Tipos de negócios

Criação de porcos vale a pena?

Criação de porcos vale a pena?

A carne de porco é imensamente conhecida em quase todos os países. Hoje, devido essa popularidade, os investidores veem essa carne como uma forma de obter dinheiro rápido e, ao meso tempo, aprender sobre a produção de proteína animal. No entanto, será que a criação de porcos vale a pena?

Para muitas pessoas, esse investimento é quase certeza que você irá perder seu tempo e, por diversas vezes, dinheiro. No entanto, temos que pensar que o mercado de suínos ultrapassou diversos séculos sempre em alta demanda, algo raro visto que muitos produtos acabam entrando no esquecimento.

Hoje, caso realmente queira investir, é quase certo que você precisará de um grande número de profissionais especializados na sua equipe. Em especial, por não ser um trabalho tão fácil assim de feito. Para isso, uma equipe é com certeza algo merece muita atenção, visto que eles serão os principais responsáveis pela produção dos porcos.

Criação

Apesar de parecer ser algo simples, a criação de porcos demanda um longo período para que ela possa realmente começar. Inicialmente, esse processo tende a demorar até um ano dependo da escala e equipe envolvida no projeto. No entanto, muitos investidores acabam querendo começar a produção rapidamente, uma grande erro visto que esse mercado não é nada novo no Brasil.

Originalmente, os suínos chegaram ao Brasil em meados de 1500 – época da colonização – com os portugueses. Ao que tudo indica, esses exploradores viam o Brasil como um dos melhores lugares para criar esse animal. Em especial, devido a imensa área que estava a disposição deles.

Nessa época, a criação de porcos ainda era bem pequena, geralmente sendo uma carne consumida somente por pessoas que faziam parte da burguesia. Vale lembrar que, principalmente nesse período, a carne de porco estragava rapidamente, vindo a tornar-se realmente interessante após a criação da geladeira, em 1856.

Atualmente, essa produção de carne toma proporções enormes no território brasileiro. Em muitos locais, essa carne acaba sendo a principal fonte de proteína. Com isso, levando com que a criação tenha uma grande concorrência em questão de mercado.

No caso do produtor independente, a criação muitas vezes demanda de um custo bastante elevado. Por isso, poucas pessoas entram na criação de carne de porco pensando em obter dinheiro rapidamente, visto que ela necessita de conhecimento sobre diversas áreas para que o investimento retorne corretamente.

Como funciona

A criação de porcos pode funcionar de diversas maneiras. No entanto, a produção irá variar muito dependo da escala e dinheiro que você pretende aplicar nesse projeto. Geralmente, como já é comum em outros países, o meio mais fácil é criação em cativeiro.

Segundo muitos especialistas, essa criação oferece diversas vantagem para quem busca ter controle do dinheiro investido e, consequentemente, dos animais. Mesmo assim, temos que considerar que nem sempre essa será a melhor opção, uma vez que o espaço aberto permite que eles não precisem de uma grande estrutura. Desse modo, abaixando o investimento inicial, especialmente caso você já tenha o terreno.

Para essas situações, é interessante investir em outras partes do processo, como a  reprodução. Atualmente essa fase acaba sendo decisória para a criação de porcos a longo prazo. Segundo diversos especialistas, a mistura entre raças de suínos é uma das práticas mais utilizadas por produtores. No entanto, é sempre bom ficar atento se a mistura de porcas realmente será interessante dentro da sua criação.

Para avaliar esse processo, recomendados sempre ter um profissional específico que cuide dessa parte. Geralmente, essa função acaba ficando o zootecnologo, uma das áreas que mais está presente na criação de animais.

Criação de porcos vale a pena?

Mercado

O mercado de criação de porcos está, principalmente nos últimos anos, bem instável em questão de valor. Para exemplificar, o preço de um por está valendo 8,20 reais por quilo. Quando comparado a outras proteínas animais esse valor é bem baixo, muitas vezes até não vale a pena devido alto o investimento inicial.

Atualmente esse mercado não apresenta resultados de crescimento no Brasil, embora muitas pessoas ainda sejam compradoras fies dessa carne. Todavia, geralmente as grandes empresas acabam tomando conta do comércio com suas próprias criações, sempre tendo uma equipe especializada para garantir a qualidade.

Apesar desse ser um ponto negativo caso você queira ser um produtor independente, milhares de pessoas não apresentam tanta confiança nessas enormes empresas. Em especial, nos últimos anos, onde essas carnes acabam sendo alvo da vigilância sanitária que, por diversas vezes, encontra uma situação irregular do produto.

Por esse motivo, as compras de carne vinda de produtores independentes tendem a aumentar nos próximos anos. Contudo, não é possível afirmar que esse aumento será tão relevante assim, visto que a criação de porcos requer um grande investimento em funcionários especializados.

É importante ressaltar que os profissionais dessa área não são difíceis de serem encontrados. No entanto, nem sempre eles apresentam interesse ou alguma capacitação para trabalhar diretamente com porcos. Assim, sendo necessário uma pesquisa mais centrada nesse aspecto até mesmo antes de iniciar a criação de suínos.

Vale a pena?

Bem, isso irá depender do que você está procurando com a criação de porcos. Caso você queira investir pouco e não tenha tando conhecimento da área, a criação de porcos não vale a pena. Em especial, visto que esse mercado já está muito bem estruturado e tem uma grande barreira de entrada para novos investidores.

Por outro lado, se você tiver uma ou mais possíveis clientes fixos, essa questão pode ficar mais interessante. Quando se tem uma ligação estabelecida com o mercado, você recebe muitas dicas de como evoluir. Desse modo, ganhando até uma avaliação dos pontos positivos e negativos da sua produção.

Já no caso de investidores mais experientes no ramo alimentício, barreira de entrada com certeza não será um problema. Assim, sendo uma das situações onde vale a pena investir na criação de porcos. Todavia, é recomendado que você já comesse com pelo menos uma criação em média escala.

Para isso, contratar profissionais sempre é um excelente começo. Em especial, caso você já tenha conhecimento de cada função que será necessária para iniciar uma produção saudável e duradoura. Portanto, a criação de porcos vale a pena nessa situação.

Deixe seu Comentário