Ideias de Negócios

10 ideias de negócios para pequenas cidades

Ideias de negócios para pequenas cidades

Quando pensamos em negócios para pequenas cidades, imaginamos algo lucrativo e diferenciado. E o fato é que, para aumentar as chances do empreendimento ter sucesso em um município com poucos habitantes, é importante investir também na personalidade do local.

Isso envolve aspectos como nome, decoração e estilo. Mas o principal fator que deve ser observado é prestar serviços ou vender produtos inovadores na região.

Se você observar, muitas pessoas realizam viagens para cidades maiores para comprar itens que não são comercializados em cidades pequenas.  Esse pode ser o gancho para que seu empreendimento comece a decolar. Outrossim, sempre fazem sucesso bares e lancherias, pois se tornam opções de lazer e diversão, o que muitas vezes pode estar fazendo falta no município.

Primeiramente, você precisa definir a situação atual na cidade em que pretende estabelecer seu empreendimento. Não vale a pena investir em uma pastelaria se já existem pelo ao menos outras cinco no centro da cidade.

Veja quais as possibilidades terão maior procura, as quais são exatamente as que estão em falta na cidade e fazem com que as pessoas tenham que buscar por esses recursos fora dali.

Nessa perspectiva, muitas vezes é mais fácil montar um negócio novo em uma cidade pequena do que em uma cidade grande. Você só precisa escolher bem qual será o segmento e investir em atrativos para o público. Vejamos algumas ideias de negócios que tem tudo para ser bem sucedidos em cidades pequenas.

Ideias de negócios para pequenas cidades

Invista em pequenas franquias

As vantagens de pequenas franquias é que não necessitam de um grande custo de investimento inicial e também não possuem muita concorrência em cidades pequenas. Além disso, a maioria das franquias, que se concentram em grandes centros urbanos, normalmente oferecem produtos inovadores e diferenciados. Outra vantagem é que não é necessário criar ambientes ou marketing, pois tudo já está pré-estabelecido na franquia.

Comércio de alimentos

Pizzarias, lancherias, restaurantes, cafeterias e docerias são excelentes negócios para se abrir em cidades pequenas. Esse tipo de lugar pode gerar mais do que fornecimento de alimentos, mas também de entretenimento em alguns momentos, como música ao vivo às sextas à noite.

O importante nesses lugares é oferecer um ambiente com requinte e sofisticação, climatizados e atrativos para que as pessoas queiram passar um tempo além de consumir os produtos. Normalmente, cidades pequenas não possuem uma opção diversificada de locais para comer fora, então essas são opções a se considerar, invista também no marketing e nomes criativos.

Estética e Beleza

Sabemos que este ramo tem sido crescente em todas as regiões do Brasil. As pessoas cada vez mais investem em produtos e serviços relacionados à beleza, e por isso, investir em uma estética é muito promissor.

Apesar de ser um pouco alto o investimento de uma estética, a procura e o retorno são garantidos, ainda mais se não houver muita concorrência na região. As pessoas podem se deslocar grandes distâncias para procurar serviços nos quais elas confiam, ou mesmo para pagar mais barato. Sendo assim, você pode oferecer qualidade de produtos e serviços, contratando profissionais reconhecidos e também oferecer promoções para atrair a clientela.

Ideias de negócios para pequenas cidades

Ideias de negócios para pequenas cidades – Pub

Para um público mais jovem pode ser um pouco monótono viver em uma cidade pequena com poucas opções de diversão, por isso investir em um Pub pode ser uma opção bem lucrativa. Vender bebidas  em um local personalizado, que ofereça uma boa experiência aos seus clientes, com música e opções de lazer com certeza vai fazer com que este seja o local preferido para o happy hour com os amigos.

Creche

Muitos pais procuram opções de onde deixar os seus filhos durante a sua jornada de trabalho. Por isso, investir em uma creche em uma cidade pequena pode ser um bom negócio, tendo em vista a carência do tipo de estabelecimento na região.

Normalmente creches ficam em regiões mais centrais, e isso também pode ser um fator positivo que ajudaria o seu negócio a prosperar. Sendo assim, você deve escolher uma localização estratégica que atenda a demanda de boa parte do município. Além disso, é importante estar de acordo com a legislação e escolher locais amplos e profissionais qualificados, de acordo com o tamanho do empreendimento. O valor de investimento inicial não é tão alto e pode ter um retorno bem rápido dependendo da demanda.

Festas e eventos

Você pode abrir uma empresa para promover festas e eventos em sua cidade. Para isso você deve investir em materiais e ao alugar eles você tira o seu lucro. Se você tiver um espaço amplo em mente, converse com o dono e ofereça uma parceria para promover o salão e em contrapartida você receber comissões.

Pode ser voltados para o público infantil, 15 anos e casamentos. Com uma boa publicidade e fotos para a divulgação você consegue ganhar espaço, lembre-se de procurar decorações e itens inovadores e diferentes trazendo novas tendências de mercado para festas.

Ideias de negócios para pequenas cidades – Bazar e variedades

Neste tipo de empreendimento você pode trabalhar com diversos itens que não são comuns no comércio de sua cidade. Uma sugestão são artigos para casa, jardinagem, e também de tecnologia. Desta forma as pessoas podem encontrar tudo o que precisam em sua loja, sem a necessidade de ter que sair da cidade para isso.

Serviços de tecnologia

Você pode investir em uma loja com produtos de informática especializados, ou então para suporte técnico de computadores. Em cidades pequenas essas opções costumam ser escassas, e a maioria dos usuários precisa sair da cidade para conseguir manutenções e suportes técnicos. Esta é uma área muito promissora.

Cyber Café

Você pode oferecer uma cafeteria com espaço para acesso à internet, wifi, e ambientes confortáveis. Essa opção pode ser um grande diferencial principalmente em cidades pequenas.

Ideias de negócios para pequenas cidades – Lan House

Um grande exemplo de negócios para pequenas cidades muito promissores é oferecer ao público acesso à internet e serviços de impressão. Estes negócios são indicados para ser estabelecidos próximos de faculdades, escolas ou outros centros de ensino, ou mesmo próximo a tabelionatos e cartórios. Em cidades pequenas você pode atrair clientes pelos valores e boa qualidade de internet disponibilizados.

Deixe seu Comentário