Empreendedorismo Dicas Ideias de Negócios

Como empreender na enfermagem: 5 ideias para te inspirar

enfermagem

Foi-se o tempo em que enfermeiros tinham como única opção de trabalho a atuação em hospitais, clínicas ou centros de saúde. Na verdade, hoje, a área que mais cresce no ramo de cuidados com a saúde é a área onde há empreendedorismo dentro da enfermagem. Ou seja, atualmente existem uma gama de oportunidades para profissionais desse ramo, principalmente para aqueles que desejam abrir o seu próprio negócio.

Então, pensando nisso, resolvemos listar abaixo algumas dicas para quem deseja empreender dentro da enfermagem e, dessa forma, conquistar o seu próprio negócio, aumentar sua renda e até mesmo ser o seu próprio chefe. Confira!

Ideias para empreender dentro da enfermagem

1. Realizar cuidados com idosos (ramo que mais cresce)

Nesse caso, você pode disponibilizar o seu trabalho aos seus clientes deixando claro as especificações, que, nesse caso, trata-se de cuidados com pessoas da terceira idade.

Essa área do ramo da enfermagem é indicada para quem possui especialização em atendimento geriátrico e para quem está disposto a cuidar por muitas horas no dia de pessoas idosas. Ou seja, trata-se de uma área em que todo um cuidado deve ser tomado, pois o enfermeiro será o responsável por limpar, por banhar o idoso, por realizar medicações passadas pelo médico.

2. Daily Care ou Home Care

Nessas duas situações, o profissional da enfermagem deve se deslocar até a casa, evento ou o local onde esteja o paciente para poder atendê-lo.

Esse tipo de serviço inclui diversas práticas e pode ser direcionado a pessoas de todas as idades.

De qualquer forma, saiba que nesse tipo de trabalho o enfermeiro pode ser chamado para realizar uma série de atividades, como, por exemplo, cuidar de ferimentos, aplicar injeções, realizar a aferição de pressão, orientar a cliente no momento da amamentação ou no pós-operatório, para primeiros socorros, para realizar banho em pessoas idosas, adoentadas ou para dar o primeiro banho em recém-nascido, etc.

3. Atendimento corporativo

O profissional da enfermagem também podem encontrar no ramo corporativo uma ótima oportunidade de negócios. Isso porque além de atuar dentro de empresas, esse profissional da saúde também pode atuar como desenvolvedor de projetos e pode também oferecer seus conhecimentos para o desenvolvimento de segurança do trabalho, pois as empresas corporativas estão se preocupando cada vez mais em disseminar entre seus trabalhadores, um maior conhecimento em primeiros socorros, análises ergonômicas, etc.

4. Child Care

Essa área que já é extremamente comum no exterior, está cada vez mais presente aqui também no Brasil. Trata-se de cuidar de crianças, mas, obviamente, oferecendo conhecimentos da área da saúde (conhecimentos da enfermagem) que podem ser muito pertinente para os pequenos, principalmente, mas não somente, no caso de crianças mais delicadas e com a saúde mais fragilizada.

Esse tipo de serviço tem se tornado cada vez mais popular porque muitas famílias não querem “largar” os filhos o dia todo nas escolas, em creches ou em berçários, mas preferem confiar a vida de seus filhos nos braços de pessoas capacitadas e que possuam conhecimento para realizar socorros em momentos urgentes.

5. Oferecendo serviços de consultor ou perito

Um enfermeiro pode abrir o seu próprio negócio visando instruir e treinar outros enfermeiros e profissionais quanto aos serviços de enfermagem. Contudo, nesse caso é necessário que o enfermeiro possua total conhecimento na área que compartilhará, é necessário que esse profissional possua capacidade de tomar decisão e falar de uma forma clara e objetiva.

6. Desenvolvendo projetos educacionais na área de saúde

Assim como na área corporativa, a enfermagem também pode prestar serviços a empresas auxiliando no desenvolvimento de projetos destinados área de saúde dos colaboradores realizando palestras sobre higiene, cuidados com a mente, com o corpo, no caso de contaminação de certas doenças, na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, etc.

7. Abrindo consultórios e clínicas de enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem regulamentou a abertura de clínicas e consultórios de enfermagem desde 2018. Logo, uma excelente forma de empreender e ganhar mais dinheiro é abrindo o seu próprio consultório ou clínica de enfermagem. Saiba a diferença de ambos de acordo com o regulamento anexo à Resolução 568/2018 do Cofen:

  1. Clínica de Enfermagem – estabelecimento constituído por consultórios e ambientes destinados ao atendimento de enfermagem individual, coletivo e/ou domiciliar.
  2. Consultório de Enfermagem – área física onde se realiza a consulta de enfermagem e outras atividades privativas do enfermeiro, para atendimento exclusivo dos próprios pacientes.

Artigos relacionados:

Deixe seu Comentário