Ideias de Negócios

Como abrir uma agência de turismo? Dá dinheiro?

Como abrir uma agência de turismo?

O serviço de turismo receptivo é destinado principalmente para atender a todas as expectativas de quem adquiriu um produto de turismo. Seja para viagens de passeio ou negócios e que precisem de apoio durante os deslocamentos, as agências possuem essas funções. Muitas pessoas se interessam em abrir um negócio nesse ramo, mas não sabem muito bem como começar. A seguir você vai aprender como abrir uma agência de turismo de sucesso e quais os passos necessários.

Em uma cidade, para que o segmento de turismo receptivo consiga se desenvolver e ser próspero são necessários alguns fatores fundamentais como a atração de alguns visitantes por exemplo. Para isso, seria necessário existir monumentos históricos, recursos naturais, culturais, facilidade para o acesso a esses locais, posicionamento geográfico favorável, centro de negócios e condições ótimas para a vida da população.

Para ter um negócio lucrativo no meio turístico é necessário criar meios seguros de locomoção dos turistas nativos se deslocando entre as fronteiras, oferecer preços acessíveis nos passeios e em cidades próximas ao circuito turístico.

Além de tudo isso, quando um negócio voltado para o turismo se desenvolve na região, as empresas ao redor são estimuladas a crescerem e se desenvolverem também. O setor de hotelaria, parques temáticos, transporte e aviação, por exemplo, também crescem economicamente.

O plano de negócios é fundamental no momento da elaboração de uma agência de turismo. A seguir você vai conhecer algumas informações bem importantes de como abrir uma Agência de turismo.

Visão geral do mercado para agências de turismo

O empreendedor tem um papel fundamental para o sucesso de sua agência de turismo. Cabe a ele descobrir novas oportunidades e possibilidades de resultados positivos.

Realizar uma excelente pesquisa de mercado é fundamental para elaborar uma estratégia eficaz. Ela pode ser realizada pelo próprio empreendedor mesmo e servirá principalmente para saber sobre a concorrência que já se encontra instalada.

Saber os preços oferecidos pelos concorrentes é importante para definir o preço que será praticado, tanto em produtos como em serviços.

Entender os passos necessários de como abrir uma Agência de turismo de sucesso é fundamental para não correr risco de perder dinheiro para os concorrentes. As principais ameaças são sem dúvidas as falhas que o empreendedor pode colocar o seu negócio. Por isso, da importância de uma pesquisa certeira.

Confira alguns destaques que existem sobre as oportunidades e ameaças desta atividade empreendedora no ramo do turismo.

Como abrir uma agência de turismo?

Oportunidades disponíveis para esse setor de negócio

  • Aumento na procura desse tipo de serviço no país e melhoria considerável na vida de alguns brasileiros que trabalham nesse ramo nos últimos 10 anos;
  • Aumento no fechamento de contratos e captação de novos eventos dentro do país, esse fato incrementa o mercado turístico do país.

Ameaças para o setor de turismo do país

  • Serviços oferecidos pela internet, provendo contato direto das pessoas com hotéis, companhias aéreas e demais serviços diminuindo a necessidade de intermediários;
  • Elevada carga tributária;
  • Redução da oferta de assentos pelas companhias aéreas em voos internacionais;
  • A volatilidade da taxa de câmbio;
  • Escassez de pessoal qualificado;

Quem está interessado em aprender como abrir uma Agência de turismo no país deve ficar atento as diversas Campanhas promovidas pelo Ministério do Turismo.

Como escolher o melhor local para abrir a empresa?

O empreendedor quando for escolher o melhor local para a instalação da sua Agência de turismo primeiramente deve escolher o seu público-alvo. Depois de bem definidas essas informações, basta escolher o local e começar a sua empresa.

Se a escolha for montar a agência longe dos grandes centros urbanos, então o indicado é se certificar que será de fácil acesso e locomoção.

Existem aspectos importantes que devem ser levados em consideração, são eles:

  • Local para os clientes estacionarem os seus carros;
  • Escolha locais onde existam um fluxo de pessoas circulando, centros urbanos são os mais indicados;
  • Oferecimento de internet, telefone e outros diversos serviços.

Atualmente, as agências online estão crescendo em ritmo considerável e sem dúvidas se tornarão uma tendência no futuro. Para se ter uma ideia a cada três usuários que navegam na internet, um busca por sites e agências de viagens.

As agências de turismo online não requerem um investimento muito grande, pois não é necessário ter uma estrutura física para receber o público. Alguns empreendedores inclusive estão montando esse tipo de empreendimento na própria casa.

O poder de venda é outro ponto diferente dessas agências online, pois os pedidos de orçamento podem ser recebidos por até 24 horas por dia, em todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana.

O modelo de trabalho das agências online mais usados são o home office com escritório na própria casa. Os móveis e equipamentos que são necessários para o atendimento não são tão caros como nas agências físicas e tradicionais. Porém é preciso deixar claro que o Plano de Negócios é essencial para o funcionamento correto do empreendimento. Isso acontece porque as informações obtidas nas pesquisas de mercado são importantíssimas.

Como abrir uma Agência de turismo legalmente?

Existem alguns procedimentos que devem ser seguidos por quem está querendo aprender como abrir uma Agência de turismo.

  • Realizar a consulta na Prefeitura: Esse deve ser o primeiro passo de abertura da sua empresa de turismo. Essa consulta realizada na Prefeitura tem a função de verificar se o seu empreendimento poderá ser aberto no endereço que você quer;
  • Pesquise o nome e a marca da sua empresa: Você deve pesquisar na Junta Comercial e no INPI se a sua marca e nome de empresa poderão ser usados. Pois, caso haja alguma empresa ou marca com o mesmo nome, o registro se torna inviável;
  • Declaração da empresa individual e arquivamento do contrato assinado: Nessa etapa, todos os antecedentes dos sócios serão investigados junto ao órgão da Receita Federal;
  • O ideal é procurar um Contador para realizar esse trabalho, pois ele poderá lhe dar todas as informações necessárias a respeito da documentação necessária para abrir e constituir uma empresa;
  • Solicitar o CNPJ junto à Receita Federal;
  • Solicitar o número da Inscrição Estadual junto à Receita Federal;
  • Solicitar o Alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda. Esse Alvará de licença é um documento importantíssimo que fornece o consentimento para a empresa poder desenvolver todas as atividades no local pretendido;
  • Efetuar a matrícula no INSS.

Entender todos os processos de como abrir uma Agência de turismo é fundamental para que o seu negócio não fracasse.

Deixe seu Comentário