Contabilidade

O que é Fluxo de Caixa?

Para que uma empresa possa se manter saudável quanto aos seus gastos e lucros é necessário que ela possua um excelente controle sobre isso, justamente nisso que entra o tão famoso fluxo de caixa. Fluxo de caixa é a variação da entrada e saída de dinheiro do caixa de uma empresa, por exemplo, quando você fez uma compra para o estoque você está gastando o dinheiro do seu caixa, para no futuro revender e obter um lucro maior para sua empresa.

Para que você tenha uma boa noção de quando está gastando e ganhando é preciso ter um rígido registro de estoque, assim permitindo ter total controle de quanto sua empresa está faturando, e também lhe dando dados para prever os gastos que terá que fazer no futuro para aumentar seus lucros.

Para que serve fluxo de caixa?

Serve para que você possa avaliar se a empresa está crescendo ou não. Se os recursos que estão sobrando no fim do mês não estão sendo bons o suficiente, bem, é começando a analisar o fluxo de caixa que você poderá mudar a situação. Você olhará todos os dados que foram coletados e anotados no seu fluxo e assim poderá ver o que está sugando os lucros, onde está gastando demais ou o que não está dando o lucro que havia planejado.

Empresas que lidam com um grande fluxo de materiais entrando e saindo dos seus estoques, como mercados e entregadoras não tem como manter a ordem se não tiverem utilizando um fluxo de caixa, que esteja sendo atualizado a cada entrada e saída.

O equilíbrio de entradas e saídas, os investimentos, financiamentos, tudo isso pode ser melhor especulado quando se possui um bom controle do fluxo de caixa. Pois, nele haverá todos os dados necessários, para saber se é preciso pegar um empréstimo no fim do mês para fechar no azul, ou se está sobrando dinheiro e vale apena fazer um investimento em alguma área da empresa para ampliar os lucros no mês que vem.

Fluxo de caixa em ordem: como manter?

Em pequenas empresas é normal que se faça anotações em planilhas impressas, algo não muito aconselhável, porque não tem como apagar sem borrar e também pode acabar por tornar outro dado que você não queria apagar, ilegível. Por isso, a melhor maneira é partir para uma planilha digital como Excel, ou sites que oferecem planilhas especificas para cada tipo de estabelecimento.

Utilizar sites com softwares, mais detalhados por vezes é a melhor opção, pois, controlar tudo que entra e sai e ainda fazer previsões do que será ganho e gasto, exige um certo conhecimento de administração e de informática, para criar uma planilha que fação tudo isso. Porém, o retorno costuma ser imediato tendo todos os dados em mãos um bom administrador consegue prever no que deve investir, para aumentar seus lucros.

Diferença entre fluxo de caixa e controle de caixa

Enquanto o fluxo de caixa analisa como está o financeiro de uma empresa no geral, desde os gastos e ganhos futuros em projeções, além de ter uma média de quanto será ganho ou perdido, permitindo tomar uma atitude para lidar com isso, o controle de caixa é apenas um registro diário ou semanal de todo movimento financeiro de uma empresa, no período que foi medido.

Quais cuidados tomar para ter um fluxo de caixa eficaz?

Comece organizando sua rotina diária, registre todos os gastos financeiros que fez na empresa, desde um café, até o lanche da tarde, mesmo sendo pouco gasto tudo influencia. Deve registrar os valores e seus prazos (pois, podem ser a vista ou parcelado), e como você pagou (se foi no cartão, dinheiro, xeque, vale, entre outros).

Tenha um dinheiro reservado para caso de algo imprevisto aconteça, como alguém não lhe pagar as contas ou um desastre surpreendente. Mantenha os dados atualizados e sempre analisados.

Quais problemas se não for regulado?

Se você nota que a sua empresa está com problemas financeiros, mas não tem os dados para observar isso na prática e saber a causa, como você irá resolver? Bom, é isso que acontece quando o fluxo de caixa é deixado de lado, o dono fica apenas torcendo para nada dar errado, porque se der e precisar descobrir a causa, não poderá contar com os números, que provavelmente resolveriam isso rapidamente.

Outro problema que pode acontecer, é ter um funcionário corrupto que pode estar desviando produtos para seu benefício próprio, com o fluxo de caixa você notaria isso rapidamente, porque poderia ver que os dados de saída, não estão batendo com a quantidade de produtos de estoque, mas caso não possua esse controle, novamente terá que contar com sorte. Claro que quando contratamos alguém, não iremos desconfiar que ele irá fazer algo ruim, mas um ótimo empresário tem que estar preparado para qualquer situação.

Tipos de fluxo de caixa

O fluxo de caixa pode ser divido de várias formas, cada uma com suas peculiaridades, em seguida iremos citar alguns desses tipos e suas características.

O fluxo de caixa projetado é um tipo que busca ter um detalhamento maior sobre as suas entradas e saídas, nele é possível fazer projeções com valores que ainda não entraram na empresa, mas tem o seu pagamento projetado a curto prazo.

Fluxo de caixa diário, nesse o gestor ou responsável tem o dever de diariamente analisar o fluxo de entrada e saída das mercadorias, é muito usado em empresas que possuem muitas entradas e saídas diariamente, como supermercados e empresas de entrega.

Fluxo de caixa descontado: muito usado quando você pretende vender a sua empresa ou atrair aquele investidor para dar um boost nela, ele avalia a riqueza economizada por essa empresa, assim mostra o caixa que ela ainda possui para fazer projetos futuros.

Esses são alguns dos fluxos de caixa mais usados pelas empresas, é necessário escolher qual usar, para que você analise o estado atual da sua empresa e o futuro que espera ter com ela. Comece aos poucos e vá implementando esse tipo de prática, os resultados serão importante a longo prazo.

Veja também:

Deixe seu Comentário