Curiosidades

Quem foi Henry Ford? Saiba aqui

Quem foi Henry Ford?

Todo empreendedor deve estar atento a questões sobre como funciona o MEI ou se MEI tem direito a 13° salário. Mas além dessas questões, é interessante também conhecermos a trajetória de grandes empreendedores para que possamos nos espelhar e não desanimarmos no primeiro obstáculo que aparecer, pois ao acompanhar qualquer história de sucesso veremos que no início sempre surgirão desafios para empreender. Pensando nisso, trouxemos um histórico de vida sobre quem foi Henry Ford.

Afinal, quem foi Henry Ford?

Henry Ford nasceu no dia 30 de julho de 1863 em uma cidade do interior, próxima a Detroit, no estado de Michigan. Seu pai era de origem irlandesa e sua mãe era filha de imigrantes belgas.

Muito se pergunta quem foi Henry Ford, pois desde jovem Ford já apresentava grandes talentos. A vida em uma fazenda no interior não era nada fácil e exigia muito trabalho por parte de Ford e sua família. Sendo assim, desde muito cedo, esse visionário já tinha planos de substituir o trabalho manual pelo uso de máquinas.

Após conhecer o funcionamento da máquina a vapor, Ford decidiu estudar carros automotores, pois iniciara seus trabalhos na fazenda de seu pai consertando motores e já era bem conhecido na região por esses serviços.

Após o falecimento de sua mãe, em 1876, Ford decidiu não assumir a fazenda da família e aos 15 anos saiu de casa em direção a cidade vizinha, Detroit. Lá começou a trabalhar como aprendiz de operador de máquinas. Em 1887, Ford já havia adquirido grande experiência após trabalhar em uma série de companhias e construiu seu primeiro motor movido à gasolina.

Desafios e obstáculos de Henry Ford

As pessoas geralmente quando pensam quem foi Henry Ford nem imaginam os grandes desafios que ele passou antes de obter pleno sucesso. Em 1899, Ford abriu a sua primeira empresa chamada Detroit Automobile Company (DAC), porém ela fechou após pouco tempo, devido a desentendimentos com os investidores da empresa, os quais desejavam lucros mais imediatos.

Essa primeira empresa produziu cerca de 12 automóveis, os quais eram de baixa qualidade e alto custo. Mais tarde, Ford abriu a Henry Ford Company, mas também não teve sorte nessa nova empreitada, pois foi demitido pelos seus investidores por focar seus interesses na elaboração de carros de corrida.

Apesar dos obstáculos, Ford persistiu nos seus planos de desenvolver carros esportivos para corridas e com o auxílio do projetista Childe Wills construiu o carro 999, carro responsável pela vitória de Barney Oldfield em um campeonato de corrida de carros. A partir dessa vitória, o carro planejado por Ford adquiriu sucesso e reconhecimento no mundo todo e proporcionou capital suficiente para que ele abrisse uma nova empresa, em 1903, a Ford Motor Company.

Quem foi Henry Ford?

A Ford Motor Company

Quando se pensa quem foi Henry Ford a primeira imagem que vem a cabeça é de sua empresa de sucesso, a Ford Motor Company. Esse empreendimento foi fundado quando Ford já possuía 40 anos de idade, com o auxílio de 11 investidores e um capital inicial de 28 mil dólares.

Foi através dessa empresa que Ford implantou o “salário de motivação” que foi uma excelente estratégia para atrair os melhores profissionais da área mecânica. A partir dessa medida, Ford aumentou a sua produção e conseguiu, ao mesmo tempo, reduzir os custos com treinamento, pois já possuía uma equipe plenamente qualificada composta pelos melhores profissionais do ramo, que foram atraídos pelo salário que foi duplicado na Ford Motor Company.

O modelo T

O famoso modelo T foi produzido em 1908 e apresentava grandes avanços para o ramo automobilístico, como volante localizado ao lado esquerdo, motor e câmbio completamente fechados, quatro cilindros fundidos em bloco sólido e suspensão de molas semi-elípticas.

Essas novidades logo foram copiadas por demais empresas e o modelo T logo adquiriu grande aceitabilidade pelo público, pois se tratava de um modelo de baixo custo de obtenção e fácil de dirigir.

O modelo A

Em 1926, o modelo T já não vendia tanto quanto antes, devido a forte concorrência. Diante desse cenário, Henry Ford elaborou um novo modelo de carro, o modelo A. Esse novo projeto contou com uma equipe de profissionais especializados em motores, mecânica, chassi e demais questões da área. A partir desse modelo, foi empregada pela empresa o sistema de mudança anual de automóveis.

Henry Ford e o capitalismo de bem-estar social

Quando se fala quem foi Henry Ford, geralmente focamos em suas grandes criações e deixamos de lado os seus ideais. Como Ford aprimorou o salário pago por sua empresa ao instituir o “salário motivacional”, diminuiu a rotação de funcionários em sua empresa, proporcionando maior estabilidade financeira aos empregados, além de instituir a possibilidade de divisão do controle acionário entre os profissionais que atuavam na sua fábrica, Henry Ford ficou conhecido como um pioneiro da ideia de capitalismo de bem-estar social.

A Ford Airplane Company

Além de atuar no ramo automobilístico, Henry Ford também se envolveu na produção de motores aeronáuticos. Durante a Primeira Guerra Mundial. Ford desenvolveu o Liberty e tempos mais tarde também elaborou um trimotor para ser utilizado em aviões.

O modelo aeronáutico mais famoso de Ford foi o Ford 4AT Trimotor, mais conhecido como “Ganso de Lata”, devido sua forma ondulada em metal. A liga metálica utilizada nesse modelo era uma inovação, a Alclad. Ela compatibilizava a força e dureza do duralumínio com a resistência à corrosão presente no alumínio.

Como o modelo da Ford era parecido com o F.VII-3m da Fokker, surgiram boatos de que os engenheiros que estavam vinculados a Ford copiaram secretamente esse modelo.

O legado de Henry Ford

Até hoje, muito se fala do legado deixado por Ford quando se fala sobre quem foi Henry Ford. Dentre os principais legados deixados pelo empreendedor, os principais foram a produção em massa, mecanização e padronização do trabalho. Além de valorizar o salário de funcionários de forma a não necessitar investir em qualificação, pois os salários valorizados já atraiam os profissionais mais capacitados. Outrossim, o pagamento de melhores salários auxiliava no aumento do poder de compra dos empregados, os quais poderiam possuir também o carro que produziam.

Considerações finais

Como pode ser observado nesse post sobre quem foi Henry Ford, ser um empreendedor de sucesso requer persistência e o contínuo aperfeiçoamento de ideias, de forma com que o gestor tenha a capacidade de buscar por novas estratégias quando necessário.

Deixe seu Comentário