Ideias de Negócios

Como abrir uma loja de conveniência?

Como abrir uma loja de conveniência?

A tão sonhada independência financeira pode vir com base nas mais variadas ideias, sejam elas voltadas para o comércio ou indústria. Hoje em dia, grande parte da população está interessado em saber como abrir uma loja de conveniência.

Muito popular no exterior, as lojas de conveniência estão adquirindo grande popularidade no Brasil, o que significa que há demanda o suficiente para garantir uma renda satisfatória ao final do mês. Para descobrir mais detalhes e saber tudo sobre o assunto acompanhe!

Como abrir uma loja de conveniência

É preciso realizar um estudo profundo e entender toda a demanda e mercado para uma loja de conveniência, alguns passos podem ser seguidos para melhor clareza na hora de realizar a montagem e abertura da loja.

Marcado e demanda

Saber como abrir uma loja de conveniência pode garantir ótimos frutos a médio prazo ou longo prazo. Isso porque uma das principais características das lojas de conveniência, é o seu funcionamento 24 horas.

Ademais, é possível deduzir que uma determinada porcentagem, aproximadamente 17%, das vendas do comércio são de responsabilidade das conveniências. Além disso, também são responsáveis por aumentar de forma considerável a venda de gasolina nos postos de combustíveis.

Segurança como requisito de como abrir uma loja de conveniência

Antes de tudo, um dos principais pilares em qualquer negócio, é a segurança. É imprescindível fornecer uma segurança de qualidade para os consumidores e também para colaboradores que estão prestando o seu serviço.

Além disso, as lojas de conveniência atraem, em grande parte do seu público, clientes que procuram um atendimento ágil e rápido em um horário em que a maioria dos estabelecimentos já estão fechados. Logo, há uma grande probabilidade de atender pessoas alcoolizadas e com demais substâncias.

  • Boa iluminação;
  • Câmera de segurança de qualidade;
  • Vigilância profissional;
  • Botão de pânico.

Assim, essas são algumas dicas sobre como aumentar a segurança do estabelecimento. Inclusive, a escolha do ambiente também determina muito sobre como será o perfil dos clientes que comprarão na loja e, também, a segurança do ambiente.

Exigências e leis

Inegavelmente, todos os estabelecimentos que vendem bebidas e produtos comestíveis, necessitam de uma precaução a mais na hora de investir. Os órgãos como:

  • Prefeitura;
  • Código de Defesa do Consumidor;
  • Vigilância Sanitária.

Assim, são alguns dos principais órgãos para conseguir a permissão para o funcionamento correto e legal da loja.

Como abrir uma loja de conveniência?

Automatização para executar melhor o plano de como abrir uma loja de conveniência

A automatização de lojas dos mais diversos segmentos, tem se mostrado extremamente necessário para um bom atendimento e agilidade nas funções. Afinal, é importante lembrar que o consumidor que procura esse tipo de atendimento, busca agilidade e objetividade.

Por isso, é muito importante procurar um sistema de qualidade que facilite a consulta dos produtos em estoque, bem como o registro de mercadorias no caixa. Além disso, um sistema que esteja integrado com máquinas de cartão crédito e débito, flexibilizam as formas de pagamento e aceleram as mesmas.

Atendimento diferenciado

Inicialmente, um cliente bem atendido, em grande maioria das vezes, é um cliente satisfeito. Logo, um atendimento diferenciado e principalmente objetivo e ágil, consegue uma maior probabilidade de fidelização. Mesmo que os clientes procurem rapidez, a equipe precisa ser simpática e solícita.

Dessa forma, muitas empresas criam bonificações para os atendentes que se destacam em diversos setores dentro da loja, tanto em atendimento, organização e pró-atividade. Logo, incentivar os colaboradores também é uma ótima forma de fazê-los atender o cliente de uma forma agradável.

Custos

Colocar no papel todos os custos da empresa, é extremamente importante. Isso porque além dos custos pessoais de cada proprietário (água, luz, internet, etc), ainda há os custos da empresa. Logo, coloque tudo no papel e veja se é melhor uma loja própria ou uma loja gerida por um posto de gasolina, por exemplo.

Outrossim, os maiores e principais gastos que se deve pensar antes de chegar a conclusão de como abrir uma loja de conveniência, é:

  • Folha de pagamento;
  • Fornecedores;
  • Aluguel;
  • Água e luz;
  • Telefone e Internet;
  • Impostos e taxas;
  • Concessão.

Ademais, justamente por isso é muito indicado colocar tudo no papel e decidir o que está ao alcance, se é uma franquia ou uma loja que será mantida de forma própria. Uma dica para os profissionais que não possuem experiência no segmento, é tentar formar parcerias com profissionais mais experientes.

Equipe de trabalho

Será muito difícil abrir uma loja de conveniência e atender a todos os clientes sozinhos, organizar o estoque, receber mercadoria e demais atividades. Logo, é imprescindível estar preparado para a contratação de atendentes.

Logo, se a franquia for 24 horas, é preciso estipular um horário de trabalho para cada atendente. O indicado é que hajam pelo menos dois ou três profissionais na conveniência para cada turno, assim, é possível realizar os intervalos e escalas de forma muito mais prática.

Para gerir de forma tranquila todas as atividades da loja, é indicado que haja um profissional para setores como:

  • Balcão;
  • Caixa;
  • Atendente;
  • Serviços gerais (estoque, reposição, etc);
  • Auxiliar Administrativo.

Além disso, é importante frisar que cada funcionário precisa ter um perfil compatível com a função que desempenhará. Logo, um atendente que estará em contato direto com o cliente, precisa ser simpático e pró-ativo.

Ademais, bem como os profissionais de Caixa precisam ter facilidade com matemática e agilidade na cobrança das mercadorias. Os profissionais de serviços gerais precisam ter grande conhecimento de todos os setores da loja, e assim por diante.

Custo de abertura e documentação necessária

O custo para abrir a loja de conveniência depende muito da região, localização, se é franquia ou não. Em geral, profissionais empreendedores que optaram por abrir uma loja de conveniência, relatam que é necessário em torno de R$ 100 mil para a abertura.

Além disso, logicamente, nesse valor está incluso a instalação, documentação, localização, etc.

Entretanto, quanto à documentação, é indicado primeiramente escolher um contador de confiança e profissionalismo para orientar todos os aspectos legais de abertura e documentação. Os procedimentos podem variar entre si, mas a documentação e processo a seguir mais comuns, são:

  • Registro no Sindicato Patronal;
  • Inscrição na Prefeitura da sua cidade;
  • Alvará de Localização;
  • Registro na Secretaria da Fazenda;
  • CNPJ devidamente registrado;
  • Registro vigente na Junta Comercial.

Além disso, escolher qual o tipo de sociedade, nome e contrato social, também faz parte do passo a passo sobre como abrir uma loja de conveniência.

Deixe seu Comentário