Curiosidades Dicas

Como encontrar um bom fornecedor para a sua empresa

Como encontrar um bom fornecedor

Uma das principais preocupações que um novo empreendedor precisa ter antes de abrir um novo negócio é, sem dúvidas, como encontrar bons fornecedores. Isso porque esse desafio é muito maior do que parece e exige muita pesquisa, muito estudo e conversas para que tudo saia dentro dos conformes.

Na verdade, além de ser umas das principais preocupações, esse também  é um dos primeiros erros de muitas pessoas na hora de abrir um negócio próprio, pois, além de não criarem uma lista de fornecedores, muitos também esquecem de pesquisar mais a fundo sobre essa área tão importante para uma empresa.

E não, querido leitor, nem todo bom fornecedor está na internet ou nas páginas de destaque do google, por exemplo. Para montar algo de qualidade, poder contar com parceiros responsáveis e bons profissionais que te socorram na hora do aperto, é necessário ir a campo e escolher por você mesma (o) aqueles que mais combinem com a personalidade do seu negócio.

Dito isso, hoje separamos algumas dicas de como encontrar um bom fornecedor para a sua empresa para ter um negócio próspero e sem problemas. Continue lendo! 😉

Como encontrar um bom fornecedor

Antes de se perguntar como encontrar um bom fornecedor, é necessário que você já tenha definido na sua cabeça o seu nicho e dos os aspectos que te ajudarão a colocar em funcionamento o seu negócio. Ou seja, qual área você atuará, qual será o seu público-alvo, qual é o seu orçamento, qual tipo de mercadoria você precisará, qual a quantidade, você venderá pela internet ou em loja física?, qual a quantidade necessária? Seus produtos serão por encomenda ou com pronta entrega?

Ao responder essas questões, você perceberá como será mais fácil sair à procura dos seus possíveis fornecedores, é ter isso claro é muito importante, afinal, o fornecedor será o responsável por te ajudar a suprir as necessidades do seu negócio.

Então, após definir tudo, o próximo passo é ir em busca de empresas que atendam aos seus requisitos. Confiram as dicas a seguir de como encontrar um bom fornecedor para a sua empresa:

1. Realize pesquisas online

Bom, como mencionamos, realizar uma boa pesquisa pode fazer toda a diferença na construção do seu negócio, pois serão os produtos desses fornecedores que te ajudarão a criar a sua empresa. Portanto, pesquise na internet sobre fornecedores que possam atender o tipo de segmento do seu negócio, vá atrás de referências, entre em contato com pessoas que já tenham trabalhado com esses fornecedores, faça pesquisas jurídicas, procure no reclame aqui, etc. Ou seja, não deixe nada passar, pois esse é o primeiro passo de como encontrar um bom fornecedor para a sua empresa.

Encontrou um possível fornecedor? Entre em contato com eles, vá conhecer os produtos pessoalmente, veja como são criados, pergunte sobre preços, entregas, tempo de produção, prazos e analise tudo mais que for necessário.

Tenha sempre em mente que um bom fornecedor precisa te tratar bem, ser responsável, claro e esteja sempre disposto e disponível para responder suas dúvidas e te atender sempre que for necessário. Acredite, isso faz uma diferença enorme e evita muita dor de cabeça.

Quanto melhor for o atendimento desses possíveis fornecedores, mais você deve levá-los em consideração. Busque por aqueles que te passem confiança e afinidade.

2. Frequente eventos e feiras do seu nicho de mercado

Como mencionado, é muito importante que o seu contato com fornecedores não fique apenas pela internet ou pelo celular. Conhecê-los pessoalmente será decisivo para sentir como funciona o atendimento e para observar o tratamento com parceiros e demais clientes.

Dito isso, mantenha-se por dentro de todos os eventos e feiras relacionados ao seu nicho de mercado que acontecem na sua cidade, pois além de conhecer diferentes tipos de fornecedores, esses eventos te ajudam a fazer networking, que também é muito importante para qualquer empresa.

3. Realize análises de preços e formas de pagamento

Outro detalhe muito importante e que você jamais pode deixar de esclarecer com seu fornecedor é a forma de pagamento e os preços cobrados por eles.

Pode parecer algo bobo, mas muitas pessoas realmente esquecem de perguntar mais sobre preços e formas de pagamento, para ter noção mesmo se cabe no orçamento, e acabam não conseguindo verificar qual fornecedor possui o melhor custo benéfico. Por isso a importância de fazer toda uma pesquisa e jamais esquecer de sanar todas as suas dúvidas.

Nunca se esqueça que a qualidade do produto é extremamente importante, mas, selecionar fornecedores com valores absurdos e que não possuem boas formas de pagamento, pode não ser o melhor para o seu negócio.

Dito isso, crie planilhas, realize diversas pesquisas, entre em contato com os fornecedores que você mais gostou, veja mais sobre os seus preços (frete, impostos e taxas de serviço), descontos, promoções e formas de pagamento.

É muito importante que você tenha toda essa noção de preço para incluir todos os gastos na hora de contratar os fornecedores para que, no futuro, você tenha que ficar aumentando o valor dos produtos e tenha possíveis prejuízos

4. Leve em consideração a qualidade dos produtos e a quantidade de fornecimento

Também como mencionado no início do artigo, é de extrema importância que você selecione fornecedores que possuam uma boa capacidade de produção e que possam te atender sem demora, pois isso impede que você fique na mão.

Preze sempre por fornecedores que te transpareçam clareza, profissionalismo, honestidade, responsabilidade e afinidade. Não esqueça de sempre oferecer também essas qualidades aos fornecedores, pois uma boa comunicação é a chave para tudo.

Então, seja sempre claro quanto ao que você precisa e em quanto tempo precisa, isso para que o fornecedor possa negar ou confirmar que possui capacidade de entregar tudo no tempo correto.

Fuja de fornecedores que possuem bons produtos, mas que não conseguem cumprir prazos e demandas, pois isso pode prejudicar a sua marca.

Seguindo essas dicas, com toda certeza você saberá como encontrar um bom fornecedor para a sua empresa e fazer o seu negocio prosperar.

Artigos relacionados:

Deixe seu Comentário