Ideias de Negócios

Vale a pena abrir um estacionamento?

Vale a pena abrir um estacionamento?

Quantas pessoas não possuem o sonho de ter um carro para se locomoverem mais fácil nesse país? Mas você pode fazer diferente e ser a pessoa que provê o espaço para esses carros. Com o número de carros aumentando e a população os comprando, eles precisaram para em algum lugar. Será que vale a pena abrir um estacionamento?

A verdade é que existem muitas localidades que carecem de um estacionamento de qualidade ou em um preço acessível, portanto ter um estacionamento bem localizado pode ser o ideal.

Onde vale a pena abrir um estacionamento?

É claro que um estacionamento não pode nunca ser um negócio digital, pois todo o propósito dele é físico. Claro que você pode permitir reservas e registros virtuais, mas o negócio exige uma localidade física e bem estruturada para assegurar todos os funcionários, clientes e veículos.

Um estacionamento precisa ser aberto em locais onde existam um grande número de negócios, pois as pessoas precisam de tempo para analisar e passear. Também é preciso haver estacionamentos próximo de parques, pontos turísticos, locais para passeio e qualquer outra localização em que exista a possibilidade de pessoas gastarem tempo.

Não caia no erro de achar que estacionamentos devam ser abertos aonde passam muitos veículos, pois isso não é verdade. Seguindo essa lógica estradas e rodovias deviam ter bem mais, não é? A lógica não é que hajam muitos carros, mas sim que eles precisem parar.

Você também pode competir com shoppings e grandes mercados se estiver disposto a oferecer um preço menor. Afinal de contas não adiantaria nada cobrar um valor maior ou igual ao do mercado, mas oferecer uma vaga mais longe.

Dependendo da qualidade dos seus serviços (como a disponibilidade de manobristas), a segurança do local, estética e localização, o preço pode ser mais alto. Cobrar mais caro em uma área nobre é bastante comum, mas não faça isso em outros tipos de ambiente.

Não é como se um estacionamento tivesse que ser absolutamente bonito, afinal é um local onde as pessoas não costumam ficar, mas uma estrutura bem elaborada, agilidade no atendimento, estética, um local na sombra para o carro não esquentar no Sol e etc, são fatores que podem auxiliar no aumento do preço, assim como podem prejudicar e afastar clientes.

Estratégias inteligentes para seus clientes

Se possível, o estacionamento deveria ter 2 ou mais saídas para que o cliente possa escolher a que lhe convém. Isso pode ser um diferencial, além de aumentar muito o número de possíveis de motoristas interessados. Claro que para isso é preciso ter uma dinâmica para clientes entrando e saindo por diversos locais, sendo que, nesse caso, o melhor seria contar com manobristas.

Outro fator interessante é criar pacotes e promoções, principalmente para clientes recorrentes. Se uma pessoa aparece por ali 3 vezes por semana é interessante propor uma mensalidade, de modo que fidelize o cliente e garanta um pagamento recorrente. Tudo isso deve ser feito de maneira inteligente para não parecer invasivo.

Sempre opte por lugares grandes e cobertos, seja expandindo o estacionamento com a criação de múltiplos andares ou uma área no subsolo. Seria bem irritante se o cliente deixasse o carro no Sol quente porque não havia espaço na sombra, ou mesmo porque o manobrista fez isso.

Forneça serviços para motos e outros veículos que não sejam carros. Claro que deve ser difícil lidar com caminhões e ônibus, mas não se limite somente à carros. Ter espaço para caminhonetes e até mesmo bicicletas pode ser um grande diferencial do seu estacionamento.

Se houverem estacionamentos por perto, faça deles seus aliados, se possível. Digamos que está lotado e você se propõe a indicar o seu rival. Poderia fazer isso dividindo uma parte dos lucros ou até mesmo somente em um acordo de divulgação. Claro que a outra parte deveria fazer o mesmo.

Existem estabelecimentos próximos? Feche acordos com eles para que indiquem o estacionamento. Em troca disso, ofereça descontos para os clientes indicados, assim como para os funcionários do estabelecimento. Ambos os lados precisam sair ganhando na barganha.

O Brasil está tendo cada vez mais carros

Em 2018 foi registrado um número recorde de veículos no Brasil, de aproximadamente 100 milhões, incluindo motos, ônibus e outros. Isso é basicamente metade da população, ou seja: para cada 2 pessoas, existe 1 veículo. Baseado nisso é possível deduzir que existem muitos carros por aí e a tendência é aumentar.

Se a sua preocupação é que não hajam clientes, pode esquecer. A única coisa que poderia gerar isso é uma localização ruim, pois no lugar certo é praticamente impossível que não hajam pessoas precisando estacionar.

“Poxa, mas conheço tanta gente que vendeu o carro…”. Mas se eles venderam, significa que outra pessoa comprou, não é? Sempre haverão clientes em potenciais em seu estacionamento, desde que o serviço seja adequado assim como o local.

Como posso usar o meio digital?

A melhor maneira seria permitir o cadastro de clientes e potenciais clientes, disponibilizando o número de vagas em tempo real, se possível, além de permitir fechar acordos com períodos de 1 mês ou mais. Dessa forma o cliente teria bastante controle e confiança nos seus serviços.

Permitir uma reserva à distância é bem mais conveniente do que um cliente chegar e descobrir que não existem vagas. Mas se esse for o caso, não se esqueça de ter um plano B.

Lembre-se de planejar um ambiente adequado para os funcionários, pois simplesmente deixá-los em um lugar escuro em embaixo de Sol não é sensato. A qualidade no ambiente está proporcionalmente ligada à qualidade dos serviços.

Decidiu se vale a pena abrir um estacionamento?

De modo geral não é um negócio difícil de abrir, já que você não precisaria de nenhuma estrutura completa, nem estoques de produto ou algo do tipo. Tudo o que precisa é de um ambiente grande, espaçoso e bem estruturado para os veículos.

A tendência é que você não gaste muito na manutenção e nem tenha tantos imprevistos assim. Mas a principal característica é a localização.

Descobriu se vale a pena abrir um estacionamento? Mesmo se não lhe parece rentável, saiba que muitos outros negócios estão de portas abertas para você.

Deixe seu Comentário