Empreendedorismo Curiosidades

Por que empreender?

Por que empreender?

O termo “empreender” nunca foi tão procurado quanto nos últimos anos, mesmo em um cenário de pandemia. Isso porque apesar de toda crise que o país vem enfrentando, as pessoas têm dado um jeito de empreender em todas as áreas possíveis.

De acordo com o GEM, cerca de quatro em cada dez brasileiros estão à frente de alguma atividade empreendedora. O que indica que aquele sonho de conseguir passar em um concurso ou conseguir um emprego naquela empresa famosa tem sido substituídos pelo desejo dos brasileiros de ter um negócio próprio.

Afinal, por qual motivo as pessoas têm procurado tanto como empreender? Isso realmente vale a pena? Quais são as vantagens de começar um negócio próprio?

Se você vem se perguntando muito sobre isso, saiba que esse post foi feito para você. Hoje responderemos a famosa pergunta “Por que empreender?” te apresentando as grandes vantagens de abrir o seu próprio comércio. Continue lendo! 😉

Por que empreender?

1. Independência profissional e financeira

Um dos principais motivos para alguém empreender é, sem dúvidas, para ter independência profissional. Isso porque ao começar o seu próprio negócio, obviamente você criará suas próprias regras. Logo, todo o seu suor, horas de trabalho e decisões importantes estarão exclusivamente em seu total controle.

2. Flexibilidade

Por todas as decisões importantes estarem em suas mãos, você poderá decidir como o seu tempo será gasto, onde você trabalhará e como trabalhará. Por isso, para muitos, a flexibilidade que vem junto com o próprio negócio é um dos principais ganhos para quem deseja empreender.

3. Ganhos sem limite

Bom, ao se tornar o seu próprio chefe, obviamente todo lucro do seu negócio irá integralmente para você e você poderá controlar todas as variáveis que envolvem um negócio próprio. Ou seja, nada de salários pré determinados e limitados. Se você trabalhar sozinho, todo o dinheiro fruto do seu trabalho irá para você, caso você tenha funcionários, você poderá impor teto de gastos e demais decisões de liderança.

4. Segurança financeira

Como sabemos, salários fixos não garantem segurança financeira, principalmente se você trabalha para outras pessoas. Na verdade, a única forma de garantir uma segurança financeira é você mesmo indo atrás dela. Por isso, começar o seu próprio negócio é algo tão interessante, pois, dessa forma, você terá total controle do seu futuro e do seu dinheiro.

5. Orgulho e satisfação

Além de ter a satisfação de abrir o seu próprio negócio, ser seu próprio chefe e os demais outros benefícios que vêm com o empreendedorismo, você ainda poderá ver o seu sonho concretizado e, dependendo do seu negócio, ainda ajudará a gerar emprego para outros cidadãos.

Além disso, ao empreender, você não ficará preso atrás de uma mesa ou preso em um emprego ruim, você poderá trabalhar com o que você gosta, ganhará dinheiro com isso e poderá realizar muitos outros sonhos graças ao seu primeiro negócio.

6. Suporte para empreendimento

Hoje, já é possível encontrar diversos tipos de programas para incentivar empreendedores, seja em bancos públicos ou privados, por exemplo. Além disso, ao começar o seu próprio negócio, você conseguirá expandir o seu networking e, com isso, você conhecerá muitas pessoas influentes que te ajudarão a alcançar todos os seus objetivos e resolver quaisquer dificuldades.

Além disso, como mencionamos, ao empreender você também ajuda a gerar emprego e, consequentemente, ajuda a manter a economia circulando. Logo, é muito interessante até mesmo para o Governo Federal continuar incentivando o crescimento de novos negócios através de apoio a empreendedores, como faz através de iniciativas como o SEBRAE, que estimula os pequenos empreendedores.

7. Tornar-se franqueado

Muitas pessoas sonham em empreender, mas não sabem por onde começar ou o que fazer para de fato obterem sucesso. Uma alternativa muito comum para quem realmente não sabe no que investir, é começar a realizar pesquisas para se tornar um franqueado de alguma marca já estabelecida.

Franquias realmente trazem um bom retorno (quando geridas da forma correta) e, por isso, muitas empresas oferecem a franquia para quem deseja empreender.

Além disso, as empresas oferecem toda uma orientação acerca de seus métodos, oferecem treinamento para os funcionários e oferecem todo o apoio que o empreendedor precisar, isso a todos os seus franqueados.

Contudo, é muito importante se ater a todas as informações possíveis antes de se tornar um franqueado para não ter riscos de obter problemas futuros.

8. Todos podem empreender

Muitas pessoas sonham em empreender e ser dono do seu próprio negócio. No entanto, nem todas sabem como começar ou o que fazer para obter sucesso. Muitas até mesmo desistem desse sonho por acharem que não possuem o “dom” para isso.

A verdade é que apesar do que muitos pensam, para empreender você não precisa ter um dom nato ou vir de uma família de empreendedores. Qualquer pessoa que tenha muita vontade e dedicação para apreender sobre empreendedorismo conseguirá abrir o tão sonhado negocio próprio.

Então, estude muito e se esforce, pois o seu sucesso dependerá exclusivamente de você.

Artigos relacionados:

Deixe seu Comentário