Ideias de Negócios

Como abrir um Pet Shop? Pet Shop dá dinheiro?

Como abrir um Pet Shop?

Mesmo o país passando por uma crise econômica muito grande, o mercado de Pet Shop cresce a cada dia. Saber todos os passos de como abrir um Pet Shop corretamente é necessário para que não ocorra nenhuma perda financeira. Ao longo desse texto você vai saber qual o melhor caminho para transformar o seu empreendimento em um negócio lucrativo e rentável.

O Brasil é um dos países que mais possuem Pets do mundo. Isso significa uma contagem de aproximadamente 130 milhões ao todo, ou seja, muito mais do que crianças no país.

A taxa de natalidade vem diminuindo a cada dia, pois os casais preferem muito mais terem Pets do que filhos. E eles são tratados como membros da família e possuem um lugar especial dentro dela. Aliás, os gastos e despesas na manutenção desses membros muitas vezes de quatro patas são altíssimos.

O retorno lucrativo de um negócio desses com Pets é muito alto e segundo órgãos responsáveis, dificilmente fecham antes de 2 anos após a abertura.

Sendo assim, abrir um negócio nesse ramo pode ser altamente lucrativo e uma grande oportunidade de crescimento profissional.

Entender a região onde será montado o estabelecimento e principalmente o público alvo de consumo é fundamental para aprender como abrir um Pet Shop de maneira assertiva. Sem ter prejuízos enormes.

Estrutura básica para o seu Pet Shop poder funcionar

O local onde o seu negócio de Pet Shop será montado, deve ter no mínimo uma estrutura adequada e eficiente.

Veja o que ele deve ter no mínimo.

  • O piso deve ser totalmente impermeável;
  • O piso da sala de banho também deve ser impermeável;
  • Sala específica para a secagem do animal;
  • Sala específica para a tosa;
  • Instalações próprias para o abrigo dos animais;
  • Equipamento específico para a aferição da temperatura e conservação da água;
  • O ambiente deve ser construído com materiais que o mantenham seco e que a sua limpeza seja fácil.

Como abrir um Pet Shop?

Equipamentos necessários para o seu estabelecimento de banho e tosa

Em um Pet Shop, um dos serviços mais vendidos é a tosa e o banho, por isso, merece total atenção. Então, não tem como abrir um Pet Shop sem ao menos saber o que de fato pode ser vendido.

O Pet geralmente é levado para que o seu pelo seja aparado corretamente, lavado e secado com aparelhos profissionais. Por isso é necessário e obrigatório respeitar algumas exigências do governo em relação a vigilância sanitária.

Contratar profissionais adequados para as funções é necessário e fundamental para qualquer estabelecimento de Pets.

Logo abaixo você tem uma lista dos equipamentos para banho e tosa que são praticamente obrigatórios em um pet shop, confira:

  • Secador para cachorros: Esse é um dos equipamentos mais importantes em um Pet Shop e quanto mais potente for, melhor será a secagem do animal. Não é muito recomendável que você escolha algum de qualidade inferior, pois ele será usado com muita frequência;
  • Máquina para tosar: Essa máquina é utilizada para cortar os pelos dos animais, opte por uma máquina de excelente qualidade e uma boa ergonomia;
  • Lâminas para a sua máquina: Compre lâminas para a sua máquina, pois você vai precisar trocar em algum momento, pois elas desgastam com o uso;
  • Equipamento de soprador: O soprador tem a função de proporcionar uma pré-secagem nos pelos dos animais. Ele literalmente é um jato de vento que retira uma quantidade bem grande de água do pelo do animal, logo que ele sai do banho. Além de agilizar essa secagem, ele economiza bastante na conta de luz;
  • Mesa para a tosa: As mesas para a tosa são utilizadas justamente para que o serviço seja executado com segurança e precisamente. O profissional com essas mesas consegue ter o trabalho totalmente facilitado sem precisar se esforçar muito.

Outro detalhe muito importante é a compra regularmente dos materiais que farão a manutenção desses equipamentos. Lubrificantes, resfriadores e desinfetante para as lâminas são essenciais.

Contratação de funcionários

Quem está pensando em abrir um Pet Shop precisa saber que de acordo com o Decreto 40.400, mais precisamente no artigo 3º, é obrigatória a contratação de um Médico Veterinário para o estabelecimento.

Não é necessário que o profissional permaneça no local o tempo todo, mas pelo menos 6 horas é obrigatória a permanência.

Além de cumprir suas tarefas pertinentes, é necessário também promover treinamentos para a equipe, esclarecendo possíveis dúvidas até dos clientes.

O importante é que esse profissional ofereça um excelente trabalho e o serviço prestado seja feito com maestria.

Portanto para você conhecer, a equipe de trabalho contratada para um Pet Shop basicamente deve haver, confira:

  • Médico Veterinário: Esse profissional será o responsável técnico do local, sua base salarial é de R$ 3.000,00;
  • Recepcionista ou atendente: Esse profissional é quem marca as consultas, vende os produtos e serviços, além de auxiliar nas possíveis dúvidas, conduzindo-as até o profissional. A base salarial para esse profissional deve ser de apenas um salário mínimo;
  • Profissionais de banho e tosa: Os profissionais que ocupam esse tipo de posto de trabalho têm uma importância muito grande, pois os animaizinhos passarão nas mãos deles na hora do banho e da tosa. Portanto, ter um certo rigor na hora da entrevista é fundamental para garantir a segurança dos bichinhos. A média salarial para esse posto é entre 1 a 2 salários mínimos.

Quais os serviços mais comuns que um Pet Shop oferece?

Hoje em dia existem diversos serviços podem ser oferecidos em um Pet Shop. Por isso, antes de aprender como abrir um Pet Shop é fundamental você definir quais produtos e serviços serão oferecidos aos clientes.

Existem quatro segmentos bem importantes onde esses serviços estão enquadrados, confira:

  • Pet Food: Serviço exclusivo de alimentação para os animais de estimação;
  • Pet Care: Esse é um dos serviços que vem crescendo bastante, nesse segmento são oferecidos alguns cuidados exclusivos para o seu animal;
  • Pet Vet: Esse segmento oferece o serviço de atendimento veterinário para os animais de estimação;
  • Pet Serv: Já nesse segmento existem alguns outros tipos de serviços que são oferecidos com exclusividade aos animais de estimação.

Quase metade do faturamento de um negócio como esse vem do setor de alimentação. Os campeões de vendas são:

  • Rações diversas;
  • Snacks dos mais variados que englobam ossinhos, biscoitos, petiscos, bifinhos, etc;
  • Medicamentos exclusivamente veterinários;
  • Serviços diversos, que você acabou de conferir.

O gasto mensal com um animal de estimação pode chegar a R$ 400,00. Se conseguir traçar um bom plano de marketing e oferecer serviços de qualidade, sem dúvidas o lucro virá.

Agora que você já conferiu os detalhes de como abrir um Pet Shop, então é só colocar a mão na massa e começar a trabalhar para o seu sonho se tornar realidade.

Deixe seu Comentário