar algo novo, pois a experiência de uma pessoa que já trabalhou diversos anos e agora não precisa mais trabalhar pode ser ótima para ser aplicada em um negócio.

O conhecimento é um dos melhores negócios para aposentados

Não que todo aposentado já esteja na terceira idade, mas convenhamos que isso é uma realidade para boa parte deles. Tanta experiência em profissões, atividades em casa, socialmente, emocionalmente e muito mais podem ser um enriquecimento para as próximas gerações.

Criar um curso para passar esse conhecimento adiante é uma excelente ideia para aposentados. Com um repertório grande, é possível repassar bastante informação. Por exemplo, muitas pessoas das gerações mais antigas sabem plantar. Pode parecer um estereótipo, mas muitos viviam ou vivem no interior. Essa é uma habilidade que pessoas do ambiente urbano geralmente não desenvolvem. Um aposentado ensinando a plantar pode ser uma excelente proposta.

Basta procurar no youtube ou em outros sites e verá como existem pessoas disposta à ensinar pintura e outras artes como instrumentos musicais. Algumas pessoas mais velhas e experientes podem passar isso de maneira surpreendente e fazer disso um ótimo negócio.

Apesar de todo o contexto político, social e financeiro do país estar mudando, ainda existe muita coisa que as gerações mais antigas podem passar para as mais novas. Muito conhecimento, sabedoria e experiência. Por que não fazer disso um negócio?

Escrever um livro ou compartilhar experiências

Faça uma pesquisa agora no Google sobre escritores com sucesso mais tardio e verá que a maioria dos escritores de sucesso só o obtiveram depois dos 30 ou 40 anos, sendo que alguns só depois dos 60 ou 70. Isso significa que não existe uma idade onde não é mais possível.

Se você se aposentou, pode soltar sua criatividade ou até mesmo contar histórias reais que podem ser relevantes para um grande público. De maneira geral, não enfrentará tantos problemas de investimento, mas sim na questão do marketing, só que isso se resolve com o tempo.

Existem redes sociais diversas e possibilidade de fazer vídeos. Dessa forma é possível compartilhar tantas histórias e experiências e, acredite, muitas pessoas querem ouvir. Por mais que a internet tenha um acervo gigantesco de conhecimento, existem muitas crendices e tradições populares que se perderam, estão prestes a se perder e que só são passadas verbalmente. É uma ótima oportunidade de eternizar esse conhecimento por meio da internet.

Além de tudo, complementa a alternativa acima, pois é uma excelente forma de passar o conhecimento e o aprendizado.

Venda algum produto

Pode parecer óbvio, mas tente ver além da simplicidade. Existem inúmeros casos de idosos que aplicaram o dinheiro da aposentadoria em negócios e geraram verdadeiras fortunas. Se você possui uma ideia boa e não teve a coragem ou a experiência para tentar colocá-la em prática, saiba que durante a aposentadoria é uma ótima oportunidade.

Você não precisa necessariamente trabalhar, não tem tanto tempo para perder e pode fazer o que realmente gosta. É preciso deixar claro que nada impede que você faça o que goste quando mais novo, mas muitas pessoas se colocam em condições em que não pensam e nem agem dessa maneira, muitas vezes estando em empregos e insatisfeitos. A aposentadoria é uma oportunidade para sair disso.

O tipo de produto pode variar bastante, mas um aposentado geralmente já possui experiência profissional suficiente para saber ao menos o básico de como lidar com o mercado.

Venda algum serviço

Também pode parecer óbvio, mas pessoas aposentadas também podem aplicar suas experiências de mercado para serviços. Não necessariamente elas precisam executar esses serviços, mas podem criar empresas com profissionais capacitados. Com empresas, entenda que não precisa ser nada muito grande, mas sim um negócio pequeno, principalmente se o aposentado em questão não tiver tanto dinheiro para investimento inicial.

Usar a internet é sempre uma opção válida e, acredite, as pessoas de mais idade estão utilizando cada vez mais. Aprendendo a lidar com aplicativos, softwares e muito mais.

Os negócios para aposentados costumam dar certo?

Sim, mais do que os das pessoas jovens, mas isso envolve uma série de fatores. O primeiro é que são mais experientes e sabem lidar com situações. O segundo é que costumam possuir uma quantidade considerável  de investimento para imprevistos. O terceiro é que costumam fazer o que gostam e se dedicam bem mais, aumentando a sua qualidade de vida e desempenho.

De que tipo de aposentado estamos falando?

Quando se fala em aposentado logo se pensa em pessoas da terceira idade, o que não é errado, pois são a maioria. Só não podemos esquecer que existem pessoas que se aposentam por invalidez ou outros motivos, além da idade e tempo de serviço.

Por isso nem todos os tipos de ideias servirão para todos os tipos de aposentados, entendeu? Uma pessoa que teve poucos anos de trabalho e conseguiu se aposentar por invalidez não terá experiência no mercado de uma pessoa na terceira idade.

E qual seriam os melhores negócios para aposentados?

Não sei se você está lendo isso se planejando para o futuro (que pode ser bem distante) ou se já está vivendo a aposentadoria, mas isso é algo que você precisará analisar para encontrar. Um negócio que deu certo para outra pessoa, não necessariamente dará para você, assim como pode não te satisfazer. Não é interessante abrir um negócio na terceira idade e trabalhar com algo que não gosta, não é mesmo?

Os melhores negócios para aposentados são simplesmente aqueles que te farão feliz em sua aposentadoria e renderão um lucro satisfatório.

Deixe seu Comentário