Dicas

Como divulgar seu negócio no Facebook

Como divulgar seu negócio no Facebook

Presente em diversas áreas da nossa vida, a tecnologia tem se mostrado altamente útil para otimizar nossos afazeres, tornando tudo mais rápido, fácil e acessível de ser feito. O acesso constante à internet tem mudado por completo nossos hábitos de vida, e inclusive de consumo. As mídias sociais (principalmente) já são uma das principais ferramentas para impulsionar as vendas e alavancar o nome de empresas e marcas dos mais variados segmentos e tamanhos.

Hoje em dia, é totalmente inconcebível uma empresa não estar presente nas mídias sociais, pois as redes realmente tem o poder de catalisar público e disseminar de forma muito eficiente as informações.

Um dos principais nomes quando estamos nos referindo a redes sociais, o Facebook é hoje o caminho para que muitas empresas consigam espaço e tenham um público fiel, mesmo diante de tanta competição. Para que você tenha uma ideia da dimensão da ferramenta, hoje em dia o Facebook já conta com mais de 1,5 bilhão de usuários ao redor do mundo, estando presente em todas as classes sociais e sendo utilizado por pessoas de diferentes idades.

No Brasil, o número de usuários da rede social chega a 99 milhões, sendo o segundo país do mundo com maior número de cadastrados.

Ou seja, sua empresa não pode ficar de fora do Facebook!

Mas diante de tanta concorrência presente na rede social, como posso ter um melhor desempenho, divulgar a minha marca e conseguir mais clientes?

Essa pergunta é feita por empreendedores de diversos tipos, e nós viemos aqui lhe dar uma mãozinha nesse sentido. Siga lendo e confira 10 dicas para divulgar a sua empresa no Facebook.

1°- Esteja presente

Vamos começar pelo começo: você deve estar presente na rede social.

Principalmente para empresas B2C (business to consumer, ou seja, venda direta para o consumidor final), a presença nas principais redes sociais é indispensável.

Além de criar uma relação de proximidade e intimidade com o seu público consumidor, através das redes você tem um canal direto para avaliar a sua performance, tendo acesso a padrões de consumo diferentes e demais dados que pode lhe ajudar a encaminhar sua empresa para o caminho certo.

2°- Conteúdo relevante

Você sabe o que é Inbound Marketing? Se trata de um modo de divulgação de companhias, focado em oferecer ao público informações relevantes a eles.

Ao invés de você focar numa campanha baseada em “Compre nosso produto, ele é o melhor do mercado”, você pode tentar sanar problemas de seus consumidores, oferecer um conteúdo engraçado (os famosos memes), uma curiosidade, dicas… O Inbound é uma forma não invasiva de marketing, que faz com que o consumidor vá até você e não o contrário.

3°- Publicidade direcionada

Uma das melhores coisas do Facebook é a possibilidade de direcionar o seu conteúdo para o tipo específico de público que você deseja atingir.

Você pode fazer as suas ações segmentando o público por idade, sexo, interesse, local e demais nichos específicos onde será muito mais fácil vender a sua marca.

Patrocinar posts com o direcionamento correto pode lhe oferecer resultados incríveis e com uma ótima taxa de retorno.

4°- Seja rápido nas respostas

Não demore muito tempo para responder os seus seguidores, ainda mais se for um caso de alguma crítica ou mesmo reclamação.

Em caso de demora, o usuário tende a compartilhar o problema com os amigos ou demais pessoas na própria rede social, acarretando num prejuízo da imagem de sua empresa, coisa que você não quer, correto?

5°- Poste, mas com moderação

Muitos administradores de fanpages acabam se empolgando com o engajamento dos usuários e começam a fazer posts sem parar, a cada dez minutos ou menos. Pode parecer uma coisa positiva, mas não é.

Primeiro, deve ficar claro que sim, a rede social dá mais relevância para as páginas que possuem conteúdo frequente sendo publicado, porém, posts excessivos e a todo momento podem incomodar usuários, fazendo com que eles silenciem suas postagens ou mesmo deixem de seguir a sua página.

Poste, mas com bom senso.

6°- Qualidade

O Facebook é um ambiente bem democrático, e sendo assim, conseguimos ver empresas que possuem perfis muito bem construídos, com uma boa comunicação visual e um ótimo design nos posts.

Mas também podemos observar aquelas que não possuem o mínimo cuidado quanto à qualidade das imagens. Esse tipo de abordagem comunica ao consumidor um certo amadorismo, e afasta muitas pessoas de consumirem com determinada marca, essa que perde largamente a sua credibilidade.

Por isso, se você não domina ferramentas como o Photoshop, Corel Draw ou Illustrator, contrate um profissional. Fará uma grande diferença.

7°- Viralize

Um post que viraliza é o sonho de muitos empreendedores que atuam nos meios digitais porém, não é tão simples assim ter um conteúdo viralizado.

São diversos fatores que acarretam isso, como:

  • Horário da postagem;
  • Humor;
  • Originalidade;
  • Relevância.

E para começar com uma viralização, você precisa entender o que o seu público procura, pois será ele que terá o primeiro contato com o conteúdo e que o compartilhará com os seus amigos.

8°- Esteja atento às tendências

As coisas acontecem de forma muito rápida nas redes sociais. Tudo muda de uma hora para outra e é necessário se manter atento a todos esses novos fatores para não ficar desatualizado na rede.

Sendo assim, fique atento aos cases de sucesso dos concorrentes e até mesmo de segmentos diferentes do seu, mudança de layout da rede atualização do algoritmo e etc.

9°- Planejamento

Assim como tudo no meio do empreendedorismo, para o uso do Facebook também é necessário ter um planejamento.

Faça cronogramas mensais, programe os seus posts, fique atento ao assunto que está em evidência e distribua os seus posts de forma equilibrada durante a semana.

10°- Meça seus resultados

Você fez tudo o que indicamos acima, agora é hora de conferir quais são os seus resultados. O Facebook oferece estatísticas detalhadas, apontando a performance de seus posts e com mínimos detalhes.

Estude bem essas informações e use-as para melhorar os seus posts no futuro. Com a devida dedicação e preparo, é possível utilizar o Facebook como um ótimo canal de marketing e até mesmo vendas.

Deixe seu Comentário