Ideias de Negócios

Vale a pena abrir uma livraria? Quais os prós e contras?

Vale a pena abrir uma livraria?

Se você é um amante de livros com certeza ama estar em uma livraria, porém, já pensou em ter uma própria? Dessa forma, você proporcionaria essa grande experiência para outras pessoas. Com essa ideia surge uma grande pergunta: vale a pena abrir uma livraria?

Provavelmente você está perguntando isso para si mesmo, afinal o Brasil é um país onde não se lê muitos livros, se compararmos o tamanho e a população. Vou responder essa pergunta e muitas outras no decorrer do texto. Vamos lá?

O Brasil é um país que lê muitos livros?

Se formos comparar o tamanho do Brasil com a população e associarmos com o número de leitores, vemos que o Brasil não é um país que lê muito. Mas, de forma alguma, isso significa que não existam muitos leitores por aí. Apenas não são uma porcentagem muito alta se comparada com o todo.

Apesar disso, a boa notícia é que o número de leitores não para de crescer, desde os mais jovens, até pessoas que adquirem o interesse na leitura posteriormente.

Ao ser comparados com países como a Índia, o Brasil lê bem menos e isso não é um hábito diário no cotidiano de muitas pessoas. Mas o contexto social e cultural de um país também deve ser levado em consideração, pois a Índia é um país que cultiva conhecimentos religiosos e bem específicos.

A tendência tende a melhorar?

Sim, pois o número de leitores não para de aumentar. A internet torna as pessoas mais informadas, sendo que na verdade, as pessoas nunca leram tanto. A diferença é que agora leem conteúdos em sites, páginas sociais, blogs, portais, etc.

Quanto mais informadas, mais informação buscam, de modo que a leitura se faz cada vez mais presente no dia-a-dia do brasileiro.

A busca por assuntos como autoajuda, empreendedorismo, conhecer novas áreas, funções, curiosidades e até mesmo o lazer são fatores que impulsionam a leitura. Hoje em dia é comum que todos busquem se aprimorar em diversos aspectos diferentes.

E os livros digitais? Atrapalham o processo?

Muito pelo contrário! Basta entrar nos sites de qualquer livraria e verá que praticamente todas elas vendem livros digitais. É apenas uma opção a mais que pode satisfazer inúmeros clientes. Sem contar que são bem mais baratos de se manter.

O meio digital afetou bastante a produção impressa, mas não afetou a produção de livros em si. Eles continuam sendo vendidos aos montes em todo o mundo, sejam físicos ou virtuais. Um único adendo é que a livrar vai precisar tomar cuidado para não haver nenhum tipo de pirataria, pois simplesmente entregar um livro em pdf torna tudo muito fácil de se piratear.

Existe uma quantidade muito alta de livros gratuitos disponíveis na internet. É realmente muito bom para o leitor que não quer pagar, mas péssimo para a livraria que precisa lucrar.

Então, no Brasil vale a pena abrir uma livraria?

A verdade é que essa é uma pergunta muito aberta para se responder com sim ou não e vai depender de você. Mas claro que posso expor alguns pontos importantes para que você tome essa decisão.

Primeiramente, saiba que você não precisa necessariamente abrir a empresa em um local físico, economizando muito dinheiro e investimento. Já pensou em abrir uma livraria totalmente virtual? Poderia administrá-la do conforto de sua casa.

Outro fator é que poderia vender livros físicos, mas mesmo assim não ter um local que não sua casa. Pelo menos no começo, caso não tenha uma quantidade exorbitante de livros.

Saiba que se for abrir um negócio totalmente digital, terá que bater de frente com muitas bibliotecas virtuais que disponibilizam livros gratuitamente. Ou seja, terá que oferecer qualidade, autenticidade e um preço camarada para que as pessoas comprem seus livros.

Aproveitando a situação, se lembre que a melhor maneira de atrair público, caso tenha um local físico, é por meio de eventos e convidando autores para autografar livros. Talvez você não consiga isso com autores grandes no início, mas com certeza autores novos estarão disposto a te ajudar, de modo que os dois saiam ganhando.

Se optou pelo meio digital, terá que divulgar em redes sociais, criar um site bem estruturado, blogs e expor seus preços. Ao conseguir criar uma proposta interessante com certeza atrairá clientes.

E se comparar com um sebo? Vale a pena abrir uma livraria?

Sebos são lojas de livros usados e nada impede que você faça um sebo e livraria, caso seja sua vontade. Nesse caso, as chances de você vender livros e conseguir um lucro aumenta substancialmente, mas a margem seria menor nos livros usados.

Se você deseja expandir o negócio o sebo é uma boa ideia, inclusive pode ser uma proposta inicial, já que é mais barato adquirir esses livros e, ao vendê-los por um preço menor, terá a tendência a ter mais clientes.

Não pense que não existem interessados

Existem muitas pessoas loucas por livros nesse mundo e, acredite, elas não podem ver uma livraria sem entrar. Você não acreditaria na quantidade de pessoas que não procuram um livro específico e levaram algum só pela capa ou título.

Se você gosta de livros sabe que isso acontece e nada impede que aconteça justamente na sua livraria, não é mesmo? Existem muitas pessoas interessadas e dispostas à comprar. Você só precisa selecionar os livros ideais e um bom local.

Faça um bom serviço

Alguma pessoa perguntou sobre um livro, mas infelizmente ele não estava na livraria. O que você faz? Só lamenta ou consegue algum contato, encomenda o livro e tenta vender para ela? Muitas livrarias fazem isso, então não perca seus potenciais clientes.

Muitas livrarias oferecem serviços e outros produtos além de livros, então calcule o que é rentável e está dentro do seu orçamento para agregar no seu projeto.

Mas no final das contas vale a pena abrir uma livraria?

Se você ainda está se perguntando “vale a pena abrir uma livraria?” e possui a renda suficiente para investir e um projeto interessante para si, seja virtual ou físico, com uma boa localidade, espaço para estoque e sabe como lidar com eventuais empecilhos, pode ser algo positivo para você. Caso contrário, saiba que existem muitos bons negócios.

Deixe seu Comentário