Dicas

Como vender sem ser chato? 4 dicas infalíveis

Como vender sem ser chato

Uma das maiores virtudes de um bom vendedor, além de um ótimo e excelente papo, é uma boa persistência perante os negócios. É aí que se entra em um difícil dilema: se você não persistir em sua venda, muitas vezes acaba não conseguindo vender, mas se você ficar insistindo nesta venda, você facilmente acabará se passando por uma pessoa extremamente chata.

Sendo assim, há uma linha tênue não só entre insistir em sua venda sem se passar por uma pessoa desagradável, como também vender de fato o seu produto sem incomodar a peça chave de uma negociação: o comprador. Você deve entender que sim, se as pessoas estão comprando algo ou é porque elas desejam tal coisa, ou porque estão indecisas ou curiosas sobre tal produto.

Acontece que os clientes podem até quererem imensamente comprar algo, mas é você que muitas vezes fará a ponte do porquê ele deve adquirir tal produto – e basta um comportamento inadequado ou irritante para que você, vendedor, acabe perdendo a sua venda. Confira agora as melhores dicas para aprender a vender sem ser uma pessoa chata.

Conheça o seu produto

Basta um diálogo com um vendedor para que uma pessoa indecisa, ou que não conhece tão bem sobre um produto que está prestes a adquirir, finalmente decida se quer ou não levar tal mercadoria para casa. E se você, vendedor, não conhecer o seu produto antes de vendê-lo, pode ter certeza que dificilmente ele irá sair da prateleira.

Além de gerar uma situação totalmente constrangedora, um vendedor que não sabe nada sobre o que está vendendo é, pelo menos, um profissional despreparado. É comparável a um cozinheiro que, quando questionado sobre o que é a sua comida, não sabe responder à pergunta.

Imagine que você está em uma loja de eletrônicos, a qual vende diversos tipos de consoles e videogames no geral. Eis que um cliente chega à loja, dá uma olhada nos produtos e pergunta “moço, sabe me dizer se este Playstation 4 lê DVD’s Blu-Ray?”. E você, sem nem ao menos saber o que significa Blu-Ray, se enrola em uma resposta e acaba não respondendo à pergunta. Basta isso para que o cliente perca o interesse na compra.

Quanto mais informações você der ao seu cliente, mostrando que você conhece de fato aquilo que está vendendo, mais credibilidade você terá com o mesmo e maiores serão as chances de o seu produto ser vendido. Tudo, ou quase tudo, em uma venda é baseado em diálogos, e um bom diálogo recheado de informações sobre o que você está prestes à vender é uma ótima partida para uma venda consolidada.

Credibilidade = maior número de vendas

Como já dito anteriormente, conhecer bem um produto é essencial para que você tenha cada vez mais credibilidade com os seus clientes – mas isso não é tudo. Acima disso, você precisa conquistar a confiança do comprador, fazer com que ele passe a acreditar em você e oferecer à ele um atendimento mais humanizado e muito menos robotizado.

Seja sincero e, mesmo tendo a possibilidade de perder aquela venda, não minta para o seu cliente. Comente, mas de forma gentil e respeitosa, quando um produto parecer não ser ideal para aquele comprador, justificando o porquê de tal mercadoria possivelmente não suprir a necessidade do cliente.

Com a primeira dica pode parecer que você deve à todo custo efetuar uma venda – mas não se engane, não é assim que funciona. Você deve sim conhecer o seu produto, já que isso lhe dará mais domínio sobre um assunto e, logo, sobre a sua venda. Mas você não pode utilizar de seu conhecimento para impor um produto para um cliente que não irá suprir a necessidade de um cliente – apesar de parecer para ele, a primeira vista. Se você fizer assim, provavelmente esta será a sua última venda com tal comprador.

Sendo assim, seja sincero e humano com o seu cliente. Responda as suas dúvidas com responsabilidade e gentileza porque, através de um bom tratamento, você pode acabar ganhando um cliente para a vida toda.

Não venda mais produtos do que você realmente pode

Ter uma variedade enorme de produtos em sua loja, seja ela virtual ou física, pode até parecer tentador e ideal em um primeiro momento, mas também pode acabar vir a dificultar ainda mais a sua vida. Querer vender de tudo um pouco pode mostrar ao seu cliente que sim, você oferece uma boa diversidade de produtos, mas que também pouco sabe sobre todos e que provavelmente está desesperado para vender algo.

Sendo assim, busque-se especializar em um determinado segmento de vendas e isso fará com que você cresça cada vez mais durante a sua carreira como vendedor. Isto não significa que, em uma loja de celulares, você não pode ter mais do que seis marcas de smartphones de diferentes tipos de linhas. Pelo contrário, esta variedade é muito bem-vinda neste caso. O que você não deve fazer, é vender, por exemplo, interfones em sua loja de celulares simplesmente porque eles também são aparelhos eletrônicos.

Vender apenas produtos os quais você tem uma boa identificação é outra ótima dica que segue esta mesma linha. Quando você está vendendo algo que você usufrui diariamente, além de ter um conhecimento muito maior sobre você pode acabar apresentando um olhar de consumidor para o seu próprio cliente – o que faz com que vocês tenham uma relação muito mais efetiva. Selecione a dedo o que você irá vender, e promova apenas um produto que você realmente compraria, caso fosse o consumidor da vez.

Um bom marketing do seu produto é essencial para as suas vendas

Por fim, saiba como promover da maneira correta o seu produto. Para fazer isto, você deve passar por todos os passos anteriores, já que isto exige que você conheça muito bem a sua mercadoria, o que faz com que você acabe tendo mais credibilidade com os seus clientes e se aproxime cada vez mais do seu comprador.

Invista em boas divulgações on-line, aproveite ao máximo as suas redes sociais para fazer com o que o seu produto pareça mais atrativo ao cliente. Faça banners, vídeos explicando as funcionalidades do seu produto e sempre, SEMPRE, responda as dúvidas de seus compradores. Um bom relacionamento com o cliente e um bom merchandising de sua mercadoria são pilares essenciais para impulsionar as suas vendas.

Deixe seu Comentário