Ideias de Negócios

Abrir uma barraca de churrasquinho: boas dicas

Abrir uma barraca de churrasquinho

Criar um churrasquinho é uma das ideias mais feitas em todo Brasil. No entanto, muitos empresários acabam falindo antes do primeiro ano, visto eles não possuem conhecimento ou não querem investir o dinheiro necessario para começar esse negócio. Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas para abrir uma barraca de churrasquinho. Confira!

Escolha um bom local

Escolher um local muitas vezes depende muito do estilo do seu churrasquinho. Hoje, abrir um desses negócios exige que conheça bem o local e, em especial, se há uma demanda para que investimento retorne. No entanto, a maioria dos empresários iniciantes simplesmente ignoram esse detalhe.

Atualmente, a região ideal séria aquela que apresenta uma grande movimentação de pessoas diariamente e, ao mesmo tempo, seja seguro. Vale lembrar que a segurança sempre deve ser a prioridade para um negócio de venda direta ao consumido, principalmente visto que muitas pessoas já não se sentem tão confortáveis em certas regiões.

Já em questão de demanda, o recomendado é buscar locais mais centrais da sua cidade, quase sempre reunindo diversos grupos de pessoas. Para identificar essas regiões, você precisa entender bem como a economia funciona na sua cidade. Hoje, não é raro de encontrar municípios que não apresentam uma estrutura econômica para sustentar um negócio.

Apesar desse fato ser algo que atrapalhará seu empreendimento, você pode ajustar os preços e a qualidade do seu produto para que eles sejam chamativos. Nos últimos anos, os produtos curto-beneficio são com certeza os preferidos de diversos públicos. Para atrair atenção deles, isso deve ser um fator, no mínimo, interessante.

Ofereça qualidade

Como dito anteriormente, o custo-beneficio é algo que chama muita atenção. Por outro lado, você precisa sempre pesar mais pela qualidade. Hoje, você conseguir bastante qualidade na venda de produtos como churrasquinho gera uma divulgação natural, assim permitindo que sua demanda aumente com o passar do tempo.

No caso de abrir uma barraca de churrasquinho, é sempre interessante que você estude sobre pontos da carne e preferências dos clientes, além de contar com uma equipe que lhe auxilie para que o atendimento seja rápido. Nesses quesitos, é sempre bom ter papeis para anotar os pedidos. Desse modo, possibilitando que o ambiente fique organiza e eficiente quando existe um bom número de clientes.

Abrir uma barraca de churrasquinho

Delivery

Como a maioria dos negócios que envolvem alimentação, ter um delivery – Entrega em domicílio – é algo que acaba chamando muita atenção dos possíveis clientes. Hoje, esse método de entrega possibilita que o consumidor não tenha que se locomover até a sua região para comprar o produto.

Além disso, você ter um delivery permite que seu negócio não fique fixo somente em um lugar, assim gerando divulgação por toda sua cidade. Já em questão de custo, é necessario ter pelo menos um veículo e um funcionário para que esse modelo funcione, assim permitindo que o produto chegue com agilidade.

Apesar disso parecer muito vantajoso, o investimento não é tão baixo. Na verdade, é muito normal que, inicialmente, o delivery exija um investimento entre 3 e 4 mil reais. Por outro lado, também temos que considerar o custo mensal, geralmente ficando em torno dos mil e quinhentos reais. Vale lembrar que geralmente a opção de entrega em domicílio aumenta entre 50 e 100 por cento da sua renda mensal e, consequentemente, fazendo você ganhar mais dinheiro.

Divulgue seu negócio

Como já foi mostrado, a qualidade de um produto permite que seu empreendimento tenha uma divulgação natural. No entanto, nem sempre ela é o suficiente para que seu negócio cresça no ritmo esperado. Hoje, graças aos avanços tecnológicos, as redes sociais são os melhores jeitos de você conseguir novos clientes e, consequentemente, aumentar seu faturamento.

Apesar de parecer algo fácil, nem todo empreendedor irá entender como a ferramenta funciona. Na verdade, a maioria deles geralmente não faz investe na qualidade dessa divulgação. Para que tudo ocorra bem nesse aspecto, é recomendado a contratação de um social media. Hoje, esses profissionais serão responsáveis por fazer que seu negócio receba atenção e cresça no meio virtual.

Geralmente, a contratação desse profissional faz com que você sinta um aumento considerável dos seus clientes, especialmente no caso de delivery. Por outro lado, nem sempre contratar um bom profissional é uma tarefa fácil, principalmente visto que os social media recebem valores entre 1200 e 2000 mil reais por mês, embora realmente façam valer o investimento.

Invista em equipamento

Investir em equipamentos é algo necessario para qualquer empreendimento. No caso de uma barraca de churrasquinho, comprar mesas, cadeiras e equipamentos para o preparo da comida são coisas essenciais. Nessas situações, economizar muito pode ser um grande erro, principalmente quando se trata do conforto do cliente, visto que eles exigem o mínimo de qualidade.

Além disso, também devemos considerar outros pontos ao abrir uma barraca de churrasquinho. Como já foi mostrado, a compra de um veículo é algo bem necessario, sendo recomendado que, pelo menos, um modelo que tenha pesas acessíveis, visto que você provavelmente terá que fazer uma manutenção mensal nela.

Apesar dessa dica ser muito importante, é bom ressaltar a necessidade guardar um pouco de dinheiro, assim servindo para estabelecer o fluxo de caixa.

Entenda seu público

Apesar de todos os pontos anteriores serem de extrema importância, entender seu público acaba sendo a parte mais essencial no momento de abrir uma barraca de churrasquinho. Hoje, diversos investidores não conseguem identificar quem será o cliente ideal para um produto.

Para compreender isso, é necessario que você realmente pesquise sobre como cada um deles vê seu negócio. Geralmente, algo que ajuda muito são os comentários em rede social. Hoje, não é difícil encontrar algum cliente expressando sua opinião abertamente nesse meio virtual, algo que garante uma divulgação positiva ou negativa para seu produto.

Apesar disso, existem outros meios de entender se seus clientes gostaram ou não de algum aspecto do seu churrasquinho. Dentre eles, perguntar. Apesar de ser algo simples, tenho certeza que você já foi em algum estabelecimento e viu um funcionário do local perguntando se os clientes gostaram da comida ou do atendimento.

Nesses casos, os funcionários são incentivados, na maioria das vezes, a fazer essas perguntas, assim podendo ser repassadas para o dono caso aconteça algum problema. Portanto, sendo uma das dicas mais essenciais no momento de abrir uma barraca de churrasquinho.

Deixe seu Comentário