Ideias de Negócios

Negócios para renda extra: quais os melhores?

Negócios para renda extra

Hoje em dia existem muitas possibilidades de se fazer uma grana adicional com a internet, mas nem precisa ser online, na verdade. É preciso utilizar meios para criar os recursos necessários e fazer os negócios para renda extra funcionarem.

Dependendo da situação, esses negócios podem dar tão certo que se tornam a sua fonte de renda primária e mudam a sua perspectiva profissional. Foi assim com muitas pessoas e pode ser assim com você, portanto busque enxergar isso como uma extensão do seu trabalho, ok?

Venda de produtos é um dos primeiros negócios para renda extra

Não precisa de internet, nem nada do tipo. É bastante comum ver pessoas que vendem algum tipo de doce ou produto na faculdade ou trabalho para adquirir uma renda extra. Isso pode te render alguns lucros se tiver uma rede de clientes e souber se planejar.

Divulgar seus produtos em uma rede social ou até mesmo criar algum blog ou site mais elaborado pode ser uma ótima opção. Os marketplaces também são excelentes, mas requerem um estoque maior. Se optar por vender online pode evitar taxas e impostos diversos.

Nunca é uma má ideia postar uma foto de seus produtos, algum vídeo, divulgar comentários de clientes satisfeitos e muito mais. Dependendo da situação é até possível criar um serviço de delivery, sabia? Isso acontece com designers e artistas que vendem materiais. É bastante comum que façam sua arte e consigam visibilidade e passem a vender seus próprios materiais.

Revenda de produtos

Claro que você não precisa produzir e criar seus próprios produtos, mas pode vender os de outras pessoas. Para isso existem os revendedores. Basta encontrar algum que seja interessante e que você perceba que as pessoas estão precisando ou querendo. Você compra e pode revender.

É um pouco mais arriscado, mas pode ser lucrativo, considerando que geralmente essas marcas já possuem espaço no mercado e clientes fidelizados. Você só precisaria criar uma rede de clientes fiéis. Você pode até mesmo vender online se for uma pessoa organizada.

Serviços online como freelancer

Existem uma série de possibilidades de atuar como freelancer atualmente, sendo que algumas pessoas já utilizam isso como fonte de renda primária. Principalmente na área de redação, design e programação. Se você se encaixa em alguma delas, pode ter certeza que existe espaço para você.

Da mesma forma que existem pessoas criando novos negócios, existem pessoas dispostas a criarem os sites para esses negócios. Se você sabe programar é a oportunidade perfeita. Sem contar que existem diversos tipos de projetos como games, animações, editoração e etc. Quem sabe utilizar bem computadores não fica sem emprego no mercado de trabalho. Dificilmente esse trabalho não evoluiria para sua fonte de renda primária.

Designers e artistas de plantão, saibam que o número de empreendedores não para de aumentar, portanto flyers, divulgações, postagens em redes sociais e tudo o mais precisa ser produzido. É aí que você pode oferecer seus serviços, criando identidades visuais, logotipos e muito mais de maneira freelancer.

As redes sociais precisam ser administradas por profissionais competentes, assim como a maioria das grandes empresas geralmente terceirizam esse setor. Quem se vê nessa área também pode conseguir uma vaga em empresas ou em negócios variados.

A única dificuldade é que geralmente universitários tomam essas vagas, pois possuem mais experiência, diplomas e acabam ganhando a preferência, então escolha bem o que pretende fazer.

Marketing online é um dos negócios para renda extra

Ele até poderia ser incluso na parte dos freelancers, mas tem um posicionamento especial. Toda empresa e negócio precisa de marketing. Talvez você não tenha se formado em publicidade, marketing ou nenhuma área relacionada, mas existem opções que você pode tomar.

Por exemplo, existem pessoas que divulgam festas e eventos em suas redes sociais. Basicamente elas não produzem nenhum tipo de trabalho visual, somente colocam alguma coisa na foto do perfil e divulgam em suas redes. Dessa forma eles recebem uma renda extra sem ter tanto trabalho ou experiência na área.

Sabe tirar fotos? Pode tirar fotos de baladas, de negócios, produtos e etc, conseguindo uma grana extra. Também se encaixa na opção de freelancer, mas no fim das contas você estaria fazendo marketing. Claro que você não precisa aturar nessa área como fotógrafo.

Ensine com um curso online

Sabe fazer alguma coisa?  E sabe ensinar essa coisa? Que tal criar um curso virtual e vendê-lo para pessoas interessadas? Nesse caso qualquer habilidade é útil, desde as mais cotidianas, como lidar com encanamentos, eletricidade, alimentos, até as mais complexas como física, química, etc.

Habilidade úteis e de cunho digital, como utilização de softwares, aplicativos também estão sendo bastante requisitadas. Você não precisa ser nenhum professor formado para fazer algo do tipo, mas lembre-se que existem critérios para poder emitir um certificado, então é preciso diferenciar um curso para aprender atividades e um curso para profissionalizar e permitir uma função.

Escolhendo seus negócios para renda extra

A primeira coisa é escolher algo que você goste e tenha capacidade de fazer, pois terá de ter dedicação. Não adianta optar por vender algum alimento se simplesmente não gosta de fazer isso. Não tem nada de mais em não gostar e querer algo diferente, ok?

Mas também não adianta querer trabalhar como um design e editor de imagens se não tem nem o básico e não sabe utilizar computadores, não é mesmo? Se for atuar como freelancer, precisa saber efetuar a atividade de maneira adequada.

O segundo passo é calcular a quantidade de investimento e o lucro obtido a partir da atividade. Os negócios online geralmente não tem custos ou são bem baixos, mas se optou por algo físico terá que lidar bem com suas finanças e produção, pois pode acabar saindo no prejuízo.

Também é interessante fazer uma pesquisa antes, saber se seus conhecidos não estão interessados nos produtos ou serviços, pois se não criar uma rede de clientes e fidelizá-los, pode acabar gastando muito tempo tendo que lidar com essa parte.

O passo final é colocar em ação e decidir quais são as melhores estratégias e, se necessário, mudar para outros negócios para renda extra e recomeçar.

Deixe seu Comentário