Tipos de negócios

O que é razão social? Entenda sua importância

O que é razão social?

A primeira questão que o empresário costuma ter em relação ao seu negócio futuro é qual nome ele terá. Geralmente é mais comum pensar primeiro qual será o nome fantasia, nome esse que as pessoas vão conhecer primeiro. Mas, além desse, o nome da razão social é o mais importante a ser escolhido. Entenda o que é razão social e qual a sua importância para o andamento da empresa.

O nome da razão social é muito importante para uma empresa, além do seu endereço fixo de funcionamento e CNPJ.

Muitas pessoas pensam que a razão social não é tão importante assim, afinal ela não fica exposta para o grande público ver. Engana-se quem pensa assim, afinal esse nome estará no negócio até o fim.

Existe ainda muita confusão a respeito da escolha desse tipo de nome pelos empreendedores. Isso acontece porque muitos também nem sabem qual a importância desse nome. Um nome escolhido de maneira errada, pode trazer muita dor de cabeça para o dono do negócio.

Com as nossas explicações sobre o que é razão social vai ficar fácil fazer uma escolha assertiva desse nome. Você vai conhecer os diferentes pontos importantes sobre esse nome e por que ele precisa ser pensado antes.

Entenda o que é razão social

Entender o que é razão social se torna extremamente importante para o processo de escolha do nome de uma empresa que está sendo iniciada agora.

Conhecida também como firma empresarial ou denominação social, a razão social é o nome que a empresa tem juridicamente.

É esse nome que vai aparecer em todos os contratos, documentos e escrituras legais que a empresa fizer.

Além de ser esse nome que será usado na abertura de contas em bancos, autoridades e instituições governamentais, relações que a empresa tiver com fornecedores e parceiros, entre outras.

Para resumir, a razão social é o nome que a sua empresa de fato terá no papel. É a que vai representar o seu negócio, estará sempre do lado do CNPJ e também do endereço.

Se a sua empresa não tem essas informações, acredite, ela não existe legalmente. Então, já deu para perceber a importância de saber de fato o que é razão social, não é mesmo?

O Código Civil Brasileiro, a Constituição Federal e a Convenção da União de Paris para assuntos de Propriedade Intelectual dão plenas garantias ao direito de denominação social para empresas.

O nome da razão social é útil para a empresa?

Quando estamos montando um negócio é muito importante sabermos o que é razão social para que a escolha do nome seja feita de maneira assertiva.

O nome da razão social vai contar em todos os documentos da sua empresa. É esse nome que identifica o negócio da empresa em todos os registros de notas fiscais, escrituras, contratos e outros assuntos relacionados.

Além disso, é esse nome que vai representar e identificar o verdadeiro nascimento da sua empresa na Junta Comercial e Cartório. Esse tipo de identificação é necessário para que nenhum outro tipo de empreendimento possa usar o seu nome. Consequentemente, não existirão fraudes e irregularidades.

É muito importante antes do registro, fazer uma pesquisa para checar se o nome escolhido, já está sendo usado.

Outro ponto importante e que deve ser destacado, esse nome é o que vai aparecer nas faturas de cartão de crédito dos consumidores, além dos contratos com possíveis fornecedores.

Escolher qualquer tipo de nome de razão social não é uma boa ideia, não é mesmo?

O que é razão social?

Quais são as diferenças entre nome fantasia e razão social?

No mundo do empreendedorismo existem muitas dúvidas e confusões sobre o que é razão social e nome fantasia. Aliás, algumas dessas empresas se confundem e escolhem nomes de maneira errada para a razão social.

Mesmo que sejam nomes complementares, eles são diferentes e o empreendedor precisa saber escolher de maneira assertiva.

Para você entender de vez, o nome da razão social é aquele que vai sempre aparecer nos contratos e documentos legais da sua empresa. Já o nome fantasia é aquele que vai aparecer para as pessoas de uma maneira geral.

O nome fantasia é conhecido também como nome empresarial. É esse nome que é usado nas campanhas de marketing, divulgação nas redes sociais, nas marcas empresariais e até mesmo nos apelidos comerciais.

Não é obrigatório que o nome fantasia seja igual ao da razão social. O mais indicado é que exista apenas alguma relação entre elas, assim evitam-se confusões em relação à marca da empresa.

A escolha desse nome pode ser feita totalmente livre e sem pressões. A única observação que deve ser feita é em relação ao ramo de atuação do negócio escolhido.

Ao contrário do nome da razão social, o nome fantasia pode ser bem alternativo e criativo. Seu objetivo é chamar a atenção mesmo do grande público. Afinal de contas, não é esse nome que vai nos documentos e contratos.

Dicas para a escolha do nome da razão social

O empresário deve ter em mente aquela regrinha básica para escolher os nomes da sua empresa. O nome da razão social deve ser mais formal, pois é ele que vai aparecer nos documentos legais.

Já o nome fantasia pode ser bem criativo, desde que mantenha a relação com a razão social. Aliás, assim que é escolhido o nome fantasia, um símbolo de marca registrada passa a acompanha-lo.

Sendo assim, essa marca passa a pertencer a empresa.

Evite escolher siglas complicadas quando for criar o nome fantasia, que não tenha nada a ver com a marca. Ao invés de ajudar, vai atrapalhar a empresa.

Exemplos de razão social e nome fantasia no Brasil

Existem muitos nomes de empresas no Brasil que utilizam excelentes nomes de razão social e de fantasia.

Fazendo a escolha certa de nome, aliada a uma boa ação de marketing, sem dúvidas a sua empresa crescerá bastante.

Para te ajudar a entender o que é razão social e principalmente, como ela contribui para o crescimento da empresa, listamos a seguir alguns exemplos nacionais. Confira:

  • A maior rede de lanchonetes fast food do Brasil possui um nome de razão social que ninguém conhece. A Arcos Dourados Comércio de Alimentos nada mais é do que o nome fantasia McDonald’s;
  • A razão social Via Varejo, é a famosa loja cujo nome fantasia é Casas Bahia;
  • Itaú é apenas um nome fantasia, sua razão social é Itaú Unibanco Banco Múltiplo S/A.

Com essas explicações, sem dúvidas deu para entender o que é razão social e a sua importância para a empresa. Portanto, capriche na escolha do nome.

Deixe seu Comentário