Franquias

Franquias de cosméticos: como abrir a sua?

Franquias de cosméticos

Em meio às várias opções para um empreendedor investir no comércio, a escolha por franquias de cosméticos anda sendo uma das principais. Inegavelmente, esse setor atrai empresários por uma série de motivos.

Entre elas, podemos citar sua alta rentabilidade e a oportunidade de suprir um consumidor cada vez mais preocupado com saúde, estética e bem-estar pessoal. No entanto, o setor vai de vento em popa porque lojas de cosméticos ainda apresentam amplo mix de produtos, variedade de fornecedores e margem de lucro convidativa.

Com a finalidade de ajudar a você a montar sua própria loja e fazer parte da rede franquias de cosméticos de sucesso, nosso artigo tem informações essenciais. Tudo para que seu empreendimento comece com o pé direito e mantenha o crescimento que você espera.

Qual a rentabilidade das franquias de cosméticos?

Assim como ocorre em todo tipo de negócio, é impossível achar uma fórmula segura para que você possa ganhar dinheiro de forma fácil. Certamente, a grande receita para ter a sonhada rentabilidade nessas lojas é uma só: ser um empreendedor com disciplina, foco e muita força de trabalho.

Nos dias de hoje, são inúmeras empresas e marcas de cosméticos presentes no mercado atuam num modelo de negócio chamado marketing multinível. Contudo, apesar da presença de marcas idôneas nesse meio, é preciso tomar cuidado com promessas de lucro fácil e vida mansa a curto prazo.

Em linhas gerais, investir em franquias de cosméticos é uma das formas mais seguras para você fazer sucesso trabalhando por conta própria e longe de especuladores. Afinal, com a facilidade de acesso à informação e a tecnologia moderna atual, você tem tudo para se tornar um empresário satisfeito com sua loja de cosméticos.

Marcas relevantes entre as franquias de cosméticos

Ante de tudo, ao investir em franquias de cosméticos é preciso analisar quais os benefícios e valores que cada rede do segmento oferece. Até porque, por ser um ramo que sempre está a todo vapor no Brasil, investir em franchising é uma questão de oportunidade de negócio.

Sendo assim, é preciso aproveitar a melhor e mais adequada oportunidade para você. Para isso, confira abaixo algumas redes de franquias de cosméticos que estão em alta e são negócios que podem gerar retorno rápido:

  • Mahogany;
  • Hinode;
  • Ares Perfumes;
  • L’Occitane Au Brésil;
  • Água de Cheiro;
  • Beautyline;
  • Dermage;
  • Maybelline New York;
  • Acqua Aroma;
  • The Body Shop;
  • Adcos;
  • O Boticário;
  • YES! Cosmetics;
  • Contém 1g.

Franquias de cosméticos

Como abrir franquias de cosméticos

Como primeiro passo, antes de você abrir sua própria loja de cosméticos, saiba que é vital a realização de muito planejamento e pesquisa. Aliás, existem várias empresas de consultoria e órgãos legais e específicos para cada setor.

Com isso, você já garante um norte para começar a planejar seu investimento em franquias de cosméticos. Em linhas gerais, coloque no papel todo o planejamento para sua loja, estipulando as metas de inicialização e colocando cada ideia para funcionar.

Ao certo, essa organização de ideias é fundamental para que sua loja de cosméticos obtenha sucesso dentro do prazo esperado. Isso porque existem empreendedores em potencial, mas que apesar das boas ideias não as põem na prática.

O investimento para montar uma loja de cosméticos

Em síntese, um investimento inicial para você ter sua unidade entre as franquias de cosméticos gira entre 25 mil e 100 mil reais. Claro que, nos casos onde a instalação da loja for em shopping center, esse valor pode sair mais alto.

Além do mais, ainda é preciso avaliar a quantidade de produtos em estoque, o tamanho do ponto, o layout da loja e investimentos em fachada. Afinal, esses fatores essenciais a qualquer loja incidem diretamente qualquer orçamento de abertura de loja comercial. Portanto, faça um balanço do valor a ser investido e gerencie cada área do seu projeto.

As franquias de cosméticos e a escolha do ponto comercial

Outro passo importante é a localização comercial da sua loja de cosméticos. Para isso, dê preferência a locais onde a presença de carros e pedestres seja alta. Sem falar que seu ponto precisa ter amplo e fácil acesso para clientes e de estacionamento para veículos.

Em contrapartida, se seu ponto não apresentar essa facilidade, procure todos os estacionamentos próximos ao local para fechar convênios. Até porque essa ação ainda pode ajudar na prospecção de mais clientes, elevando o fluxo de potenciais clientes.

Com certeza, até mesmo dentro das lojas de franquias de cosméticos, parte importante das vendas de uma loja vem justamente do consumo por impulso. Sendo assim, procure sempre novas alternativas para aumentar o trânsito de pessoas na fachada do seu comércio.

Defina muito bem qual é seu público-alvo

Embora as grandes redes de franquias de cosméticos tentem evitar esse estigma, as mulheres ainda são os melhores consumidores em relação ao segmento de beleza e estética, como as esmalterias. No entanto, fique de olho também no público masculino, já que os homens estão cada vez mais presentes em comércios como centros de depilação e dermatologia.

Enfim, procure analisar bem e entender qual é o seu mais rentável consumidor, investindo num mix adequado de produtos sem ignorar o segmento masculino. Até porque, nos dias de hoje, a preocupação com o bem-estar está em alta e isso alimenta o mercado da saúde e da estética.

Montando o estoque inicial da sua loja

Em linhas gerais, toda loja de cosméticos que mais vende tende a oferecer produtos mais acessíveis e que acabam gerando alta procura e rotatividade. No entanto, hoje em dia, as grandes marcas e demais fabricantes de produtos de cosméticos podem apresentar uma ampla variedade de produtos.

Com isso, procure sempre estar bem informado sobre quais são novidades que podem fazer sucesso na sua loja. Além do mais, quanto maior a diversidade dos seus estoques maiores serão as chances de você conquistar um público mais diversificado, aumentando até seu faturamento.

Contudo, lembre-se de que esse fator tem relação direta com o espaço do seu ponto comercial. De início, após a abertura da sua loja entre as franquias de cosméticos, tente apresentar uma ampla variedade de mercadorias. Assim, a partir da análise dos hábitos de consumo local você terá parâmetros para ir aumentando a venda dos produtos mais procurados.

Deixe seu Comentário