Curiosidades

Startup, Lay offs e a bolha que não existe

Muito tem se falado no setor de empreendedorismo sobre as famosas startups. Você sabe de fato o que elas são? Com diversas linhas de atuação, elas estão dando o que falar, tornando-se unicórnios e causando demissões em massa.

Em um momento, uma delas está em alta, fazendo promoção em grandes eventos como o BBB Brasil, e logo em seguida, faz uma demissão em massa – os famosos lay offs. 

Pois é, lidar com esse setor não é simples, mas é fundamental conhecer. Então, se você quer entender melhor essa situação e como criar uma startup no Brasil, acompanhe esse artigo, que vai elucidar muitas coisas.

O que é uma startup e exemplos de startups brasileiras

A definição de startup parece simples, mas pode ser bem mais complexa do que se imagina. Isso porque depende de três fatores principais: ideia inovadora, escalabilidade e incerteza nos resultados. Muitos negócios poderiam se inserir em duas dessas condições, mas ainda assim não seriam considerados como startups, pois é necessário que se tenha todos os fatores para tal.

Para você entender melhor, veja alguns exemplos desse tipo de empresa no Brasil:

  • ZUP Innovation: setor de tecnologia
  • Neon: setor financeiro
  • Descomplica: setor de educação
  • Trybe: Cursos online
  • Covi: Aplicativo para aluguel de carro

Como você pode ver, são muitas as áreas de atuação de uma startup, podendo variar bastante o seu modelo de negócio e formas de ação na sociedade.

Diferentes modelos de projeto, mesmo business

Se engana quem pensa que startup é só para a área de tecnologia. Apesar de serem negócios modernos, tendo o core em inovação e crescimento exponencial, elas podem estar em várias frentes do empreendedorismo, com uma apresentação única de ideias e conceitos. 

Em outras palavras, há vários tipos de startup conceito, como esses modelos ou segmentos mais conhecidos:

  • EdTech: no setor da educação
  • HealthTech: no setor da saúde
  • FinTech: no setor financeiro
  • Construtech: no setor de imóveis e construções
  • LawTech: no setor de leis/advocacia
  • HrTech: no setor de recursos humanos

Cada uma tem suas características, porém todas se inserem no âmbito de inovação, escalabilidade e risco.

As dificuldades que as startups estão enfrentando hoje

Não precisa ser fera em matemática para notar que, em muitas empresas deste perfil estão tendo problemas sérios.

Muito antes de montar um plano de negócios robusto e começar a atuar no mercado, as startups já estão testando seus produtos e ideias, podendo assim cair em erros que já eram apontados por estudiosos, seja em diversos tipos de tcc sobre startup ou na própria mídia.

Dessa forma, o que se observa hoje são dificuldades de fluxo de caixa, tendo que demitir grandes quantidades de ótimos funcionários de uma vez, os temidos lay offs, causando um movimento negativo no seu setor.

Como lidam muito com tecnologia, mesmo que esse não seja seu fim, ficam também reféns de profissionais dessa área, competindo pelos melhores, com preços e condições vantajosas. Isso causa uma supervalorização da área, levando à famosa bolha dev – uma grande polêmica, pois muitos dizem que ela não existe.

Deixe seu Comentário