Dicas

Como vender mais em datas sazonais

Como vender mais em datas sazonais

Datas comemorativas no geral são excelentes não só para os compradores, que acabam investindo em novos produtos, como também para os vendedores. Estes dias são sempre muito esperados pelos varejistas, que enxergam neles uma oportunidade excepcional para aumentar, e muito, as suas vendas do mês, semestre, ano e por aí vai.

E sorte dos vendedores que estas datas são extremamente comuns no calendário brasileiro e internacional. Praticamente todo mês temos um motivo, e uma data, a mais para impulsionarmos as nossas vendas. Temos os típicos dias dos pais, das mães, das crianças, assim como a páscoa, natal, Halloween e por aí vai. Claro que, de acordo com o seu segmento de mercado, nem todas estas datas acabam se encaixando no seu nicho de vendas – mas certamente pode ser algo a ser considerado.

Apesar disso, muitos comerciantes ficam eufóricos por estas datas e acabam não se preparando adequadamente para celebrá-la e, assim, vender cada vez mais. São muitos os dias comemorativos do ano os quais podemos aproveitar para vendermos em maior escala, mas é necessário preparação para que estas datas não acabem passando por nós “despercebidas” ou inaproveitadas. Sendo assim, confira abaixo as melhores dicas para vender mais em datas sazonais.

Tenha sempre um estoque preparado para estas vendas

Suponhamos que você, vendedor, trabalha em uma loja de doces, chocolates e outras comidas do gênero. É então que está chegando o período da páscoa e você acha que o estoque comum vai ser o suficiente para suprir a demanda desta data que, definitivamente, é a mais propícia para venda de chocolates do ano. Sendo assim, se você não se preparar para isto, de nada adiantou a páscoa para você, já que as suas vendas não estavam preparadas adequadamente para a data.

Estes períodos sazonais possibilitam que o vendedor saiba com grande antecedência quais atitudes tomar para aumentar de fato as vendas, fazendo negociações eficientes com fornecedores em períodos de baixa procura, ou seja, conseguindo bons descontos na hora de comprar em massa um determinado produto para venda.

Se você trabalha em uma loja de aparelhos eletrônicos, por exemplo, aproveite o final do primeiro semestre para fazer grandes compras e rechear o seu estoque, preparando-o para o final do ano – o qual sempre conta com datas extremamente propícias para vendas do tipo. É no final do ano em que temos períodos como a Black Friday, por exemplo, onde podemos colocar um desconto considerável e, assim, vender mais do que o dobro do que estamos habituados nos meses anteriores. Assim como no natal, época de grande procura para tais produtos.

Saiba quem é o consumidor que irá comprar os seus produtos

É sempre excepcional que você conheça o seu cliente e saiba exatamente para quem você está vendendo. Isto vale não somente para datas e períodos comemorativos, mas sim para toda a sua trajetória como vendedor no mercado de trabalho. Isto porque é conhecendo o seu cliente que você será capaz de saber em quais pontos tocar, ter noção do que poderá ser mais atrativo para ele e qual produto, particularmente, acabará fazendo sucesso entre os seus consumidores.

E, apesar dessa atitude ser importante durante todo o ano, sua importância aumenta ainda mais quando estamos falando de datas sazonais. Saiba que, em períodos comemorativos, geralmente as pessoas estão comprando coisas e presentes para outras pessoas, e não para si mesmas. Então não basta você focar em um único cliente, e sim mostrar interesse no perfil citado por ele e, realizando um bom atendimento, descobrir uma boa venda para um terceiro.

Saiba como atender o seu cliente, mostre-se comunicativo e disposto a atendê-lo e entender a necessidade que ele mesmo quer suprir, ao comprar um presente para outra pessoa. Pratique um atendimento mais humanizado, atue não só como um vendedor, mas também com o olhar de um consumidor que quer comprar um bom presente para um amigo, conhecido ou familiar.

Tenha uma loja online

Com a popularização e democratização da internet cada vez mais pessoas se sentem seguras a realizar as suas compras de maneira online. Além disso, as pessoas estão ficando muito mais ocupadas e, com o pouco tempo que lhes sobram para além do serviço, ir às compras nem sempre é a opção mais desejada entre elas.

Sendo assim, invista em uma loja online para que suas vendas cresçam, e muito, não só durante os períodos festivos como também durante todo o ano. Em épocas comemorativas, já é esperado que a pessoa tenha que pegar filas de trânsito, disputar espaços em ônibus e metrôs e até mesmo dentro de lojas para conseguir realizar as suas simples compras. Ter uma loja online facilita este acesso  do consumidor que, muitas vezes, prefere não sair de casa para fazer as compras.

Faça com que o seu site seja atrativo e muito bem específico para atender e orientar o cliente durante a sua compra. Proponha categorias e dicas de presentes conforme a navegação do consumidor em seu site, utilizando dos famosos “para você que viu tal produto”. Saiba de informações como idade, sexo, estilo de vida e período da compra para ser cada vez mais incisivo na hora de orientar o seu cliente em sua própria loja virtual. Se você fizer isso durante os períodos sazonais, saiba que suas vendas devem aumentar – e muito.

Ambientação da loja

Como já dito anteriormente, datas comemorativas exigem um certo esforço por parte dos consumidores, que precisam se deslocar até as lojas e enfrentarem diversos tipos de filas até, finalmente, conseguir usufruir de um produto. Sendo assim, faça com que a vinda do seu cliente valha muito a pena, oferecendo não somente boas mercadorias como também um espaço atrativo e acolhedor.

Em uma época onde a maioria das compras são feitas online, ter um espaço bem decorado, chamativo, bom aos olhos e acolhedor pode chamar a atenção de muitos que simplesmente passam pela frente, e que podem, então, entrar para descobrir mais sobre o que se tem nesta loja. Disponha bem os seus produtos, faça com que eles chamem a atenção dos clientes na vitrine e dentro de sua própria loja.

Além disso, ofereça um atendimento diferenciado e extremamente acolhedor para o consumidor. Se você trabalha com uma loja de skate, surf e shop por exemplo, deixe sempre aquela música que tenha uma pegada mais do gênero, um indie, um reggae, um rap. Faça com que a sua loja seja atrativa o suficiente para que o cliente sinta vontade estar sempre de volta.

Deixe seu Comentário