Curiosidades

O que é uma lista de fornecedores e qual a sua importância

lista de fornecedores

O que é uma lista de fornecedores?

Como afirmamos no post “Como encontrar um bom fornecedor para a sua empresa”, conseguir bons contatos que te forneçam o que você necessita é realmente muito complicado por diversos fatores. Portanto, ao encontrar fornecedores que te passem toda uma confiança, profissionalismo e que você consiga desenvolver uma boa afinidade, é muito interessante para a sua empresa que você o salve em sua lista de fornecedores.

Ou seja, essa lista de fornecedores nada mais é do que, literalmente, uma lista onde você deve registrar todas as informações necessárias sobre fornecedores de diferentes segmentos que foram escolhidos por você. Isso porque é de extrema importância para o seu negócio que você não dependa exclusivamente de apenas um fornecedor, já que quanto mais contatos você tiver, menos perrengues você enfrentará.

Então, se você está começando o seu negócio agora ou se você está estudando mais sobre empreendedorismo, saiba que criar a sua lista de fornecedores é muito importante para o seu negócio e pode fazer toda a diferença nos momentos mais difíceis.

Qual a importância de ter uma lista de fornecedores?

Como mencionado, a lista de fornecedores é essencial para que um negócio flua bem, principalmente em momentos em que a procura comece ser maior do que a demanda. Mas, além disso, a lista de fornecedores pode ainda te ajudar a expandir o seu networking, pode te ajudar a encontrar o melhor preço, a melhor qualidade e, dessa forma, te ajudar a economizar e evitar graves problemas.

Depender de um fornecedor apenas é um dos maiores e graves erros que muitos novos empreendedores cometem, pois se essa sua empresa parceira falir ou ser destituída de alguma forma, você ficará no prejuízo, não é mesmo? Então, para sempre ter um plano B, uma maior gama de diversidades e preço, é imprescindível que você desenvolva uma lista de fornecedores para a sua empresa.

Como montar uma lista de fornecedores?

Depois de já ter definido qual será o seu nicho de atuação e demais aspectos do seu negócio, tais como: público-alvo, orçamento, qual tipo de mercadoria você precisará, quantidade e tipo de venda, por exemplo, o próximo passo é ir em busca de empresas que atendam aos seus requisitos.

Dito isso, lembre-se sempre de pesquisar muito a reputação de uma empresa antes de adicioná-la à sua lista de fornecedores, pois é ela que te ajudará a fazer com que o seu negócio funcione bem, então todo cuidado é pouco. Além disso, saiba que um parceiro ruim nos negócios pode acabar te custando muito mais caro do que você imagina.

Portanto, tenha sempre em mente que um bom fornecedor precisa te tratar bem, ser responsável, profissional, claro e esteja sempre disposto e disponível para responder suas dúvidas e te atender sempre que for necessário. Acredite, isso faz uma diferença enorme e evita muita dor de cabeça.

Outra dica para conhecer novos contatos e expandir sua lista de fornecedores é procurar frequentar eventos e feiras relacionados ao seu nicho de mercado que acontecem na sua cidade, pois além de conhecer diferentes tipos de fornecedores, esses eventos te ajudam a fazer networking, que também é muito importante para qualquer empresa.

Fique sempre atento ao preço e formas de pagamento que um possível fornecedor esteja cobrando e nunca esqueça também de conferir a qualidade do produto antes de adquiri-lo, pois selecionar fornecedores com valores absurdos e que não possuem boas formas de pagamento, de forma alguma será o melhor para o seu negócio.

Em resumo, para ter uma lista de fornecedores de sucesso basta realizar muitas pesquisas, procurar conhecer de perto os produtos oferecidos pelos possíveis parceiros, ter em mente que depender de um só fornecedor pode te render sérios problemas (por isso a criação da lista de fornecedores), levar sempre em consideração prazos estipulados, quantidade de mercadorias produzidas em determinado tempo, formas te pagamento, etc.

Seguindo essas dicas, com toda certeza você saberá criar a sua lista de fornecedores ideal para a sua empresa.

Artigos relacionados:

Deixe seu Comentário