Empreendedorismo

Quero montar meu primeiro negócio: veja quais cuidados tomar

Quero montar meu primeiro negócio

Nos últimos anos, “montar meu primeiro negócio” tem sido um pensamento ativo na cabeça de muitos brasileiros. Entretanto, existe uma série de itens e riscos que precisam ser conhecidos antes mesmo de iniciar essa nova jornada.

Para acabar com as suas dúvidas, preparamos este post que destaca todos esses pontos a serem considerados e, assim, solucionar a questão: o que realmente preciso saber antes de montar meu próprio negócio?

Você também vai gostar de ler:

Como evitar riscos ao montar meu primeiro negócio?

A ação de empreender exige muito mais do que ter um perfil voltado aos negócios.

Claro que quem possui esse tipo de personalidade encontra mais facilidade, ainda mais quando essa etapa está se iniciando. Entretanto, é importante lembrar que, como empreendedor, você precisa estar muito bem informado e não deve ter medo de tomar determinadas decisões.

Com isso em mente, as dicas a seguir poderão te ajudar na hora de abrir sua empresa.

Conheça o seu mercado de atuação

A primeira coisa a se fazer é ter total conhecimento da área que o seu negócio fará parte. Assim, encomende ou realize um estudo completo de mercado. Com ele, você conseguirá ter noção da demanda de produtos a ser comercializada e quem é o verdadeiro público dela.

Acompanhe os seus concorrentes

Neste estudo de mercado, a concorrência merece ter um capítulo de destaque. Nele, levante os pontos fortes e fracos de cada um, a fim de descobrir oportunidades de negócios. Além disso, o serviço prestado pelos seus concorrentes poderá oferecer uma base de conhecimento para iniciar o seu negócio.

Descubra qual é o seu valor de investimento

Aqui, é muito importante você criar uma planilha com o total de custos que sua empresa deverá ter no começo. Além disso, é de extrema importância ter uma ideia de quanto tempo ela terá para se consolidar e, assim, ter retorno para cobrir todo esse investimento inicial.

Lembre-se de colocar na ponta do lápis custos de burocracia, de produção, de empregados, comunicação e consultorias.

Considere sair do seu emprego

Esta questão é uma das mais recorrentes para quem almeja montar seu primeiro negócio. Mas, você só terá certeza dessa decisão quando tiver todas as contas de sua empresa anotadas. Caso você tenha uma reserva financeira, encare o desafio.

Procure ajuda de especialistas

Obter conhecimento de todas as áreas que compõe uma empresa pode ser muito prejudicial ao seu negócio e a você mesmo. Por isso, não pense apenas nos gastos. Considere buscar ajuda de outros profissionais para acelerar o processo de sua empresa, deixando para você apenas as tarefas que se sente apto a realizar.

Sempre tenha uma visão ampla de seu mercado

Essa dica é válida para qualquer tipo de profissional, logo, procure tempo para se manter atualizado em relação às novidades do seu segmento.

Outra dica é tentar participar de feiras, palestras e realizar cursos. Com uma visão ampla do seu mercado, você conseguirá encontrar soluções de forma mais rápida, além de estar apto a sempre inovar.

Aproveite e leia também:

Quero montar meu primeiro negócio

6 ideias de negócio para você investir

Fizemos uma seleção com 6 ideias de negócio para você conhecer melhor e investir! Confira em seguida.

1. Escola de idiomas online

Em um mundo cada vez mais globalizado, é essencial se tornar fluente em diversos idiomas. Por conta disso, as escolas de idiomas são uma boa ideia de negócio.

Hoje em dia, com a facilidade da internet, muitas pessoas optam por estudar idiomas online. Assim, você investir em uma escola de idiomas ma web, oferecendo aulas e atividades presenciais esporadicamente.

2. Casa Lotérica

Por fornecer serviços bastante variados, uma Casa Lotérica é sempre um bom negócio. Além disso, está sempre cheia, seja para pagar uma conta ou fazer um “joguinho”.

Para poder abrir uma Casa Lotérica, é necessário ter autorização da instituição que você irá representar, por exemplo, a Caixa Econômica Federal.

O investimento nesse tipo de negócio é variável. No entanto, quando bem administrado, pode trazer bons lucros.

3. Posto de gasolina

Aqui estamos falando de um investimento alto. Para ter um posto de gasolina, você precisa se preparar para desembolsar, no mínimo, 500 mil reais. É claro que é um valor alto, mas que compensa.

Além disso, não se trata de um negócio fácil de montar. Você precisará de uma série de autorizações e liberações.

5. Restaurante

Novamente, o investimento é alto e as exigências também, mas o retorno é muito compensatório.

Quando pensamos em uma crise econômica, raramente nos preocupamos com os restaurantes. Ou seja, as pessoas podem deixar de utilizar serviços como internet ou tv a cabo, mas nunca deixarão de se alimentar.

Para abrir um restaurante, você precisará de alvará de funcionamento, liberação da Anvisa, receberá vistorias constantes, enfim, diversos pontos para garantir a integridade do seu negócio e, principalmente, a saúde das pessoas que irão comer ali.

6. Auto escola

Abrir uma auto escola compreende um negócio de risco baixo a moderado. Porém, com bom planejamento, pode render bons frutos. Trata-se de um negócio de constante procura, afinal, as pessoas estão sempre em busca dos serviços fornecidos por uma auto escola.

Como você deve imaginar, para montar esse tipo de negócio, precisará entrar em contato com o Detran e ficar por dentro de toda a legislação básica, bem como preparar uma extensa documentação.

Em termos de investimento, o valor irá variar de acordo com o número de veículos, motos, instrutores e estrutura. Contudo, com cerca de R$ 100.000,00, já é possível ter uma pequena auto escola.

Considerações finais

Esperamos que todas essas dicas possam te ajudar no seu desafio de “montar meu primeiro negócio“. Além disso, vale lembrar que o mais importante para um empreendedor é ter coragem, audácia, confiança em si mesmo e saber aprender com os próprios erros. Com calma e perseverança, o sucesso de sua empresa chegará e, junto a isso, os lucros para você ter a vida profissional que sempre desejou.

Deixe seu Comentário