Contabilidade

O que é NCG? Para que serve?

O que é NCG?

Saber o que é NCG (Necessidade de Capital de Giro) é fundamental para o fôlego financeiro das empresas. Conceitualmente, define-se capital de giro como recursos que a empresa disponibiliza para pagar as despesas fixas e variáveis, independentemente do lucro estar sendo gerado ou não. É o valor disponível que não depende de nenhuma outra fonte.

A importância de obter um capital de giro é enorme para definir quais são os próximos passos de uma empresa. Geralmente, os investimentos demoram um pouco para oferecerem retorno e, dependendo do segmento, há fases em que as vendas caem. Muitos clientes costumam pagar de forma parcelada e, seja qual for a situação, é preciso que a organização não fique totalmente sem recursos.

Conceito de Necessidade de Capital de Giro

A NCG nada mais é do que o valor estimado de quanto uma empresa precisa manter em seus cofres para que exista uma tranquilidade financeira. Porém, é fundamental permanecer atento aos períodos, pois este “fôlego” pode não durar por muito tempo. Contando com essa segurança, a empresa consegue sobreviver sem fontes de renda por uma certa quantidade de meses, em que ela poderá procurar por novos recursos.

Há uma base de cálculo para estimar se o NCG é ideal para a empresa. Caso o resultado seja negativo, será necessário procurar, de forma urgente, fontes externas que possam ajudar a empresa no pagamento de contas. Em caso de resultado positivo, é constatado um bom fluxo financeiro na organização, o que vai possibilitar a sobrevivência caso as fontes não permaneçam. Todo o momento de crise poderá ser planejado conforme os valores disponíveis.

Conceitos importantes para o cálculo da NCG

Prazo médio de recebimento

Antes de descobrir quais serão as fórmulas a serem usadas para calcular a NCG, é preciso compreender outros conceitos. O prazo médio de recebimento, por exemplo, é muito importante nesta operação. Trata-se do tempo entre a venda do produto e o recebimento dos valores. Em caso de vendas parceladas, considera-se a porcentagem de acordo com o mês. Em uma compra feita em 5 vezes, a cada mês você receberá 20%.

Prazo médio de pagamento

Consiste entre o tempo em que você efetua compras de matéria-prima ou mercadorias de um fornecedor e o momento em que você realiza o pagamento por estas compras. Acontece muito com empresas que necessitam repor o estoque, por exemplo. Se as compras forem realizadas em parcelas, também é preciso considerar a porcentagem de acordo com o número de meses.

O que é NCG?

Calculando a NCG

O cálculo mais simples para descobrir o que é NCG considera estas duas valências. O prazo médio de pagamento deve ser subtraído do prazo médio de recebimento. Se o resultado desta operação apresentar um número positivo, fica evidente que o fluxo de caixa da empresa está passando por um momento saudável. Isso porque a Necessidade Capital de Giro é positiva, garantindo sobrevida para a organização em casos urgentes.

Mas quando o cálculo apresenta um resultado negativo, há uma grande preocupação por parte dos gestores. Significa que a sobrevivência da empresa está diretamente ligada ao pagamento oferecido pelos clientes. Se um deles desfazer o acordo, a organização provavelmente sofrerá para reorganizar este fluxo. O ideal seria depender destes acordos apenas para determinar o lucro.

Outras avaliações da NCG

Existem outros conceitos que podem ser úteis para o cálculo da NCG que envolvem os ativos/passivos circulantes e o balanço patrimonial. Neste caso, é preciso que a empresa já tenha estes dados separados para a utilização.

O ativo circulante operacional é um conjunto de bens ou recursos disponíveis que podem ser vendidos, negociados ou consumidos. Dessa forma, é possível transformar estes recursos em dinheiro de forma rápida. Apesar de parecer extremamente imediatista, este conceito também aceita os recursos que podem ser negociados dentro de um período de um ano.

Mas o passivo circulante operacional é um conceito que define as dívidas e obrigações acumuladas pela empresa. Normalmente, este conjunto reúne os dividendos que devem ser quitados dentro do período de um ano. Todas essas informações devem ser devidamente organizadas para que o resultado do cálculo coincida com a realidade.

Subtraindo os passivos circulantes dos ativos circulantes, também é possível obter a Necessidade de Capital de Giro. E é o mesmo conceito: se há um valor positivo, melhor para a empresa. Tratando de maneira prática, é preciso que a empresa possua os valores envolvidos em contas a receber e valores em estoque (somados) sempre maiores do que as contas a serem pagas. Dessa forma, não há maneira da contabilidade enfrentar problemas.

Importância da NCG

É muito importante efetuar os cálculos para conhecer as reais necessidades da sua empresa. Sem verificar o potencial financeiro e a saúde do caixa, dificilmente será possível traçar novos passos de maneira segura e eficiente. Este tipo de coeficiente é fundamental para determinar o caminho de uma organização, que saberá a real necessidade de buscar investidores.

Em muitos casos, empresas que não possuem um capital de giro positivo precisam recorrer a uma série de recursos. Entre os mais constantes, podemos destacar a solicitação de empréstimos, o início de parcerias e a venda de alguns ativos importantes. O grande problema é que algumas alternativas apresentam um alto volume de juros, que só poderão ser quitados em um longo período.

Ao mesmo tempo, empresas com NCG positiva sempre conseguem ampliar a operação com segurança, pensando em investimentos que podem fazer os lucros aumentarem no futuro. A segurança gerada por este indicador estimula o crescimento das organizações, que pensam em estratégias rentáveis e que se encaixam em suas realidades.

Controle por meio de planilha financeira

A tecnologia também pode auxiliar o empresário neste tipo de cálculo. Há excelentes planilhas financeiras disponíveis, que podem ajudar a manter todo o controle de gastos e ainda auxiliar na identificação de cortes. A ideia é fazer com que a organização seja cada vez mais rentável, gerando uma eficiência maior mesmo com investimentos menores.

A planilha deve acompanhar todos os movimentos, como controle de estoque, fluxo de caixa, número de vendas e balanço financeiro. Com base nos gráficos gerados e nos cálculos sobre o que é NCG, é possível prever manutenções de forma inteligente. Portanto, é fundamental que o empresário encontre meios de organizar estas informações de maneira prática e segura.

Deixe seu Comentário