Empreendedorismo

Qualquer pessoa pode empreender? Quais as melhores dicas?

Qualquer pessoa pode empreender?

Nessa era onde tantas pessoas tentam fazer negócios, certamente você já se perguntou se poderia empreender. Nunca houveram tantos milionários, empreendedores jovens e até mesmo na terceira idade. Você sabia que qualquer pessoa pode empreender?

São inúmeros cases de sucesso em toda parte do mundo, desde crianças que criaram negócios até idosos que conseguiram muito sucesso posteriormente. Portanto nada de se colocar como uma exceção, afinal de contas, você também pode.

Como qualquer pessoa pode empreender?

Tantas ferramentas digitais, recursos para serem utilizados, contato, cultura e muito mais, acabam tornando o mundo um local cheio de possibilidades. É claro que não é tão simples, porque é necessário adquirir, organizar e aplicar bem seus recursos e habilidades.

A internet permitiu uma possibilidade muito rica de novos negócios puramente digitais, de modo que é possível empreender com uma empresa totalmente virtual e sem muito investimento. Também existe a possibilidade de ter um alcance considerável de divulgação gastando muito pouco.

Mesmo negócios que sejam físicos, embora custem mais, podem ser feitos de maneira relativamente fácil, pois existem muitas possibilidades para ajudar nesse processo. Por exemplo, existe uma possibilidade do governo substituir e diminuir diversas taxas e impostos, além de facilitar a burocracia, o que significaria mais facilidade ainda para novos empreendedores.

No ramo digital, qualquer pessoa pode empreender?

Existem aqueles que pensam que para trabalhar no meio digital é preciso entender tudo sobre, mas saiba que não é, nem de longe, verdade. Sabia que existem pessoas que se tornaram bilionárias sem nem ter ido para a escola? Só no Brasil, temos o caso do Tramontina, mas também existe o Cheng Liang que criou um negócio de tintas.

Apesar da falta de escolaridade, souberam administrar bem os negócios, lidar com oportunidades e fizeram uma grande fortuna.

De forma alguma estou dizendo que não compensa estudar sobre os macetes da sua área, mas saiba que vai além disso. Até porque nada impede que você contrate um profissional para lidar com uma área com a qual você não tem experiência.

Nessas empresas gigantescas, dificilmente os donos sabem executar todas as funções, sabia? Por isso existem pessoas para lidar com todos os processos.

Quanto mais você souber sobre as ferramentas digitais, processos e etc, melhor, mas não sinta incapaz e nem deixa  desmotivação tomar conta, porque ainda existem muitas possibilidades.

Dito isto, saiba que o meio digital cada vez cria novas tendências e precisará sempre de pessoas. Quantos aplicativos, sites, jogos e muito mais não são criados todos os dias? Não se engane ao pensar que não estão dando certo, pois estão. Claro que nem todos alcançam uma escala global e gigantesca como o Google, mas isso não significa que não estejam prosperando e muito. Existem muitas empresas dando muito certo em todos os lugares e a sua pode estar entre elas.

O negócio físico vale mais a pena?

Dependendo da sua área, o empreendimento exige uma área física, como vendas de produtos, mas nada impede que a empresa também não exista no ambiente virtual. Você consegue mensurar algum negócio que não possa se expandir para a internet? Não? Mas, simplesmente porque não existe.

Não importa a sua área, você pode agir na internet, dispondo de marketing, assessorias e outras empresas da área. Inclusive, talvez, você possa criar uma delas, não é?

O negócio em espaço físico só vale mais a pena se você não tiver outra alternativa baseado no seu tipo de serviço ou produto, pois o ambiente virtual é bem mais fácil tanto para o dono quanto para funcionários. Trabalhar de sua casa, assim como permitir que funcionários façam isso é algo muito satisfatório para muitas pessoas.

Da mesma forma, optar por não expandir seu negócio para a internet, nem que seja apenas para avaliações ou algo do tipo é insatisfatório. Torna seu empreendimento mais difícil de se encontrar, além de parecer mais arcaico e não passa muita confiança.

Preciso de tempo para empreender?

É verdade que existem pessoas que criam negócios do nada e dá muito certo, como jovens empreendedores se tornando milionários, mas isso não envolve a maioria. De modo geral, os empreendedores são pessoas de mais idade, com experiência de mercado e com dinheiro para investir.

Também existem aqueles na terceira idade, então nada de achar que é tarde demais ou que não é tempo para você. Existem cases de pessoas que conseguiram muito sucesso após os 70 anos e aproveitaram muito bem a fortuna, vivendo bem.

Nem todas as pessoas nascem com o talento para lidar com finanças e o faro, mas todas podem desenvolver. Cabe a você decidir, de acordo com o que deseja trabalhar, o tempo e o investimento necessário. Seja um negócio local e menor ou algo que queira expandir, existe espaço no mercado e necessidade.

Sem dinheiro qualquer pessoa pode empreender?

Realmente esse não é o caso da maioria dos empreendedores, mas existem, sim, aqueles que prestaram serviços sem dinheiro para investir. Sem contar que muitos negócios podem ser formados com pouquíssimo investimento, como 10 mil reais e, mesmo que você não acredite, investimentos de 1000 reais.

Claro que você precisa ter a inteligência para fazer o dinheiro valer, um certo tato e feeling. Porém saiba que todos os grandes já erraram e já tiveram prejuízos, então não se desanime se não conseguir lidar bem com tudo logo de cara, ou mesmo se conseguir e algo não der certo ao longo do caminho.

O empreendimento é basicamente uma habilidade que depende de diversas outras habilidades para ser desenvolvida. Não sabe lidar com finanças? Um contador pode fazer isso. Não sabe lidar com marketing e publicidade? Existem muitos profissionais no mercado. Mão-de-obra para suprir as áreas em que você não tem domínio não faltam.

Acredita que qualquer pessoa pode empreender?

Vai me dizer que você ainda não acredita que qualquer pessoa pode empreender? Talvez não com um negócio gigantesco e de escala global, mas, sim, você pode empreender e existem chances de dar certo. Muitas facilidades surgiram com o meio digital e qualquer um pode aproveitar, independentemente da idade ou da área em questão.

Deixe seu Comentário